LusoRobótica - Robótica em Português

Electrónica => Electrónica Geral => Tópico iniciado por: flavioreis13 em 09 de Fevereiro de 2012, 00:35

Título: Calcular a queda de tensão de uma resistência.
Enviado por: flavioreis13 em 09 de Fevereiro de 2012, 00:35
Bem o meu problema é o seguinte.

Eu quero saber qual a tensão (volts) que sai "do outro lado" de uma resistência. Vou dar um exemplo:

Tenho uma pilha de 9V e meto uma resistência de (Vermelho, Vermelho, Castanho, Ouro) que é  (segundo este site http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_wrapper/Itemid,98/ (http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_wrapper/Itemid,98/)) de 220 ohms, +/- 5%.

Agora quero saber qual a tensão que sai do outro lado desta resistência.

Gostava de saber qual a conta a fazer e como aplicar ela a outros "exemplos".
Título: Re: Calcular a queda de tensão de uma resistência.
Enviado por: senso em 09 de Fevereiro de 2012, 00:52
Com uma carga de 0A vais ter precisamente a mesma voltagem, apenas limitada em corrente.
Título: Re: Calcular a queda de tensão de uma resistência.
Enviado por: vicardosof em 09 de Fevereiro de 2012, 07:43
Não sei exactamente o que seria tensão do outro lado, mas acredito que estejas a falar sobre a tensão que não fica no resistor.
Para calcular isso, é necessário encontrar a resistência equivalente (uma unica resistência que poderia substituir o circuito inteiro sem alterá-lo) para calcular a corrente. Com a Req, a Lei de Ohm é usada e encontramos a corrente. Se este resistor estiver em série com a fonte, a tensão nele será R * I. O "resto" da tensão será V - R * I.
No seu caso, como o circuito está aberto, não existe tensão em nenhum componente. Assim, o resto será: 9 - 220 * 0 = 9V.


Na prática, se o outro resistor for menor do que 220 ohms, a queda de tensão nele será menor. Se for maior do que 220 ohm, a queda será maior.

Leia meu guia de electricidade básica/electrônica.
Título: Re: Calcular a queda de tensão de uma resistência.
Enviado por: Njay em 09 de Fevereiro de 2012, 14:31
Tens que começar por mudar a forma como pensas sobre isto. A tensão não "circula", logo não faz sentido falar em "tensão que sai do outro lado". Existe sim um circuito, que tem nós (pontos onde se ligam 2 ou + componentes), e cada nó tem uma tensão (ou melhor dizendo, há uma diferença de potencial eléctrico entre esse nó e o nó de referência (GND)). Se tiveres só a resistência ligada a um dos bornes da pilha e mais nada, é como diz o senso, a tensão que medes "do outro lado" da resitência é a mesma da pilha. Mas aqui não faz sentido dizer que é "limitada em corrente". Simplesmente não há corrente, porque não há um caminho para ela entre os 2 pólos da pilha. Outra forma de ver isto é que como não há corrente a circular entre as 2 patas da resistência, não há queda de tensão e portanto a tensão é a mesma em ambos os lados, e como num dos lados está a pilha, no outro a tensão será a mesma da pilha.

Quando houver um caminho para a corrente, por exemplo porque ligas mais qualquer coisa entre a "ponta solta" da resistência e o outro pólo da pilha, aí circula corrente e é como diz o vicardosof. A corrente ao atravessar a resistência causa nela uma queda de tensão, que é proporcional à corrente de acordo com a Lei de Ohm.
Título: Re: Calcular a queda de tensão de uma resistência.
Enviado por: flavioreis13 em 09 de Fevereiro de 2012, 18:42
Pelo que estive a ver, falam todos da lei de ohm... obrigado pelas respostas