collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Starter Kit  (Lida 12160 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Starter Kit
« Responder #15 em: 24 de Março de 2012, 23:07 »
eu para mim não acho vantajoso essas boards, vais programar a partir de desktop ou portátil?

Marmelo

  • Visitante
Re: Starter Kit
« Responder #16 em: 24 de Março de 2012, 23:13 »
eu para mim não acho vantajoso essas boards, vais programar a partir de desktop ou portátil?

apartir de um desktop , faz diferença?

EDIT: Epa reparo em videos que eles ligam uma coisa ao chip e ai é que ligam o cabo mas não intendo o que é
« Última modificação: 24 de Março de 2012, 23:23 por Marmelo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Starter Kit
« Responder #17 em: 25 de Março de 2012, 14:13 »
Os PicAxe programam-se via serial, pois têm um bootloader, e como cabo standart os PICAXE usam um cabo de audio de 3,5mm e é isso que vês nas placas, é um encaixe fêmea para jack audio de 3,5mm.
O andre_f_carvalho estava a perguntar se era fixo ou portatil, provavelmente para saber se tinhas porta serial nativa ou não, mesmo que tenhas uma porta serial nativa precisas de um MAX232 ou similar para converter os niveis de voltagem ou queimas o picaxe, se tiveres um ftdi/qualquer cabo usb-serial basta isso para o programar.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Starter Kit
« Responder #18 em: 25 de Março de 2012, 15:33 »
Os PicAxe programam-se via serial, pois têm um bootloader, e como cabo standart os PICAXE usam um cabo de audio de 3,5mm e é isso que vês nas placas, é um encaixe fêmea para jack audio de 3,5mm.
O andre_f_carvalho estava a perguntar se era fixo ou portatil, provavelmente para saber se tinhas porta serial nativa ou não, mesmo que tenhas uma porta serial nativa precisas de um MAX232 ou similar para converter os niveis de voltagem ou queimas o picaxe, se tiveres um ftdi/qualquer cabo usb-serial basta isso para o programar.


@seno em relação a programação pode-se ligar directamente a porta serial, e usa-se as resistências em o in, out e gnd que mesmo que se use um converso ftdi terá de as levar na mesma




@marmelo eu amanha vou ver os que tenho depois digo algo, este fim de semana e dificil

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Starter Kit
« Responder #19 em: 25 de Março de 2012, 16:03 »
RS-232 usa -12 e +12v, -12v fritam o micro.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Starter Kit
« Responder #20 em: 25 de Março de 2012, 17:24 »
RS-232 usa -12 e +12v, -12v fritam o micro.


utiliza-se a mesma os 5v de usb por exemplo para o alimentar mas os pinos da db9 da porta serial ligam directamente ao picaxe com ums resistências pelo meio tipo isto que esta em anexo o 123 são já pinos da porta serial

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Starter Kit
« Responder #21 em: 25 de Março de 2012, 19:57 »
@seno em relação a programação pode-se ligar directamente a porta serial, e usa-se as resistências em o in, out e gnd que mesmo que se use um converso ftdi terá de as levar na mesma

Funciona sim, mas tens que inverter no firmware os sinais de dados.

O FTDI não necessita de resistências, pode ligar directo. Podem ser postas, mas para produtos "rijos" e robustos, que estejam sempre a ligar/desligar da porta USB.

Para qualquer trabalho USB, prefiro os chips da SiliconLabs, muito robustos e bastante configuraveis. Mais rápidos que os FTDI.