collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável  (Lida 14652 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Viva,
A minha saga por uma fonte de bancada económica continua e por isso queria partilhar neste fórum a minha futura aquisição.

Conforme é do conhecimento geral, uma fonte de bancada um pouco mais “profissional” (ajuste de corrente e proteção contra curto circuitos, etc.) é um circuito de alguma complexidade e uma boa fonte custa sempre 3 dígitos. Não estou a falar daquelas fontes populares que são apenas um integrado como o LM317 filtrado por uns condensadores e um potenciómetro para ajustar a tensão de saída.
Esta fonte não pretende competir com as fontes ditas "profissionais", mas já é um upgrade em relação à minha fonte de bancada existente.
Nas minhas pesquisas no eBay deparei-me com este módulo a um preço muito baixo (não posso gastar muito dinheiro numa fonte):
http://www.amazon.com/SainSmart-2mA-3A-Adjustable-Supply-Module/dp/B00U29T0K0 (link do kit na amazon para poderem ter acesso ao manual em .DOCX)

Como sabemos, é impossível competir com os preços de uma solução made in china (produção da PCB/compra de componentes individuais). Este módulo consegue ficar em cerca de 9 Euros porque economiza nas seguintes partes:
- Vem em kit (poupam na montagem manual de muitos componentes que são through hole e volumosos).
- Não trás dissipadores (menos custo e menos mão de obra manual)
- Não trás transformador (um dos componentes mais caros e que aumenta mais os portes de envio devido ao seu peso)
- Está limitada a 3A (usa o transístor de potencia 2SD1047 - http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/DM00026462.pdf )


Já fiz a encomenda e estou à espera do kit em casa. Para já deixo aqui o esquema e algumas fotos para poderem comentar (se acham boa compra ou não e que conselhos me dão com respeito à montagem deste kit para obter uma estabilidade maior na saída).

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #1 em: 17 de Outubro de 2015, 12:15 »
Mais umas fotos para verem os detalhes (largura das pistas da PCB e visão geral da placa montada)
O manual formatado em PDF para quem comprar a mesma fonte e tiver dificuldade em encontrar as instruções no eBay ;)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 12:24 por samc »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2015, 18:22 »
Essa fonte não é a que está no electronic labs onde tem uma tópico bastante grande e onde estão diversas correcções a mesma?

Por 8€ euros parece m bom negocio, pois há muita gente interessada, mas devido ao circuito ser complexo( para quem muito pouco percebe electronica), vão para os LM317.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2015, 20:56 »
Parece-me óptimo o kit, por cá o valor nem cobria a PCB, esta tem resistências de 1% e é vendida por um site de confiança, amazon.

Só vejo 3 coisas que podem ser melhoradas:
- O transístor suporta no máximo 6A, entretanto o espaço que tem para o dissipador é minúsculo em relação à potência a ser dissipada.
- O controle de tensão está encostado ao da corrente, depois de colocar os botões fica impossível levar a capa com a descrição do que faz cada um.
- O potenciómetro de tensão tem de ser multi-volta de outra forma fica difícil ajustar a tensão com rigor.

Todos estes  inconvenientes podem ser resolvidos, uma caixa metálica para acomodar o transformador e colocar fios para ligar os potenciómetros + transístor.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2015, 21:34 »
Dropes, mesmo sendo vendida pela amazon é à mesma material "chinês" (são vendedores externos que comercializam lá estes produtos). Quando a receber vou ter de verificar muito bem os componentes para ver se há algum problema.

O exemplo de dissipador que vi foi um com ventoinha integrada tipo processador antigo. A fonte tem uma saída de 24V para ligar uma ventoinha (um valor tipicamente alto para uma ventoinha).
Quanto aos potenciometros, já tenho dois multi volta "à espera" para serem utilizados nessa fonte. Cada um deles custou cerca de 2,5 Eur (made in China), ou seja, totalizam quase o valor total da fonte!

Dio32, não faço ideia desse tópico, mas vou pesquisar que pode ser interessante ver as correções que sugerem. Obrigado pela sugestão.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2015, 23:18 »
Dio32, não faço ideia desse tópico, mas vou pesquisar que pode ser interessante ver as correções que sugerem. Obrigado pela sugestão.
http://www.electronics-lab.com/project/0-30-vdc-stabilized-power-supply-with-current-control-0-002-3-a/

Acredito que seja chinês, de outra forma não seria possível este preço.
O que referi foi a maior confiança em estar a encomendar de um site conhecido do que pelo ebay.
Desconheço se a amazon europeia tem este kit, sempre poupavas mais nos portes e tempo de envio.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2015, 11:25 »
Dio32, não faço ideia desse tópico, mas vou pesquisar que pode ser interessante ver as correções que sugerem. Obrigado pela sugestão.
http://www.electronics-lab.com/project/0-30-vdc-stabilized-power-supply-with-current-control-0-002-3-a/

Acredito que seja chinês, de outra forma não seria possível este preço.
O que referi foi a maior confiança em estar a encomendar de um site conhecido do que pelo ebay.
Desconheço se a amazon europeia tem este kit, sempre poupavas mais nos portes e tempo de envio.

