collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual tipo de soldar e temp indicados?  (Lida 19914 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #30 em: 23 de Fevereiro de 2017, 14:19 »
O LVirtual estava a reinar contigo, até tinha posto um smile e tudo.

Quanto ao resto, não compliques, soldar é uma arte prática, larga os livros e queima solda que aprendes mais.

Quando a altura dos componentes, é tudo colado à PCB, não precisas de os deixar a flutuar como fizeste. Corres até o risco de ao manusear a placa os empenares e criares curtos. Eventualmente poderá haver exceções (por razões mecânicas ou térmicas), mas são raras. Pensa que hoje em dia é quase tudo SMD e não tens como elevar os componentes.

Tirando esse pormenor de teres deixado os componentes a meia penetração, o resto parece-me tudo bem, eventualmente podia ter um bocado mais de solda nos pinos de  fixação dos potenciómetros, mas não é nada de mais.


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #31 em: 23 de Fevereiro de 2017, 14:54 »
O LVirtual estava a reinar contigo, até tinha posto um smile e tudo.

Quanto ao resto, não compliques, soldar é uma arte prática, larga os livros e queima solda que aprendes mais.

Quando a altura dos componentes, é tudo colado à PCB, não precisas de os deixar a flutuar como fizeste. Corres até o risco de ao manusear a placa os empenares e criares curtos. Eventualmente poderá haver exceções (por razões mecânicas ou térmicas), mas são raras. Pensa que hoje em dia é quase tudo SMD e não tens como elevar os componentes.

Tirando esse pormenor de teres deixado os componentes a meia penetração, o resto parece-me tudo bem, eventualmente podia ter um bocado mais de solda nos pinos de  fixação dos potenciómetros, mas não é nada de mais.

hehe ficou mais descanso que o LVirtual esteja a reinar.

Mais solda no buraco (o nome técnico é o pad?) do potenciômetro! Reparei, como era esperado, que a solda escorregava para o interior do buraco (finalmente  ::) ). Mas acontece que se deixa-me mais tempo, com o objectivo de encher mais o buraco, a solda estava era a criar um bola do lado oposto da placa!

Corro o risco de criar uma bola do lado oposto da placa ou posso esperar mais um segundo e a solda começa a encher na parte em questão a soldar?

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #32 em: 23 de Fevereiro de 2017, 16:20 »
esta "reinaçao" da resistencia com os pinos ao contrario pega sempre... ;)
ja tive um estagiario que ficou bem f***** comigo por estar a dizer mal do trabalho dele.
fartamo-nos de rir depois.  As resistencias normais nao tem polaridade, logo podem ficar sempre com os pinos ao contrario ;)

concordo com o araujo que soldar é uma arte pratica, nao ha metodos infaliveis para soldar à mão. tem a ver apenas com a vontade do soldador de melhorar a tecnica a cada dia que passa. os principios basicos sao iguais para toda a gente mas depois a "perfeiçao" é atingida com esmero e vontade de aprender. Cada soldador é um caso unico.

agora quanto a bola de solda isso é um bocado como o aperto dos parafusos, aperta-se sempre até um bocadinho antes de partir. Se começa a criar bola, pára-se de injectar solda no buraco...


no caso do golfe chama-se buracos, no caso da electronica o nome que se deve usar é pad's ou entao furo do pino ou coisa do genero, porque um buraco é um furo com fundo, enquanto que um furo é um buraco sem fundo...

;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #33 em: 23 de Fevereiro de 2017, 16:36 »
Podia dizer que é um furo passante e não um furo cego(se bem que soa meio brasileirado e eu estou habituado ao ingrês de through hole e blind hole)..
Porque na eletrónica tambem tens furos cegos/blind holes, no caso de uma pcb de 4 layers podes ter uma blind via da 1ª para a 2ª layer, ou da 1ª para a 3ª ou da 4ª para a 3ª ou da 4ª para a 2ª layer, sendo que uma via da 2ª para a 3ª layer será uma buried via(via enterrada  ??? ), e uma via passante será sempre da 1ª para a 4ª layer, com ou ser ramificação para a 2ª/3ª camada da pcb.

E quando se passa para 6 layers ou mais podes ter milhentas combinações de blind/buried/through vias..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #34 em: 23 de Fevereiro de 2017, 16:53 »
senso, isso ja parece as linhas de metro de londres...
eu ainda continuo a preferir as placas apenas com duas camadas. a do lado do cobre a do lado dos componentes. ;)

espero nunca ter que soldar placas com 6 camadas... deve ser um cadito complexo nao?

eu falei nos buracos sem fundo porque ja tive este tipo de debate com um ex-colega acerca dos furos dos pcb's...

normalmente numa folha de papel fazemos sempre um furo, nunca um buraco. :)
quando falamos de buraco é sempre algo tipo toca de animal ou vala de enterro.
na linguagem popular, nunca se usa furo cego para designar um buraco cujo termina a meio do objecto onde esta. ate mesmo para meter um parafuso numa peça, nunca dizemos fazes um buraco roscado a M8 mas sim um furo roscado M8. daí a minha consideraçao pelos buracos a fundo perdido de vista... ;)

