collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relé + Botão  (Lida 6120 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Relé + Botão
« em: 15 de Julho de 2013, 01:37 »
Olá, uma dúvida parva..

Quero automatizar uma lâmpada em casa de 220v, vou usar um sensor PIR + Arduino + Relé, a minha dúvida é saber se posso 'duplicar' os fios que vão para o interruptor já existente na parede e adicionar um relé.

Ou seja, a lâmpada vai acender ou pelo interruptor, ou pelo relé, mas no caso de se ligar o relé e o interruptor ao mesmo tempo..haverá problema?

 :P

StarRider

  • Visitante
Re: Relé + Botão
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2013, 01:46 »
Boas,

É um simples esquema de comutação:


Abraços,
PA

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Relé + Botão
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2013, 09:32 »
Nao me parece q o q ele quer seja um automatico de escada.

- nao ha problema algum em ligar o rele em paralelo com o interruptor.

- na caixa de juncao no topo do quarto onde vais ligar o sistema, procura pelos dois fios q vao p o interruptor. Nos bornes de ligacao dentro da caixa, podes ligar o teu rele ah vontade. Cuidado com o trabalho em 230VAC e nas ligacoes q fazes. Fora isso, usar um bom rele.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relé + Botão
« Responder #3 em: 15 de Julho de 2013, 09:36 »
Obrigado pelas respostas, sim de facto é mais simples fazer as ligações na caixa mas fiquei na dúvida se em paralelo com o botão podia haver algum problema.

Quanto ao relé, estou a pensar usar uma placa deste tipo:

Mas não sei se vou usar os 4 relés.. tenho tb este esquema e assim posso usar apenas os relés que quero:



Obrigado!
« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 09:45 por almamater »

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Relé + Botão
« Responder #4 em: 15 de Julho de 2013, 09:40 »
Ao ligar o relé em paralelo com o interruptor, se o interruptor estiver fechado, não te adianta nada tentar abrir o circuito com o relé porque a corrente passará sempre pelo interruptor.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relé + Botão
« Responder #5 em: 15 de Julho de 2013, 09:57 »
Ao ligar o relé em paralelo com o interruptor, se o interruptor estiver fechado, não te adianta nada tentar abrir o circuito com o relé porque a corrente passará sempre pelo interruptor.

O que quis dizer em paralelo é pegar nos dois fios  que estão na caixa (o azul da lampada mais o azul do quadro (que depois se juntam a outros 2 que vão ao interruptor)), e ligá-los também ao relé, ficando assim o relé e o interruptor ligados a esses 2 fios.

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Relé + Botão
« Responder #6 em: 15 de Julho de 2013, 10:22 »
Qual é o tipo de interruptor que tens? SPST ou SPDT?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Relé + Botão
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2013, 10:28 »
Ao ligar o relé em paralelo com o interruptor, se o interruptor estiver fechado, não te adianta nada tentar abrir o circuito com o relé porque a corrente passará sempre pelo interruptor.

O que quis dizer em paralelo é pegar nos dois fios  que estão na caixa (o azul da lampada mais o azul do quadro (que depois se juntam a outros 2 que vão ao interruptor)), e ligá-los também ao relé, ficando assim o relé e o interruptor ligados a esses 2 fios.

Eu não vejo problemas. A corrente ira se dividir pelo rele e pelo interruptor. Deverá ser como se tivesses resistencias em paralelo que supostamente deviam ter resistência 0, em teoria.
Atenção que estou a ver isto em DC como um interruptor mais transistor. Não tenho experiência em AC
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Relé + Botão
« Responder #8 em: 15 de Julho de 2013, 11:18 »
Não era isso que eu queria dizer. O que eu queria dizer é que caso o interruptor seja SPST e estiver fechado a luz acende. Para desligar a partir do relé não dá. Consegue desligar e ligar a partir do relé apenas se o interruptor estiver aberto.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Relé + Botão
« Responder #9 em: 15 de Julho de 2013, 11:26 »
Não era isso que eu queria dizer. O que eu queria dizer é que caso o interruptor seja SPST e estiver fechado a luz acende. Para desligar a partir do relé não dá. Consegue desligar e ligar a partir do relé apenas se o interruptor estiver aberto.

Sim e o que parece que ele quer fazer é como que ter 2 interruptores (um sendo o rele) em paralelo.
Se qualquer 1 deles estiver ligado entao a luz está ligada. A luz apenas desliga se os 2 estiverem abertos
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Relé + Botão
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2013, 12:22 »
existem uns relés próprios para iluminação que funcionam com botões de pressão (em principio seria necessário alterar os interruptores existentes) basicamente são accionados por um circuito de 220V que sempre que passar corrente o relé muda de estado, neste caso o interruptor de pressão seria instalado em paralelo com o relé do microcontrolador e sempre que um dos dois passe corrente o estado do relé muda de ligado para desligado ou vice-versa. De momento não encontro nenhum link mas assim que encontrar posto (ainda à dias estive a renovar uma instalação com estes relés.