Mesma treta, qualquer um pode vender na Amazon tão facilmente como vendes tralha no ebay, não tem mais qualidade, controlo ou credibilidade que qualquer gajo a vender no eBay.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2015, 12:23 »
Sempre pensei que a amazon fosse uma empresa e não um local de venda em que qualquer um pode vender o que quiser por lá ???

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2015, 18:21 »
Montei hoje o kit (brevemente irei partilhar aqui algumas fotos).
Enviaram todos os componentes (nada em excesso ou falta) e testei a maioria (resistências de baixa precisão como seria de esperar).
A calibração é feita através de um trimmer (ajustar a saída para 0V exatos) e apenas tem um led de power On (nada de um indicador do limite de corrente). O kit trás conectores/fios para ligar os potenciometros externamente o que é uma boa adição.
Tem uma saída de 24V para ligar a uma ventoinha (seria melhor de 12 V) com um LM7824 e trás um pequeno dissipador mais 3 parafusos.

Acabei de fazer o teste e há um problema: a fonte tem uma saída máxima de cerca de 12 V ao contrário dos 30V anunciados!
Junto ao condensador de entrada tenho cerca de 34V e não percebo o que se estará a passar.
O limite de corrente funciona e consegui ajustar a corrente entre os 0 e os 3,5A.

Alguém pode ajudar me sobre o que devo testar?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2015, 19:07 »
Confirma se não está a oscilar, e se o limite de corrente não entrou.
Já vi  fontes "avariadas" que o pessoal se tinha esquecido de subir o limite de corrente do 0 ;D.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2015, 19:30 »
Confirma se não está a oscilar, e se o limite de corrente não entrou.
Não percebi bem o que queres dizer  :-[
O valor de saída máximo (11,3V) foi medido apenas em circuito aberto e o valor esteve estável.
Liguei um motor de 12V para testar o ajuste de tensão e o limite de corrente (mas esqueci-me de medir os valores com o multímetro para ver se a saída era estável apenas vi na rotação do motor que as duas regulações eram efetivas).
O limite de corrente/corrente máxima (>3 A) foi medido apenas com o multímetro em curto.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #11 em: 13 de Novembro de 2015, 20:02 »
O que faz o limitador de corrente é cortar a tensão.
Por isso para que o limitador esteja a fazer efeito, vai cortando a tensão até que a corrente seja igual à ajustada.

Esta foi uma das hipóteses apresentadas, não quer dizer que seja esse o problema e visto que tens 3A de saída então algo se passa sem ser este limitador.
Podes colocar fotos aqui do lado de cima e de baixo, para verificar, e as ligações se der?

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2015, 21:49 »
Fotos do kit (embalagem e componentes):

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #13 em: 13 de Novembro de 2015, 22:01 »
jm_araujo, obrigado pela sugestão. Liguei a fonte a um motor de 9V corrente 0.02A no "vazio". Mesmo com esforço no motor a tensão de saída estava estabilizada (não arranjei nada para testar melhor a oscilação da tensão).

A fonte está ligada a um transformador 12-0-12 VAC, na PCB o terminal central de entrada não está conectado a nada (está lá apenas para seguir a norma dos 3 fios). Liguei a fonte aos 12 VAC e na saída tive uma tensão máxima de cerca de 7V.

dropes, também não acho que exista limitação de corrente neste caso. Pelo menos de uma forma simples ou muito "noob". Envio as fotos da montagem.

Testei todas as resistências e condensadores de baixo valor (não electrolíticos). Não usei suporte para os integrados TL081 (op-amp), tentei soldar intervaladamente com o meu ferro de soldar de 30 W e não tive com cuidado com respeito à electricidade estática (não me parece que esta fonte tenha componentes muito sensíveis).
Estou com medo que tenha trocado algum díodo (1N4148 por um zener 5.1V), vou ter de verificar (os números são muito pequenos)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Fonte de alimentação em kit: AC 24V para 0-30V DC 2mA-3A ajustável
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2015, 22:18 »
Estive a ver as resistências e parecem estar bem colocadas.
A soldadura também está boa.
Sim, pode ser um zener trocado com um 1n4148 ou o transístor 9015 com o 9014.

obs: no condensador maior tens os 30V?