collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dremel sem precisão  (Lida 52252 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Dremel sem precisão
« em: 14 de Setembro de 2012, 13:54 »
Bons dias
Tenho uma Dremel 300 à cerca de 2 anos e comprei-a a pensar na furação de PCBs, embora seja útil para muitas outras coisas.
Fiquei desiludido quando dei conta que a broca não rodava devidamente e apresenta uma oscilação critica, consequências, parte facilmente (+-5€ bungard) e os furos não saem bem, ora desbasta a entrada da pad ou fura ao lado.
Após algumas pesquisas sobre esse problema dei conta de um vídeo sobre isso:

O motivo segundo este vídeo seria do suporte não aguentar a oscilação da Dremel, o que é uma grande mentira e esse suporte até tem afinação de folgas, além de não tremer por aí além.

O único motivo da broca oscilar é desta peça (collet de alumínio):


As folgas do Collet são interiores e exteriores, é possível colocar a broca a rodar bem, mas para isso são necessárias várias tentativas de aperto até se acertar e isso é frustrante, a colocação de uma fita de teflon ajuda um pouco...
O diâmetro do drill bit é de 1/8" o que corresponde à descrição do Collet (supostamente)
Cheguei a comprar um Multi Chuck de aperto mas sem sucesso, ainda agravou mais.

Sei que a Dremel não é profissional, mais para bricolage, mas pelo preço devia dar para furar PCBs :(
Terei de mandar fazer um Collet a um torneiro?

Cumprimentos, Paulo

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dremel sem precisão
« Responder #1 em: 14 de Setembro de 2012, 14:00 »
eu meto manga termo-rectráctil e consigo ter as brocas a rodarem mais ou menos centradas... e dpx co furo à mão, o tremer da mao compensa a oscilaçao da broca!..  ;D 8)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dremel sem precisão
« Responder #2 em: 14 de Setembro de 2012, 14:14 »
Mesmo com uma bucha dessas feita num torneiro, tens sempre oscilações do motor, porque aquilo é um rolamento a trabalhar numa casa de plástico, aliás, isso é rolamento ou bronzes?
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #3 em: 14 de Setembro de 2012, 14:27 »
Creio ser de rolamentos, nunca a desmontei:

O mais chato é que consigo colocar drill bit a rodar bem após algumas tentativas, pelo que não acredito ser da caixa e as folgas são notórias.

ps, troquei agora a imagem, era de outra http://www.mtmc.co.uk/Product.aspx?ProductID=42956&strParent=search&PPGR=0
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 14:32 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dremel sem precisão
« Responder #4 em: 14 de Setembro de 2012, 14:35 »
consegues menos oscilaçao nas brocas se a broca estiver o mais curto possivel.. pensava k o sistema do Multi Chuck fosse bom, pk tb ja estive pra comprar uma prá minha dremel, mas se dizes k é pior... :S

o probe das brocas/drill de PCBs, é serem mto compridas, e entao uma pekena oscilaçao é a morte do artista/da broca!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #5 em: 14 de Setembro de 2012, 14:58 »
Sim, se a broca for mais pequena a oscilação também é menor.
Acabei por a desmontar para tirar dúvidas:

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #6 em: 14 de Setembro de 2012, 15:13 »
Uso a dremel para furar e nunca reparei nisso, mas eu uso aquela bucha regulável. Já a coluna da Dremel é uma bela merd@, mesmo apertando bastante bem os parafusos tira folgas até a coluna já não recuar sozinha. É lixo. Só fiquei com ela porque não havia outra.

Essa bucha que estás a usar, não será de uma Einhel ou outra marca de mini-berbequim? Elas parecem todas iguais mas não são, há uma diferençazinha minúscula por exemplo entre as da Dremel e as da Einhel (eu tenho as 2 e já observei isso) que faz com que não assentem bem e a broca não fica bem direita. Também já fiz esse truque que enbrulhar a bucha num pedaço de qualquer coisa, mas o problema base é que as buchas não são iguais de marca para marca.

A dremel tem rolamentos.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #7 em: 14 de Setembro de 2012, 16:09 »
Olá Njay, bem-vindo das férias  ;D

As buchas são de origem, vieram naquela mala com acessórios e a própria Dremel.
Quanto à regulável ainda piorou mais a situação.
Posso colocar a situação à Dremel para ver o que me respondem, tudo bem que não é topo de gama mas quando vejo um motor fraco a fazer melhor, é de pensar 2 vezes...



Esta é uma brincadeira que estou a fazer, o suporte e bucha da broca são dos chineses adaptado a um motor de impressora (chumaçeira de bronze), oscilação 0

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #8 em: 14 de Setembro de 2012, 16:23 »
Então a tua Dremel deve ter um problema. A rosca pode ter sido feita com inclinação.

Tenho um motorzinho desses na minha. O 1º que comprei tinha esse problema de oscilação da ponta da broca, causado exactamente porque a rosca da ponta do berbequim não estava feita a direito. Depois comprei outro e esse ja estava bom.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 16:57 por Njay »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Dremel sem precisão
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2012, 16:23 »
o problema está quase de certeza na prensa, comprei uma para o meu mini berbequim e aquilo oscila por todo o lado, consigo melhor precisão à mão  :P

onde compraste esse mandril para adaptar ao motor? ando a algum tempo à procura de um para o mesmo

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2012, 16:33 »
Obrigado, vou mesmo expor o caso à Dremel, se bem que a garantia deve ter acabado, mas sempre fico com as dúvidas esclarecidas.
O mandril era de uma furadora comprada nos chineses, são daquelas coisas que se compram mesmo só para se aproveitar peças.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 16:35 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2012, 16:59 »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2012, 17:10 »
O Collet/Bucha desse parece ser de latão, aposto que não tem qualquer oscilação  :-\

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Dremel sem precisão
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2012, 17:32 »
os do meu também são em latão, podes comprar isso à parte em qualquer loja que tenha os acessórios

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dremel sem precisão
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2012, 17:46 »
Já experimentei colocar buchas de outro motor mas são de diâmetro maior.
Na entrada da bucha parece ter um corte cónico assim como a peça de aperto por isso não sei até que ponto posso colocar de outra marca.
Depois de ter partido algumas brocas, coloquei um balastro para diminuir a velocidade e força do motor, assim já posso parar mesmo à mão sem problemas e as brocas aguentam-se melhor.