collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlador/Regulador de Temperatura  (Lida 11703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Controlador/Regulador de Temperatura
« em: 18 de Junho de 2008, 11:56 »
Olá,

Era para começar a fazer umas brincadeiras com o arduino (colocar umas "pernitas", uns "olhitos"...), mas entretanto, um amigo, que está a construir uma máquina para dobrar acrílicos, e precisa de regular a temperatura da resistência manualmente pediu se conseguia fazer isso automaticamente.

Actualmente apenas consegue saber a que temperatura está a resistência (com um mostrador analógico) e manualmente, com um interruptor com o das lâmpadas reguladas, diminui a potência e faz aumentar/diminuir a temperatura até chegar à temperatura pretendida.

Então lembrei-me que o arduino podia dar uma ajudinha e fazer esse trabalho sozinho, do género:

 - Configuramos a temperatura que queremos;
 - Quando detecta que está na temperatura desejada aumenta/diminui a potência mantendo mais ou menos essa temperatura (com uma certa % de tolerância)

Estou a pensar utilizar um LCD com alguns "Push Button Switch", para não necessitar de estar ligado ao pc para configurar, conseguir saber a que temperatura está, e tornar assim um "módulo" autónomo.

Alguma sugestão para o fazer?  Estou ainda um bocado "perdido" de como posso aumentar/diminuir a potência? Como posso fazer, ou que componentes utilizar para conseguir que o arduino faça isso?


Cumprimentos,
Delphi
Ribeiro Santos
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2008, 19:12 »
Olá,

Antes de mais, acho o projecto muito interessante, e com garanto-te que o Arduino tem possibilidades de o realizar. (até parece que estou a vender um  :lol: )

Sim tens que manter uma margem de x% de tolerância para evitar que o controlo esteja sempre a ser alterado, isto consome muito o tempo de vida do actuado que irás utilizar para controlar o aquecimento da lâmpada.

Dizes então que as lâmpadas são controladas por um potenciómetro!? podes então utilizar para o efeito uma saída analógica do Arduino, o caso pretendas maior controlo, utilizar algo que varie a resistência sendo actuado por um sinal digital (para ser sincero nunca pensei na necessidade, não estou a ver de imediato o quê.)

Depois com pequenos métodos que ao carregar num botão, ele vá incrementando ou decrementando as variáveis de controlo da temperatura, consegues fazer com que as leituras dos sensores (termómetros) sejam processadas de maneira a produzir o analog output desejado.

Espero ter ajudado, vai colocando mais ideias, para podermos ir discutindo.

Aconselho-te a começar por procurar uns sensores de temperatura que suportem as temperaturas alvo, e que tenham alguma precisão, estes tanto podem ser analógicos, como digitais. Os digitais certamente te darão mais precisão, caso utilizes analógicos procura aqueles que tenham outputs entre os 0V~5V, pois são os valores de comparação do ADC do Arduino.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2009, 14:06 »
Alguém me pode ajudar de que componentes devo utilizar, ou um circuito,  para, através do arduino, ligar e desligar um aparelho de 220V.

Os que tenho visto são todos com entradas de 0 a 12V, mas como o arduino tem saidas de 0 a 5v ando um bocadito à "nora".

(O ideial era dar para controlar a intensidade, tipo um dimmer digital).

Obrigado,
Delphi
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2009, 14:26 »
Olá Delphi

Vc pode usar um relé de estado sólido. Ele é capaz de comutar cargas na tensão de 220 VCA sem nenhum problema. A interface do relé de estado sólido com o Arduino resume-se a acionar um simples led.

Um abraço

Ailton

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2009, 15:00 »
Alguém me pode ajudar de que componentes devo utilizar, ou um circuito,  para, através do arduino, ligar e desligar um aparelho de 220V.

Os que tenho visto são todos com entradas de 0 a 12V, mas como o arduino tem saidas de 0 a 5v ando um bocadito à "nora".

(O ideial era dar para controlar a intensidade, tipo um dimmer digital).

Obrigado,
Delphi


Se é só para ligar/desligar então a solução ideal é utilizar um relé actuado por um simples transítor bipolar. Não é nada de complicado e faz-se com um díodo, 2 resistências e um transístor. Mas cuidado com a corrente exigida.

Agora para controlar a intensidade da corrente que passa, um triac é suficiente. Mas é necessário ter atenção ao tipo de carga. Uma lâmpada incandescente não oferece problemas pois é apenas uma carga resistiva. Um motor eléctrico já é uma carga inductiva e por isso requer mais cuidado.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2009, 17:34 »
A "resistência" utilizada para dobrar o acrílico é uma daquelas que se utilizavam antigamente para aquecer a água, é um tubo (não sei se de cobre) que vai aquecendo. Para isso dá um triac?
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2009, 18:47 »
A "resistência" utilizada para dobrar o acrílico é uma daquelas que se utilizavam antigamente para aquecer a água, é um tubo (não sei se de cobre) que vai aquecendo. Para isso dá um triac?

Se é o que eu estou a pensar, então é uma carga resistiva e um circuito simples pode ser utilizado para controlar. Por exemplo: http://www.electronics-project-design.com/Light-Dimmer-Circuit.html ou então procura no google por "triac light dimmer".

O meu conselho é teres muito cuidado pois estamos a falar de 240V e a coisa pode correr muito mal. Assim eu faria da seguinte forma:

       1º Construia o circuito e testava com uma lâmpada incandescente de 25W ou menos (correntes mais fracas)

       2º Colocava o potenciometro na posição de menor potência e ligava a resistência. Se funcionasse, então não existe problema.

  O circuito que mostro necessita de um potencíometro para controlar a potência. Aqui
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1208638476 tens uma discussão sobre como utilizar um arduino para fazer o mesmo. A dificuldade está em isolar o arduino dso 240V. A forma mais simples é utilizar opto-couplers, mas novamente cuidado. Este tipo de coisas pode correr mal muito facilmente

       
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:Controlador/Regulador de Temperatura
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2009, 23:16 »
Olá Delphi

Dê uma olhada nesse sitio www.metaltex.com.br e procure em automação relés de estado sólido.

O modelo TSZC-40 opera em até 250 VCA com corrente nominal de 40 A.

No lado do Arduino vc tem que escrever um programa simples para acender  ou apagar um led, com isso vc aciona a carga.

É lógico que vc pode implementar um circuito com controle de potência para carga, ligando o led numa saída PWM do Arduino controlado através de um potenciometro.

Ailton