collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: simbologia?  (Lida 10004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
simbologia?
« em: 22 de Outubro de 2014, 00:44 »
Alguem me pode explicar os seguintes simbolos?

(antes de dizer onde vi estes simbolos, quero tentar perceber algumas das vossas sugestoes para nao influenciar as respostas!..)


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: simbologia?
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2014, 08:50 »
O primeiro é um SCR, o segundo não sei bem mas tem que ver com corrente AC/DC ou do género, no contexto é mais fácil.

Deve ter sido tirado de um rectificador ou controlo de alimentação do género (dos poucos sítios ainda se usam SCRs)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: simbologia?
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2014, 10:04 »
Sim o primeiro é um SCR,

O segundo, a onda representa corrente alterna AC, mas agora com tracejado por baixo nunca vi, pode ser simbolo antigo, ou então pode medir ou aceitar as 2 correntes Alterna e continua.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: simbologia?
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2014, 14:39 »
Eu tive de ir ver o que é um SCR. Não se pode dizer logo tiristor ou há assim alguma grande diferença?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: simbologia?
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2014, 15:45 »
É a mesma coisa, foi como saiu... 8)
http://en.wikipedia.org/wiki/Silicon-controlled_rectifier
Citar
Some sources define silicon controlled rectifiers and thyristors as synonymous...... the terms "SCR" and "Controlled Rectifier" were earlier, and "Thyristor" was applied later as usage of the device spread internationally
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 15:47 por jm_araujo »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: simbologia?
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2014, 22:01 »
O primeiro está mais que respondido ;)

O segundo... nunca vi, mas ou é uma fonte AC ou algum símbolo manhoso para um rectificador (conversor AC/DC)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: simbologia?
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2014, 23:06 »
Pelo estilo dos simbolos cheira-me que veio de um aparelho de soldar antigo, num deles queria dizer voltagem DC currente variavel,(se é que isso faz sentido lol )mas era de uma máquina com mais de 30 anos..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: simbologia?
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2014, 23:33 »
sim, os simbolos veem nas chapas dos aparelhos de soldar mig/mag (tb nos novos aparelhos, pois os fabricantes continuam a usar esta simbologia)...

...ando a fazer uma formaçao de soldadura tig e mig/mag e o formador nao conseguiu explicar, nem o pessoal da electricidade, e googlando as chapas dos aparelhos sao deste genero(n consegui encontrar nenhuma onde aparece a tal onda com os tracinhos..):

nesta nao aparece o tal segundo simbolo, mas ha aparelhos de soldar onde aparece, e co a simbologia para AC e DC é esta:

nao se percebe bem o que significa a onda com os 3 tracinhos por baixo... podia indicar ac e dc, mas os tais aparelhos onde aparece o 2º simbolo só sao DC, por isso n significa o AC...tb me passou pela cabeça, indicar o arco pulsado, mas o simbolo pró pulsado é uma onda quadrada... a unica opçao mais logica que eu vejo é indicar que é um dc variavel... ou um dc com pouca retificaçao.. digo eu nao sei..por isso a minha duvida e ter perguntado ao pessoal..

Qto ao SRC/tiristor, costuma aparecer um diodo com a gate dentro dum quadrado pra indicar retificaçao.. e pelo que percebi e pelo que sabia mais ou menos é que as retificaçoes se fazem com pontes de diodos e por isso a duvida de usar um simbolo dum tiristor pra indicar a retificaçao(na chapa atrás apenas é o simbolo do diodo sem a perninha..).. (penso que um tiristor nao dá pra fazer retificaçao da onda alternada em dc...por isso a estranheza, mas co os primeiros aparelhos de soldadura usavam tiristores e afins e agora é tudo quase à base da electronica, tb aquela duvida..)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 23:35 por Hugu »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: simbologia?
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2014, 23:48 »
(penso que um tiristor nao dá pra fazer retificaçao da onda alternada em dc...

Explica lá isto :P um tiristor nao pode fazer rectificação de uma onda AC em DC? Agora partiste-me todo :)

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: simbologia?
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2014, 23:52 »
penso que um tiristor nao dá pra fazer retificaçao da onda alternada em dc
Pensas mal  ;)

Muito usado em rectificação trifásica para controlar a saída sem necessitar de transformador. Um bocado fora de moda, porque não é muito boa para a rede (harmónicos e fator de potência), e porque já tens Fets e IGBTs capazes de aguentar com amperagens valentes. Acho que mesmo hoje em dia em alta tensão/alta corrente não tens muitas alternativas: http://www.mitsubishielectric.com/semiconductors/products/highpower/thyristors/
Citar
Thyristors for general use are 400-12,000v/1,000A-5,000A
(a virgula não é decimal...)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: simbologia?
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2014, 23:55 »
Continuam a ser usados ao pontapé em ignições de carros e motas, para fazer as descarga do condensador na bobine.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: simbologia?
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2014, 23:59 »
E nos retificadores das motas para carregar a bateria a partir do alternador (que fornece corrente... alternada :P)
Quando disse fora de uso, é na rectificação da rede, como em aparelhos de soldar. Para o alternador que se "lixe" o PF e os harmónicos :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: simbologia?
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2014, 00:15 »
(penso que um tiristor nao dá pra fazer retificaçao da onda alternada em dc...

Explica lá isto :P um tiristor nao pode fazer rectificação de uma onda AC em DC? Agora partiste-me todo :)
nao percebeste, o que quis dizer era que com apenas um tiristor, assim com apenas um diodo nao faz o trabalho todo... por isso apenas apresentar um simbolo singular e nao apresentar a simbologia duma ponte de diodos/tiristores...

tvz o diodo ou tiristor dentro do quadrado significa a "ponte", mas smp vi o simbolo das pontes de diodos um losangolo e o diodo la dentro, tipo isto:



Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: simbologia?
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2014, 00:24 »
O simbolo de corrente continua aos traços, vi a uns quarenta anitos atraz como corrente continua pulsante ( qualquer coisa do genero) é como se retificassemos apenas meia onda, era DC mas tipo aos soluços, tinha o mesmo sentido de corrente, mesma tensão mas com interrupsões.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: simbologia?
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2014, 01:14 »
O simbolo de corrente continua aos traços, vi a uns quarenta anitos atraz como corrente continua pulsante ( qualquer coisa do genero) é como se retificassemos apenas meia onda, era DC mas tipo aos soluços, tinha o mesmo sentido de corrente, mesma tensão mas com interrupsões.
pois às tantas era o simbolo nas maquinas antigas, mas o pulsado é um processo no mag com mto controlo e costuma ser uma opçao e um botao à parte pra selecionar na maquina, mas é tipo isto (onda quadrada) no painel controlo e é um controlo electronico coisa moderna nas maquinas de soldar actuais:


mas à tantas seria o pulsado electrico antes de haver esta electronica actual.. mas como nunca soldei nem nunca tive ao pé destes aparelhos, nem posso dizer bem o que havia antes e como era antes antes de agora..