collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciar-me em ARM  (Lida 33537 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #30 em: 29 de Abril de 2015, 00:20 »
Obrigado pelo info Njay ;)
Ás vezes é dificil encontrar pessoal que tenha experimentado esse tipo de cenas.

Olha eu tive de voltar a windows porque tenho de voltar a usar o IAR... Eu uso principalmente o CCS, que é baseado em eclipse porque dá com todas as placas da Texas Instruments e gostei mais porque sim.

O IAR depois de bué tempo finalmente arranjei uma forma de criar projectos sem problemas com as placas ST, e mesmo assim... aquilo é chato para criar projectos novos ou até copiar projectos, tem de se andar a mudar nomes à mão. O eclipse é muito bom nesse aspecto e dá para alterar facilmente as "macros" de paths (pelo menos no CCS). E agora tenho de voltar ao IAR para usar os STM32 e ver se finalmente me meto "pro" com aquilo. (Por isso ya, acho cenas baseadas em eclipse mais fáceis)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #31 em: 29 de Abril de 2015, 00:26 »
Para quem detesta arduino de uma certa maneira, e glorifica código enlatado pronto a comer com 2 clicks  ::)

É a tal coisa, existem "salsichas" enlatadas e depois existe "caviar" enlatado, o problema é
que para os desconhecedores e ignorante no assunto tudo pode parecer igual.

Por outro lado, os que, como eu, andam a comer "caviar" desde 1995 sabem bem que
para abrir uma "lata" no Keil basta UM click ... e não dois, é a chamada "abertura fácil".

Eu até me considero um bom garfo, mas não dispenso uma boa lata de vez em quanto,
volta e não volta abro uma lata de "salsichas", ainda tenho aqui algumas que enlatei em
1994 e ainda hoje estão comestíveis.

Alias, tenho muitas latas de "caviar" e de "salsichas" para a troca, quanto tiveres também
feito "enlatados" de qualquer uma das arquitecturas podemos trocar.

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #32 em: 29 de Abril de 2015, 00:36 »
mas tem que andar com o rato para isso acho um pouco mau demais para um IDE, so' o uso quase por obrigacao...

Não, podes definir teclas também !

Edit->Configuration->Shortchut Keys.

O Keil (e o IAR) sendo ferramentas profissionais podem intimidar no primeiro contacto,
mas sem duvida que são de longe as mais potentes.

 

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #33 em: 29 de Abril de 2015, 14:50 »
StartRider, no Keil e IAR usas o editor do próprio IDE ou um à parte? Nunca dei grande uso a nenhum dos dois, mas o editor de ambos sempre me arrepiou, falta de features que considero básicas ou presença delas mas muito fracas, como autocomplete e navegação fácil no código (ctrl+click nas funções, por ex)

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #34 em: 29 de Abril de 2015, 15:07 »
No IAR e no Eclipse basta fazeres CTRL+Space para sugestões de completação.

Para navegar nos source files tambem há atalhos mas eu costumo fazer right click na função e escolher a opção para ir para chamadas, definições, navegar para header, etc
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #35 em: 29 de Abril de 2015, 15:37 »
StartRider, no Keil e IAR usas o editor do próprio IDE ou um à parte? Nunca dei grande uso a nenhum dos dois, mas o editor de ambos sempre me arrepiou, falta de features que considero básicas ou presença delas mas muito fracas, como autocomplete e navegação fácil no código (ctrl+click nas funções, por ex)

Boas,

Estou a usar o IDE µVision V5.14.0.0 e o ARMCC (compilador da ARM) V5.05

Sim, tem autocomplete de qualquer identificador (classe, func, var, membro, etc) assim com
dos parâmetros no caso de ser uma func ou membro de uma classe. Pode ser pelas teclas
CTRL+Space ou por timer (popup com passagem do rato).

Tem "GotoFunc" por rato, opção de menu ou por teclas ... está lá tudo.

Mas a grande diferença está no resto, nas potencialidades do compilador em si e na forma
como este gera código e optimizações, na forma como o IDE gere as coisas mais triviais e
que acabam por ser problemáticas com outras toolchains (initcode, setup dos clocks, gestão
do stack e heap, etc, etc) e nas facilidades fornecidas pelas packages especificas para cada 
MCU.

Sou do tempo do Edlin (para quem não conhece o Edlin era um editor de linhas que vinha
com o MS-DOS) ... e dou mais valor ao que realmente me importa, como a qualidade do
compilador e demais libs, do que ao facto de ter um editor todo cheio de "features".
Neste campo, e basta fazerem uma procura na net das comparações entre o ARMCC e o GCC
e vão perceber que quando se trata de uma utilização profissional o Keil bate qualquer um.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #36 em: 29 de Abril de 2015, 16:01 »
Tens autocomplete para funções mas sem a indicação dos argumentos, certo?

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #37 em: 29 de Abril de 2015, 17:09 »
Tens autocomplete para funções mas sem a indicação dos argumentos, certo?

Boas,

Tens as duas coisas, aqui ficam uns printscreen de exemplo:

Autocomplete de uma função (aparece uma lista de funções com a mascara do que
já escreveste, neste caso todas as funções que começam por "LED_S*"), podes
continuar a escrever ou seleccionar a função da lista:


Autocomplete dos parâmetros para uma função:



Isto é também valido para todos os outros identificadores, sejam classes, membros, vars
estruturas/unions/classes ou membros destas, etc.

Abraços
PA



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #38 em: 29 de Abril de 2015, 18:53 »
O Attolic usei-o faz anos, provavelmente uns 5 anos, com um LPCExpresso do EmbeddedArtists ou lá como os gajos se chamam actualmente, estupidamente limitado para Eclipse+arm-gcc+stdLib sem qualquer add-on, usei Yagarto, andei a compilar toolchains em alguns sabores de linux, openOCD/Versaloon, isto como digo á alguns anos atrás, não fiz nenhum avião com nenhuma dessas toolchains, andava a testar águas e a testar o que era mais versátil, e digo já que não pesco nada de make/cmake, tecnicamente tenho umas guerras por resolver com o cmake e o FindOpenCV.cmake, uns atrofios no tempo do opencv2.1/2.2.

Sei usar minimamente bem vi(m)/gvim no lado do Windows, mas não aprecio linux no geral, enquanto não souber usar menos processador que o windows e usar menos bateria no portatil não o uso tanto quanto isso.

Desliguei de ARM's durante 2 anos, porque o mundo não é preto e branco e existem muitos processadores interessantes.

Actualmente uso Coocox em Windows para perder o tempo com ARM's porque a moda deve ficar por uns aninhos, e são relativamente baratos para o que trazem.
Mas partilho a opinião do Njay em relação ao mundo PSoC, tendo meia duzia de dev-boards com vários sabores de PSoC's, e repetindo o que já disse, não sou pessoa que gosta de andar á martelada para montar uma toolchain, sim, é algo bom de se saber, mas meh, não aprecio software assim tanto..

Apesar de tudo, seja caviar, salsichas, azeitonas ou uma alheira, continua a ser enlatado, e se usas um IDE pago, espera-se que a qualidade esteja lá, ou não?
Acho piada a estes atrofios que vou tendo contigo, dá-me ideia de levares a coisa muito a sério.

E sim, sou burro que nem uma porta, mas sou feliz assim.
Avr fanboy

Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #39 em: 30 de Abril de 2015, 11:32 »
Não me estou a entender muito bem com a instalação disto.

No CooCox depois de instalar saquei o GNU Tools for ARM Embedded Processors daqui https://launchpad.net/gcc-arm-embedded/+download e não consegui adicionar no Toolchain path. dá erro porque diz que o ficheiro não existe

Para o eclipse instalei o java runtime environment e depois o Eclipse IDE for C/C++ Developers. que plugins tenho que instalar? não sei como adicionar o compilador

Obrigado pela ajuda prestada até agora

Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #40 em: 06 de Maio de 2015, 17:56 »
Boas,
já consegui com o CooCox fazer umas brincadeiras com os leds da board.
alguém utiliza o Coocox e consegue fazer login no IDE?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #41 em: 11 de Maio de 2015, 19:09 »
mas não aprecio linux no geral, enquanto não souber usar menos processador que o windows e usar menos bateria no portatil não o uso tanto quanto isso.

_OFF TOPIC_

Senso, faz backups e começa a preparar ai uma formatação! :D

"Linux 4.1 Power Consumption Appears To Improve For Intel Users"
"A Red Hat developer mentioned to us at Phoronix that they're seeing "drastically improved battery life" in some cases with the Linux 4.1 kernel to the extent that it's up to 2~4 hours of extra battery life"
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux-41-power&num=1

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #42 em: 11 de Maio de 2015, 19:24 »
Não preciso, tenho sempre espaço reservado para o linux, mas é hilariante ter 4h de bateria(com um i7) em Windows e menos de 2h em linux, é completamente parvo, se o linux começar a fazer park aos cores como o windows, será interessante.  ;D
Avr fanboy

Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #43 em: 14 de Maio de 2015, 15:37 »
boas,
estou a tentar fazer um web server com o stm32f4 discovery + dm-stf4bb. O IDE que estou a utilizar é o Coocox.
quando faço ping para o web server ele encontra o stm32f4 discovery mas quando vou ao browser não conecta com a página. alguém sabe o porquê?
alguém me consegue ajudar?

Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #44 em: 15 de Maio de 2015, 09:30 »
Como podem ver pela imagem em anexo eu faço ping para o ip 192.168.0.10 e tem conexão. Mas quando vou ao browser não tem ligação.
alguém me pode ajudar? alguém já tentou ou fez um web server?