collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvidas gerais.  (Lida 41563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Duvidas gerais.
« Responder #15 em: 24 de Agosto de 2013, 12:17 »
O carregador pode carregar as pilhas AA, pilhas AAA e pode carregar pilhas de 9v, o carregador é parecido com este (desculpem mas não consegui por hiperligação), http://www.google.pt/search?q=pilha+9v+recarreg%C3%A1vel&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1218&bih=968&bvm=pv.xjs.s.en_US._-554IbEZc0.O&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=iW0YUpHTJc6h7AatvYDwAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=STRXAbAdR1LoeM%3A%3Bp8NZAie8PIDk_M%3Bhttp%253A%252F%252Fl.rapimg.com%252Fupload_tmp%252F48%252F573%252Fimg_214857348_1362786057_med.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.coisas.com%252FCarregador-de-Pilhas-Recarregaveis-Universal---AA---AAA---9V%252Cname%252C216506769%252Cauction_id%252Cauction_details%3B298%3B300
eu medi a tensão onde se podem por as pilhas de 9v, e deu 7,6v, não sei se o carregador varia a tensão, mas então porque é que não tem uma tensão fixa?
a bateria totalmente carregada nunca medi, mas supostamente as baterias não deviam ter uma tensão igual á que vem escrito nelas?

Se uma pilha de 1.2v estiver a 1.2v esta quase a descarregar.
Tinha la umas de 9.6v que davam quase 11v quando carregadas
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Duvidas gerais.
« Responder #16 em: 24 de Agosto de 2013, 12:48 »
Não, quando a bateria chega aos 7.2V é porque já está quase descarregada.
O carregador pode variar a tensão para a bateria não aquecer muito, mas não me parece que seja o caso.
Quando as células estão carregadas chegam aos 1.4/1.5V, dando um total de 8.5/9V
Qual era a tensão da bateria quando meteste a carregar?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #17 em: 24 de Agosto de 2013, 12:56 »
A forma como se carrega uma bateria (tensão e corrente e respectivas curvas, critérios de paragem, se pára mesmo ou se fica a fazer carga de manutenção, etc) dependem essencialmente do tipo de química e da capacidade da bateria. Se os parâmetros não forem os adequados, e dependendo do tipo de quimica, podem acontecer várias coisas, desde a bateria não carregar até explodir ou incendiar-se.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #18 em: 24 de Agosto de 2013, 13:28 »
Não, quando a bateria chega aos 7.2V é porque já está quase descarregada.
O carregador pode variar a tensão para a bateria não aquecer muito, mas não me parece que seja o caso.
Quando as células estão carregadas chegam aos 1.4/1.5V, dando um total de 8.5/9V
Qual era a tensão da bateria quando meteste a carregar?

eu ainda não a pus a carregar, ainda estou a ver se devo por ou não, mas tive a ver e ela agora  está com 6,36v.
Cumprimentos,
Jaime

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #19 em: 24 de Agosto de 2013, 13:29 »
A forma como se carrega uma bateria (tensão e corrente e respectivas curvas, critérios de paragem, se pára mesmo ou se fica a fazer carga de manutenção, etc) dependem essencialmente do tipo de química e da capacidade da bateria. Se os parâmetros não forem os adequados, e dependendo do tipo de quimica, podem acontecer várias coisas, desde a bateria não carregar até explodir ou incendiar-se.

então na sua opinião não devo ligar a bateria aquele carregador?
Cumprimentos,
Jaime

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #20 em: 24 de Agosto de 2013, 13:37 »
Na minha opinião precisas de saber exactamente o que estás a fazer, mas pelo que dizes nem sequer tens bem a certeza de que tipo de quimica é essa bateria...

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #21 em: 24 de Agosto de 2013, 14:08 »
Pelo que sei são 6 pilhas AAA de 1,2v cada de modo a darem "7,2v" o que devo saber em relação a quimica?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 14:15 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #22 em: 24 de Agosto de 2013, 14:49 »
deves saber qual é exactamente e verificar se o carregador diz que carrega esse tipo.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #23 em: 24 de Agosto de 2013, 14:58 »
o carregador consegue carregar pilhas AAA, que são as mesmas (6) da bateria, a composição química entre uma pilha AAA recarregável normal deve ser igual as pilhas que formam em conjunto a bateria, logo o carregador deve ser apto para carregar aquele tipo de bateria visto que a bateria é feita das mesmas pilhas que em separado, o carregador está apto para as carregar, é apenas o que estou a pensar...
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #24 em: 24 de Agosto de 2013, 15:10 »
Existem carradas de tipos diferentes de baterias, usas o modo de carga errado e podes ter um incendio nas mãos..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #25 em: 24 de Agosto de 2013, 15:58 »
o carregador consegue carregar pilhas AAA, que são as mesmas (6) da bateria, a composição química entre uma pilha AAA recarregável normal deve ser igual as pilhas que formam em conjunto a bateria, logo o carregador deve ser apto para carregar aquele tipo de bateria visto que a bateria é feita das mesmas pilhas que em separado, o carregador está apto para as carregar, é apenas o que estou a pensar...

Estás a pensar erradamente. AAA é só um formato, não te garante nada acerca da quimica da célula.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #26 em: 25 de Agosto de 2013, 18:50 »
ok, obrigado, então alguém sabe se devo experimentar, ou se existe alguma maneira segura de o fazer?
Ah encontrei uma bateria igual:
http://pt.aliexpress.com/item/Hm-ship-model-battery-ni-mh-rechargeable-battery-7-4v-650mah/974550800.html

pode ser que ajude...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 19:02 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Duvidas gerais.
« Responder #27 em: 25 de Agosto de 2013, 19:41 »
Se for igual a essa dá para carregar com um simples transformador, mas digamos que não é o método mais seguro... Tens de estar sempre atento e se possível ir fazendo algumas medições...
O ideal seria com uma fonte onde pudesses ir variando a tensão e onde pudesses limitar a corrente.
Tem em atenção que se a coisa correr mal a bateria pode incendiar...
O melhor é arranjares um carregador próprio para essa bateria.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #28 em: 08 de Setembro de 2013, 21:37 »
Boa noite a todos, venho aqui por mais umas duvidas, estou a pensar fazer um primeiro robot, e ele no máximo dos máximos vai pesar 3kg, andei a ver uns motores que vão ser aplicados para fazer rodar as "lagartas" ou seja dois motores e quando andei a pesquisar, encontrei uns motores a bom preço, tive a ver as informações e o motor tem 2,7kg.cm de torque mas em stall, esse motor vai ser suficiente para mover o robot com "genica" rasoavel?
Cumprimentos,
Jaime

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Duvidas gerais.
« Responder #29 em: 08 de Setembro de 2013, 22:55 »
Boa noite a todos, venho aqui por mais umas duvidas, estou a pensar fazer um primeiro robot, e ele no máximo dos máximos vai pesar 3kg, andei a ver uns motores que vão ser aplicados para fazer rodar as "lagartas" ou seja dois motores e quando andei a pesquisar, encontrei uns motores a bom preço, tive a ver as informações e o motor tem 2,7kg.cm de torque mas em stall, esse motor vai ser suficiente para mover o robot com "genica" rasoavel?

Ai depende se é numa superficie plana ou inclinada.

Primeiro tens de saber o tamanho da roda.
Se tive 3cm de raio, 2,7/3=0,9kg. 0,9/9,8=8,82N
Com 3kg, 8,82/3=2,94m/s*s (segundo quadrado). Esta é a acelaração.
Quanto maior o raio menor a acelaração e maior a velocidade, e vice-versa

Qual é o rpm dos motores?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/