é uma coisa curiosa isto dos buracos e dos furos...
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 16:57 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #35 em: 23 de Fevereiro de 2017, 17:00 »
Os componentes ficam sempre do lado de fora(excepto quando não ficam porque há fabricantes que têm capacidade para meter componentes dentro das pcb's, mas isso ou é coisa militar, ou é meia duzia de reguladores de tensão da TI que é um pedacinho de pcb com uma bobine em cima e tem um flip chip e passivos numa cavidade dentro da pcb, coisas engraçadas).
PCB's com muitas camadas ou é por densidade do design assim o pede, ou para teres montes de planos de massa intermédios para integridade de sinal, um backplane com 1-3cm e mais de 12 camadas não é nada de anormal no mundo das telecomunicações.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #36 em: 23 de Fevereiro de 2017, 17:07 »
pois... espero nunca vir a fabricar telemoveis... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #37 em: 23 de Fevereiro de 2017, 17:14 »
Podes fazer um com um MT6260 numa board de 4 layers, juntas um baseband da SkyWorks uma RAM em SOIC e uma flash e siga, telemoveis de 10€ na China é MT6260's com fartura.

Caso queiras ler um bocadinho:
https://www.bunniestudios.com/blog/?p=4297
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #38 em: 23 de Fevereiro de 2017, 17:19 »
 ;)  :D
fica registado na minha biblioteca pessoal para ler tudo na integra mais logo ou eventualmente amanha.
tanks anyway.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #39 em: 23 de Fevereiro de 2017, 19:46 »
Num sítio onde trabalhei tínhamos uma carta de telecomunicações (um switch N para N eléctrico) com um PCB de 32 camadas. Aquilo tinha uns 5 ou 6 mm de espessura. Era vulgar o PCB custar metade ou mais do custo total de fabrico (montes de componentes caros, entre FPGAs e ASICs e cenas ópticas e N reguladores de tensão XPTO etc), até porque eram PCBs grandes.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #40 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:52 »
Podia dizer que é um furo passante e não um furo cego(se bem que soa meio brasileirado e eu estou habituado ao ingrês de through hole e blind hole)..
Porque na eletrónica tambem tens furos cegos/blind holes, no caso de uma pcb de 4 layers podes ter uma blind via da 1ª para a 2ª layer, ou da 1ª para a 3ª ou da 4ª para a 3ª ou da 4ª para a 2ª layer, sendo que uma via da 2ª para a 3ª layer será uma buried via(via enterrada  ??? ), e uma via passante será sempre da 1ª para a 4ª layer, com ou ser ramificação para a 2ª/3ª camada da pcb.

E quando se passa para 6 layers ou mais podes ter milhentas combinações de blind/buried/through vias..

Mas afinal o que é isso das layers? Sei o que significa layer em Inglês (camada). Significa que na pcb temos várias camadas?
Mais nomes técnicos e artigos são bem vindos para que aprenda sobre o assunto.  :D ;)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #41 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:58 »
Podes fazer um com um MT6260 numa board de 4 layers, juntas um baseband da SkyWorks uma RAM em SOIC e uma flash e siga, telemoveis de 10€ na China é MT6260's com fartura.

Caso queiras ler um bocadinho:
https://www.bunniestudios.com/blog/?p=4297

Great documentation, thanks

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #42 em: 25 de Fevereiro de 2017, 14:03 »
esta "reinaçao" da resistencia com os pinos ao contrario pega sempre... ;)
ja tive um estagiario que ficou bem f***** comigo por estar a dizer mal do trabalho dele.
fartamo-nos de rir depois.  As resistencias normais nao tem polaridade, logo podem ficar sempre com os pinos ao contrario ;)

concordo com o araujo que soldar é uma arte pratica, nao ha metodos infaliveis para soldar à mão. tem a ver apenas com a vontade do soldador de melhorar a tecnica a cada dia que passa. os principios basicos sao iguais para toda a gente mas depois a "perfeiçao" é atingida com esmero e vontade de aprender. Cada soldador é um caso unico.

agora quanto a bola de solda isso é um bocado como o aperto dos parafusos, aperta-se sempre até um bocadinho antes de partir. Se começa a criar bola, pára-se de injectar solda no buraco...


no caso do golfe chama-se buracos, no caso da electronica o nome que se deve usar é pad's ou entao furo do pino ou coisa do genero, porque um buraco é um furo com fundo, enquanto que um furo é um buraco sem fundo...

;)

Gosto de primeiro ver a teoria e depois ir avançando na prática. Porque existem certos critérios que não são detectados na prática por um olho destreinado. Daí a importância de ler bem a documentação, para ficar de sobre aviso relativamente a esses pormenores.

Relativamente ao assunto do buraco e furo. Concordo com o furo! :D "Buracos", quem os faz, são os "sapateiros"  ;D :P

Na parte de soldar resistências ao contrário, na próxima semana vou estar numa competição de robótica na qual uma das tarefas será soldar o robo. Vou divertir-me um bocado com esse piropo!  :P ::) 8)