collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Coleção de motores e cenas  (Lida 7846 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Coleção de motores e cenas
« em: 23 de Maio de 2023, 11:18 »
 ::) Pois é..como cada vez o espaço é menor, hoje tive de ver extamente o que tenho para aqui (resultado de alguns anos a desmontar coisas, maioritariamente impressoras), certamente há quem tenha mais mas acho que já tenho alguns motores, fui guardando isto porque sempre gostei de motores e na esperança de fazer alguma coisa com eles.. mas até agora têm estado na caixa  :P













Com receio de me transformar em acumulador, de vez em quando tenho de rever algumas coisas.. mas depois também não gosto de as deitar fora  :-\

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2023, 12:05 »
Ena tanto motor...
Eu por norma fujo de impressoras e fotocopiadoras , para não acabar com o mesmo problema que tu, se lhes deito a mão acabo a guardar motores, rodas dentadas, fusos, guias e correias.
E impressoras é menos mal, o problema é quando se apanha fotocopiadoras das antigas, as que espreitei (e fugi) tinham uns 3 ou 4 servos GRANDES tão tentadores!


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2023, 03:08 »
Mas estes gajos deixaram de colocar steppers nas impressoras  :'( ... devia ser proibido.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2023, 05:53 »
Ya.. concordo! Hoje em dia com 2 motores DC fazem a festa  :-\

Quando encontro uma impressora antiga fico ainda mais contente

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #4 em: 19 de Junho de 2023, 18:28 »
:'(
Ai Deus dá nozes a quem não tem dentes.. (brincadeira! de certo que tens feito muitas cenas e não farás mais por falta de tempo 8))

As cenas boas que se podiam aproveitar nas coisas que avariam porque alguma eletrónica foi ao ar e com uma assopradela continuávamos a ter segunda vida de muitos componentes mais complexos e ainda funcionais, como os motores e na vez disso as "impressoras" vão para centros de reciclagem que desmontam com a marreta, fazem uma separação básica,  metem tudo nas trituradoras e mandam derreter para começar tudo do zero... E falta saber qual será o real aproveitamento porque deve gerar muito desperdício, pois há coisas que simplesmente nem dá para recuperar desta maneira e também não dá para pagar para fazerem uma desmontagem mais cuidada/demorada e assim haver uma recuperação de componentes para voltarem ao mercado... ou pelo menos ir para muitas escolas/universidades/centros de bricolage para projectos ou experiencias didáticas.

Eu por norma fujo de impressoras e fotocopiadoras , para não acabar com o mesmo problema que tu, se lhes deito a mão acabo a guardar motores, rodas dentadas, fusos, guias e correias.
E impressoras é menos mal, o problema é quando se apanha fotocopiadoras das antigas, as que espreitei (e fugi) tinham uns 3 ou 4 servos GRANDES tão tentadores!

Como é que se "apanham" fotocopiadoras antigas e as impressoras? Vocês assaltam os ecopontos? E eu que ando à procura de guias....dávam-me um jetinho algumas guias :(

almamater: Algum desses motores dc têm redutores embutidos?

Já agora, para que servem aquelas chapas à volta dos motores? São dissipadores ou apenas reforços/blindagem? Porque suportes não parecem ser e normalmente fixam-se os motores pelos topos com parafusos em furos roscados nos topos das carcaças do próprios motores.
« Última modificação: 19 de Junho de 2023, 18:33 por brunus »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2023, 18:52 »

Citar
São dissipadores ou apenas reforços/blindagem?

Tanto quanto sei são blindagens magnéticas. No áudio, em que trabalhei muito, eram blindagens magnéticas.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #6 em: 20 de Junho de 2023, 16:21 »
Como é que se "apanham" fotocopiadoras antigas e as impressoras? Vocês assaltam os ecopontos? E eu que ando à procura de guias....dávam-me um jetinho algumas guias :(

No meu caso, tenho um ecocentro perto de casa, quando vou levar qq coisa mesmo que pequena meto sempre conversa com quem lá trabalha. Com duas de treta e se pedir com jeitinho deixam-me à solta no contentor do lixo elétrico. Ser sempre amigável e explicar que é para fazer umas brincadeiras em casa e não para sacar cobre para vender, que normalmente já têm "clientes" certos.

Mas também já "assaltei ecopontos". No meu trabalho tenho uma zona de lixo eletrónico onde safo cabos (alimentação/rede), transformadores e outros artigos variado. Quando tenho de ir à informática, às vezes pergunto se não tem baterias para o lixo e costumam dar-me as que tiverem para enviar para reciclar. E o MediaMarkt de Gaia tinha um contentor de lixo eletrónico nas escadas de acesso do parque interior à loja, nunca ninguém apareceu a dizer nada, mas já lá não vou há uns anos.

A maior parte das pessoas não se importam, é mais não ter muita vergonha na cara e se alguém perguntar explicares que é para o hobby. Se aparecer alguém a implicar e não deixe, que se lixe, lixo é lixo, é meia volta e nem sequer vale a pena ficar chateado.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2023, 17:49 »
Destes motores não acho que algum tenha redutores (tipo caixa de velocidades) embutido, acho.. mas se calhar pode haver.

Quanto à proteção que alhuns têm não faço ideia, possivelmente para proteger de interferências magnéticas sim (de receber ou causar), mas numa impressora não sei é é esse o propósito da coisa.

Quanto a projectos e coisas, que costumam fazer com estas tralhas? Bem gostava de lhes dar um uso mas não tenho nenhuma ideia de jeito :) mas sim, tenho de começar a usá-los senão a acumulação continua. Por exemplo, ainda este fim de semana, fui levar o lixo à rua e encostado ao ecoponto estava este 'aspirador' barato, a marca acho que é do Aldi ou assim:









Nunca usei nenhum mas é sempre uma oportunidade de o ver por dentro, não sei qual a avaria ainda, apenas o desmontei hoje, a bateria está com 3.7V, tenho de encontrar por aqui um transformador de 19V para ver se a carrego.. mas logicamente não o ia deixar lá no lixo  :P  Ainda são (mais) uns motores.. lol

A nível de centros de recolha de electrodomésticos, tenho aqui bem perto, na Worten, um ponto onde as pessoas vão deixar alguns.. e às vezes passo por lá e tenho de fechar os olhos, desde TVs (antigas ou novas) a PCs entre várias outras coisas.. já tive para lhes perguntar se podia por acaso tirar alguma coisa mas, mais por vergonha, nunca o fiz. Mas tenha a consciência que vai ser tudo destruído à martelada..

Já perdi a conta às TVs que fui apanhando no lixo e arranjando, a maior parte eram apenas LEDs fundidos e trocando-os ficam a funcionar novamente. Uma vez uma era o cabo flat que ligava ao display, mandei vir um da china e pronto, por uns cêntimos fcou a funcionar... o que me choca mais é que podia existir uma reparação mais eficaz destas coisas e não enviá-las apenas para o lixo...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Coleção de motores e cenas
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2023, 18:02 »
Não vejo nenhum mal assaltar os ecopontos, as pessoas têm a ideia de deitar fora o que avariou e comprar um novo, o ambiente só tem a "agradecer" essa atitude.
Além de apoiar a reciclagem, as baterias faço questão de não as deitar no lixo comum.

Nunca usei um ponto electrão (ou lá o que chamam), são mais as vezes que procuro algo de interessante, mas sempre com alguém a olhar de lado, como se fosse um crime.  :-[