collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável  (Lida 14656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #15 em: 13 de Novembro de 2015, 23:13 »
Obrigado a todos e especialmente a ti dropes pela atenção.

Já descobri o problema. Estava nos transístores S9015 e S9014 (PNP e NPN). Já fiz as soldas finais e ficou a funcionar!   :D :D

Visto que já tenho a fonte "terminada", existe alguma coisa proteção adicional que eu poderia colocar na fonte?
Uns condensadores cerâmicos de baixo valor nos bornes de saída/ligados à massa da caixa metálica são uma boa adição?

EDIT: o LED não é de Power On como tinha referido mas de CC.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 23:16 por samc »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #16 em: 14 de Novembro de 2015, 00:40 »
Porreiro, agora com uns displays e fica à maneira  :)

Já me aconteceu algumas vezes os transistors terem o colector trocado com o emissor, contrariando a ficha técnica.
Na saída tens um condensador de 10uF e um diodo lento (D11 - 1n4001) trocaria-o por um schottky, já tive experiências engraçadas com motores que me ficaram caras à custa de um componente barato.

ps: na minha fonte coloquei o negativo ligado à massa, tem caixa metálica e uma boa terra fica-lhe bem, além de evitar diferenças de tensão continua entre aparelhos.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 00:44 por dropes »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #17 em: 14 de Novembro de 2015, 01:00 »
Boa sugestão dropes, vou substituir então o 1N4004 por um SB5100
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Diodes-Incorporated/SB5100-T/?qs=JV7lzlMm3yJJLvhocG3fDg%3d%3d

A caixa que vou utilizar é de uma fonte ATX antiga para aproveitar a ventoinha. A ventoinha e os displays são alimentados independentemente através de um transformador de 12V (de um antigo router).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #18 em: 15 de Novembro de 2015, 20:47 »
Lembrei-me à pouco, já que vais comprar um diodo para a saída aproveita e troca o potenciómetro regulador de tensão por um multivoltas com os respetivos botões.
Devido à tensão ser de 0 a 30V em 3/4 de voltas, ajustar torna-se problemático ;)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #19 em: 16 de Novembro de 2015, 20:00 »
Obrigado pela sugestão!
Por acaso calhou bem esta fonte usar um potenciometro de 10k que tinha um multi voltas a mais para o ajuste da tensão (para a corrente vai ter de ficar um "normal") à espera que o pudesse utilizar numa fonte.
 
Nas minhas pesquisas pela internet encontrei mais alguns detalhes sobre a fonte que partilho aqui (pode depois ser útil para alguém).

Esquema onde possivelmente a fonte foi baseada:
http://www.electronics-lab.com/project/0-30-vdc-stabilized-power-supply-with-current-control-0-002-3-a/

Outro manual de instruções com fotos melhores:
http://img.banggood.com/file/products/201505080459530-30Vinstall.pdf

Vídeo de montagem/review:

interessante o resultado final do vídeo... A fonte não funcionava porque o utilizador experimentou ligar a fonte diretamente a outra fonte de laboratório. Como segundo o esquema a fonte utiliza tensão negativa como referência e vai "buscar" essa tensão na conversão AC-DC, não conseguia colocar a fonte a funcionar dessa forma e por isso perdeu ainda bastante tempo a trocar componentes e a estudar o esquema até descobrir o "erro"!

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #20 em: 27 de Novembro de 2015, 21:34 »
Já estou a utilizar a minha fonte e estou bastante satisfeito com o desempenho do circuito  :)
Apresento aqui o resultado "final" (não investi dinheiro na caixa nem perdi muito tempo com o aspeto final - é uma fonte de alimentação de "pobre").

Características principais:
Potenciómetros multi-voltas apenas para o ajuste de tensão.
Saída dupla (0-30 V e 0.8-30V). Limite de corrente Linear (0-3A) Comutada (0-5A).
Voltímetro e amperímetro digital.
Duas ventoinhas de 80mm (alimentadas independentemente por outro transformador de 12V).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #21 em: 28 de Novembro de 2015, 01:20 »
Está com bom aspecto, parabéns   ;)

Uma pequena dúvida que tenho reparado nas fontes comerciais, como é que se ajusta a corrente limite com precisão?
No meu caso optei por colocar um interruptor a fazer curto na saída apresentando no display qual era a corrente que estava a passar, depois ajustava para a pretendida, entretanto não vejo fontes com esse pormenor.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #22 em: 29 de Novembro de 2015, 09:18 »
O que tinha visto na altura grande parte das fontes e perciso um curto e ajustar para o limite que se quer.
Ou então coloca se o limite a 0 e vai se aumentando até ao que se quer, mas nem sempre funciona com todos os circuitos.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #23 em: 09 de Outubro de 2016, 14:51 »
Podes dar algum feedback deste kit, que alterações fizeste ao mesmo?
Como se comporta, qual a tensão e corrente de saída?
Mediste alguma vez o ruído/ripple?

Enviado do meu VFD 500 através de Tapatalk


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #24 em: 09 de Outubro de 2016, 15:32 »
Não tenho osciloscópio para testar a saída da fonte. Não tenho dado grande uso a esta fonte porque uso a fonte comutada na maioria das vezes (só quando estou desconfiado dos ruídos elétricos é que uso a fonte linear) para não estar a ligar as ventoinhas. Para o uso que dou, comporta-se bem, saída superior a 2A e tensão estável à saída.
Alterações principais que fiz foram: meter diodos schottky, condensador de grande capacidade na saída transformador e potenciometro multivolta. Transformador dentro de uma "gaiola de faraday"

Acho que agora já existem uns kits à venda que são uma melhor alternativa, é uma questão de se procurar.
Como está bem ciente no tópico, é uma fonte de "brincar" não vale a pena ter grandes expectativas.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #25 em: 09 de Outubro de 2016, 19:42 »
Depois de uns dias a digerir toda a informação do tópico do electronicas Lab estou decidido a dar uma hipótese a esta fonte, com algumas alterações para colocar os componentes nas suas melhores condições de funcionamento e limitando a saída para se adequar ao transformador que tenho.
Acho que agora já existem uns kits à venda que são uma melhor alternativa, é uma questão de se procurar.
Como está bem ciente no tópico, é uma fonte de "brincar" não vale a pena ter grandes expectativas.
A minha ideia é ter uma fonte inicial para trabalhar e perceber como os circuitos analógicos de regulação e controlo funcionam para eventualmente no futuro alterar o esquema para melhor se adequar ás minhas necessidades

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #26 em: 10 de Outubro de 2016, 08:45 »
Se esse é o objetivo então está fonte é o ideal já que o esquema é bem documentado e há muito para estudar... não é como aquelas fontes simples com o lm317, nesta até tens opamps e no site que meti num post anterior está a explicação completa do esquema!
Boas experiências  ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #27 em: 10 de Outubro de 2016, 11:49 »
Boas, acho que vou aderir também ao movimento :)

Hoje em dia costumo usar uma fonte ATX de computador que adaptei assim:



No entanto não é muito "ajustável", essa do KIT parece engraçada.

Qual o transformador que adquiriste (já vi que foi um 12-0-12 VAC) e o preço do mesmo?
« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 12:17 por almamater »