LusoRobótica - Robótica em Português

Mecânica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Ricardo Costa1986 em 09 de Dezembro de 2014, 15:06

Título: CT sensors - Interfacing with an Arduino
Enviado por: Ricardo Costa1986 em 09 de Dezembro de 2014, 15:06
Boa tarde pessoal,

Ando a pensar em controlar um motor trifásico através da corrente consumida pelo mesmo. A medição da corrente iria ser feita com um CT (http://www.ebay.es/itm/Sensore-di-corrente-SCT-013-030-/251380463099?pt=Automazione_domestica&hash=item3a877175fb (http://www.ebay.es/itm/Sensore-di-corrente-SCT-013-030-/251380463099?pt=Automazione_domestica&hash=item3a877175fb)) e controlada com um arduino.
A corrente consumida por face no motor é de 1,5A em carga e de 1A em vazio.
A gama de corrente que quero controlar ronda o 0,5A, isto quer dizer, quando estiver a consumir 1A o motor roda, quando estiver a consumir 1,5A pára.

As minhas dúvidas são as seguintes:

- Será que a pinça têm precisão suficiente para conseguir controlar a corrente?
- Tenho que utilizar uma pinça para cada face?

Cumprimentos,

Ricardo Costa
Título: Re: CT sensors - Interfacing with an Arduino
Enviado por: artur36 em 09 de Dezembro de 2014, 18:01
Deves dimensionar o transformador para a Corrente a medir, uma busca rápida na mouser.com e tem transformadores de corrente a 2 3 euros, bem mais baratos que esse portanto. Como pensas fazer a medição? A saída do transformador é AC.
Qual a finalidade, para protecção do motor existem disjuntores próprios para o efeito
Título: Re: CT sensors - Interfacing with an Arduino
Enviado por: Ricardo Costa1986 em 10 de Dezembro de 2014, 09:47
Olá,

A medição será feita pelo arduino.
Temos no mercado estas pinças com diferentes caracteristicas, por aquilo que andei a ver temos para diferentes correntes.
Mas o que reparei, é que a pinça que mede até 100A dá um sinal no secundario de 0-50mA. Mas uma pinça para 30A já envia sinal de 0-1V. Mas não deviam ambas enviar um sinal em Volts?
Eu penso que o sinal que vai sair das pinça é AC. Ainda mais um problema, eu preciso de converter este sinal em continuo, para enviar para o arduino.
O meu objectivo é controlar o motor, isto é, saber quando ele esta em carga ou em vazio. Com essa informação posso controlar os mecânismos que estão a seguir.
Deixo o link das caraceristicas das pinças amperimetricas. (http://files.openenergymonitor.org/SCT-013.jpg (http://files.openenergymonitor.org/SCT-013.jpg)).
Ontem andei a pesquisar sobre o assunto, e percebi que vou percisar de uma pinça por fase, pois não posso medir todas as fases ao mesmo tempo/com a mesma pinça por causa do desfasamento entre fases. ( Não percebo muito de eléctricidade).
Eu gostaria de saber se alguem já usou este mecânismo de medição, pois estou com receio que não tenha sensibilidade para medir correntes que vou trabalhar. ( estamos a falar de uma diferença de corrente de 0,5A, vai ser este valor que vai indicar no arduino o on/off).

Cumprimentos,

Ricardo Costa


Título: Re: CT sensors - Interfacing with an Arduino
Enviado por: Sérgio_Sena em 10 de Dezembro de 2014, 09:58
Para fazer a medicao de diferencas de 0.5A, eh preferivel usar um CT com medicao de 0-5A ou menos, mas acima do maximo do aparelho que vai ser medido.
E tem que haver sempre um CT para cada Fase, provavelmente outro para o Neutro.

A saida de um CT eh sempre em AC, a nao ser que tenha uma fonte-end analogico que forneca directamente tensao DC ou mesmo algum sensor que ja tenha saida digital, isso ja se encontra mas sao caros e normalmente pouca corrente maxima.

Passar de AC para DC, eh feito pela rectificacao do sinal, filtragem e estabilizacao. Dependendo de como vai ser feita este trabalho, o sinal disponivel deverah ser amplificado e filtrado para um dinal DC "mais amigo" do microcontrolador (0-5V ou 0-2.5V).


Se a medicao a fazer for "tosca" entao o Arduino serve perfeitamente.
Se se quiser precisao, entao terah q se usar outro tipo de processamento pois cada fase vai ter q ser medida a ~2500Hz, o que vai originar um varrimento de ~10kHz se se contar com o Neutro.
Os calculos matematicos sao longos pois para analizar tensoes/correntes/desfasamentos/harmonicos/etc... sao precisos algums ciclos extra alem da conversao de sinal.

Título: Re: CT sensors - Interfacing with an Arduino
Enviado por: artur36 em 10 de Dezembro de 2014, 12:45
Existem ic's dedicados para isso, dão saídas digitais de tensao, corrente, factor de potência etc.
Em tempos andei a ver isso, mas desenhar a ver PCB era complicada de fazer por mim