collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Display "grande" para uC  (Lida 5093 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Display "grande" para uC
« em: 29 de Abril de 2017, 15:50 »
Viva pessoal,

Tenho uma aplicação em mente onde queria utilizar um display touch com 10" mínimo. Já alguém utilizou algum bicho destes ligado a um uC (AVR, PIC, etc) por SPI, UART, I2C, etc? Ou tenho de ir para algo tipo FPGA ou um driver qualquer com OS?

Thanks

(nunca mexi nada de jeito em displays portanto o meu conhecimento nesta área é praticamente nulo)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Display "grande" para uC
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2017, 16:43 »
Viva pessoal,

Tenho uma aplicação em mente onde queria utilizar um display touch com 10" mínimo. Já alguém utilizou algum bicho destes ligado a um uC (AVR, PIC, etc) por SPI, UART, I2C, etc? Ou tenho de ir para algo tipo FPGA ou um driver qualquer com OS?

Thanks

(nunca mexi nada de jeito em displays portanto o meu conhecimento nesta área é praticamente nulo)

Eu iria para algo tipo RPi.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Display "grande" para uC
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2017, 19:33 »
10", estás a olhar no minimo para 640x480, que te dá um framebuffer de 640x480x3 = 921600 Bytes, ou seja 900KBytes, com um SPI ai a 8Mhz são 115ms para mandar o frame buffer para o display..
Pensa em algo com bastante mais potência de processamento, ou com um interface MIPI, um RPi é um exemplo, se bem que caro..

Precisas de display grande, para ser grande, ou é grande porque precisas de resolução?
Um Cortex M4 ou um PIC32 terão alguma capacidade de processamento, mas RAM vai ser um factor limitador nas escolhas do uC.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Display "grande" para uC
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2017, 22:35 »
Lembro-me ha tempos num "Mailbag" do EEVblog ver uns ecrãs para quem queria algo "descomplicado", uma interface série e um processador grafico próprio que permitia em micros mais pequenos usar um display grande sem preocupações de refresh, frame buffers e afins. Na altura fui ao site e aquilo aceitava comandos do género "desenha uma caixa ali, com texto tamanho 12 centrado a dizer xpto". Mas já foi há uns tempos e não me lembro da marca, alem que o preço não era muito simpático para hobby (mas para produtos profissionais compensam pelo que poupavam no desenvolvimento).

Nos dias que correm talvez seja mais simples e barato meter um RPi (a versão que der mais jeito) ligado a um LCD/monitor. Quer a tratar de tudo, ou só a tratar da interface de utilizador.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Display "grande" para uC
« Responder #4 em: 29 de Abril de 2017, 22:48 »
4DSystems, bem caros, ou mais baratos, mas só com dois ou 3 SKU's Nexion's da iTeadStudio.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Display "grande" para uC
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2017, 22:01 »
Talvez isto te interesse: http://touchgfx.com/stmicroelectronics/

Talvez possas dar mais alguma info sobre o projecto.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Display "grande" para uC
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2017, 23:48 »
Obrigado a todos pelas respostas.

O projecto consiste num equipamento de diagnóstico, em que o mesmo vai enviar sinais (PWM, analógicos,  SPI, I2C, etc) para um outro equipamento. Portanto a ideia é ter um touch em que o utilizador selecione o modelo a testar, de uma lista disponível, e depois pode habilitar/desabilitar saídas, configurar comunicações, etc. Como a ideia era não ter de ligar isto a um pc, estava a pensar num display grandito... secalhar um de 7" já me chega, mas como ainda não tenho o design da aplicação a mostrar no display, é incerto. Comecei a analisar o problema pelas possibilidades que tenho no mercado a nível de dimensões.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Display "grande" para uC
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2017, 00:35 »
Faz as contas á velocidade de refrescamento que vais conseguir, por i2c esquece, é segundos entre frames, ou paralelo ou SPI(que esse display suporta).
Avr fanboy

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Display "grande" para uC
« Responder #9 em: 06 de Maio de 2017, 18:38 »
E uma coisa assim, alguém tem feedback disto?

http://www.ebay.com/itm/9-inch-LCD-Module-TFT-Display-w-Touch-Panel-I2C-Serial-Breakout-Board-Tutorial-/291865989658?hash=item43f491921a&tfrom=291878600090&tpos=unknow&ttype=price&talgo=origal

thanks

Por acaso chegou-me na semana passada este display/modulo: http://www.ebay.co.uk/itm/291039825694?euid=be68500cafa94d3c89f56f9121413de5&bu=44230546694&cp=1&sojTags=bu=bu

modelo ER-TFTM070-5, 7" 800x480, controller RA8875, capacitive touch com FT5206 e já fiz um teste basico com SPI (I2C para o touch).

Nunca trabalhei com RA8875 antes por isso ainda nao sei dar uma opiniao sobre ele, só testei mesmo para ver se dava imagem e se o touch reconhecia alguma coisa.
Para a semana devo começar a trabalhar na aplicação, que também é de "diagnostico", como board de desenvolvimento uso um arduino Due(também é a primeira vez uso o sam3x8e).

Assim que o começe a usar digo mais alguma coisa.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Display "grande" para uC
« Responder #10 em: 07 de Maio de 2017, 22:25 »
Xmatias, obrigado pelo teu post. Então nem de proposito pois estava para comprar o que postei mas assim vou aproveitar a tua experiência com esse display e depois decidir ;) muito obrigado
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein