collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard  (Lida 28167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« em: 15 de Março de 2013, 03:06 »

Depois do grande sucesso do Raspberry PI surgiram diversas boards no mercado baseadas em SOCs ARM num grande leque de configurações.

Como sei que aqui no forum há utilizadores do Raspberry PI mas como há pouca informação sobre a "concorrência" decidi criar este tópico para mostrar ao forum as 3 boards que tenho e falar um pouco sobre elas.





Olinuxino A13 Wifi (placa vermelha) https://www.olimex.com/Products/OLinuXino/A13/A13-OLinuXino/

Cubieboard (placa preta) http://cubieboard.org/

Beaglebone (place branca) http://beagleboard.org/bone?utm_expid=6702460-3


Todas elas correm Linux ( tenho Ubuntu na Olinuxino A13 Wifi, Debian na Cubieboard e Angstrom Linux na Beaglebone ), a Olinuxino A13 Wifi e Cubieboard correm Android e a Beaglebone corre também Windows CE.

A Cubieboard e Olinuxino A13 WIFI permitem ter o SO operativo em NAND ( Android, Linux ou outro compatível ) o que torna o arranque super rápido.


Características gerais de cada uma:


Olinuxino A13 Wifi

  • 1GHz Allwinner A13 - Cortex A8
  • 4Gb de NAND
  • 512Mb de RAM
  • Porta VGA
  • 3 USB
  • micro SD
  • sensor infra-vermelhos
  • 1 Jack saída audio
  • 1 Jack entrada audio


Cubieboard

  • 1GHz Allwinner A10 - Cortex A8
  • 4Gb de NAND
  • 1Gb de RAM
  • Porta HDMI
  • 2 USB
  • micro SD
  • 1 Sata
  • 1 Ethernet
  • 1 Jack saída audio
  • 1 Jack entrada audio


Beaglebone

  • 720MHz ARM Cortex-A8
  • 256Mb de RAM
  • 1 USB
  • micro SD
  • 1 Ethernet


Todas têm conector para fonte de alimentação, USB OTG, microSD, que permite fornecer energia por USB, muitos pinos GPIO, U(S)ART, I2C, etc, etc :)


Mini-review comparativo das 3 placas:


A Cubieboard é sem duvida a mais versátil de todas, pode ser usada com um ecran HDMI e interface SATA o que a torna numa mini-computador muito especial, pois são características que raramente se encontram juntas neste formato.

A presença de 2 portas USB também facilita o uso, facilmente se liga um teclado e um rato USB e fica-se com um computador completo.


A Olinuxino A13 WiFi é baseada num SOC destinado a tablet. A melhor forma de tirar partido dela é adicionando um Touchscreen LCD.

Tem como vantagem a presença de um dongle WiFi mas a performance do mesmo não é a melhor. Tenciono instalar de futuro uma porta Ethernet por USB.

Outra vantagem desta board é que alem da esquema completo da board, a Olimex tem tambem à venda os chips Allwinner A13 o que possibilita a fácil aquisição e produção de modelos comerciais - Algo que com o Raspberry PI (por exemplo) é impossível.


Por fim a Beaglebone foi a minha primeira aquisição e desde que a comprei que tem estado a correr Linux sem problemas. Apenas a desliguei para tirar a foto e porque quero a mudar de Angstrom para Debian.

Facto interessante: Num dia destes a luz ameaçou falhar e as luzes perderam a força por uns momentos mas isso não perturbou a Beaglebone. O meu computador desktop "foi-se abaixo" e teve de ser re-iniciado mas a Beaglebone nem pestanejou :)

Como característica especial a Beaglebone trás instalado um servidor web a correr o ambiente de desenvolvimento Cloud 9

Embora de momento a tenha a funcionar como servidor esta board é a ideal para um robot que precise de muito processamento, como por exemplo correr openCV, captura de imagem, uma rede neuronal.

Outra hipótese "inesperada" é instalar o Windows CE e usa-la como um touchscreen :) Ainda não tive possibilidade de fazer isto mas é algo que gostava e muito de explorar ( uso Windows CE no trabalho, em uns devices que temos ).


Em termos de performance de CPU:

A Beaglebone é a mais fraca, sendo apenas um pouco mais rápida do que um Raspberry PI.

A performance da Olinuxino WiFi A13 e da CubieBoard são semelhantes, e cerca de 200% da performance da Beaglebone (2x mais rápidas ).


Ainda me encontro a explorar estas placas, ainda não tenho um fim "definitivo" para cada uma delas.

Se quiserem colocar alguma questão ou duvida que vou tentar responder o melhor que possa.


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #1 em: 15 de Março de 2013, 13:53 »
Muito bom, obrigado pela comparação...

Dá uma vista de olhos na Odroid (http://www.hardkernel.com/renewal_2011/main.php), temos cá uma e isto é um avião para o tamanho.. :)

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #2 em: 15 de Março de 2013, 14:15 »
Bom review,

Falta so falar um pouco sobre a comunidade de cada uma, visto ser um factor igualmente importante na aquisição deste tipo de plataformas.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #3 em: 15 de Março de 2013, 14:22 »

Estava a ver que ninguém dizia nada :)

Já conheço o ODROID.

Estive para o comprar mas na altura não encontrei quem o vende-se dentro da UE e não quis estar com problemas de alfandegas. Eles mandam por DHL por isso era quase certo a alfandega.

Outra desvantagem é que não é tão Aberto como os 3 que aqui estão o que pode prejudicar o seu uso. A Samsung mantém parte da documentação inacessível ( isto pode ter mudado recentemente ).


Há outros dois bastante interessantes:

pcDuino - https://www.sparkfun.com/products/11712

Muito semelhante ao Cubieboard em termos de specs mas sem o interface SATA e com apenas 2Gb de NAND na board.

Julgo que pode funcionar com shields de Arduino mas não investiguei. "Teoricamente" todos eles podem :)


UG007 - http://ug007.com/

Dual core ARM Cortex A9 até 1.2GHz, 8Gb NAND

Este é direccionado ao uso ligado ao uma TV para ver filmes, jogos, web browsing etc.

Não trás headers para que se possa usar directamente o processador e o como não é 100% aberto o suporte das capacidades gráficas em Linux pode não se o melhor.


E há mais. Há os MK808, 802 ( baseados nos SOCs GK80x ), etc. Tudo sem passar a barreira dos 100€


Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #4 em: 15 de Março de 2013, 14:40 »
Falta so falar um pouco sobre a comunidade de cada uma, visto ser um factor igualmente importante na aquisição deste tipo de plataformas.


Cubieboard

De todas a comunidade mais forte é sem duvida a do Cubieboard.

É uma board que foi feito com recurso a crowdfunding logo antes de existir já tinha muito suporte e potenciais utilizadores.

Existem um grande numero de distros de linux disponíveis o que mostra a existência de uma comunidade a trabalhar para ela.


Olinuxino

A comunidade da Olinuxino está quase toda concentrada do Forum da Olimex.

Cheguei a recorrer a ajuda no forum e consegui logo obter ajuda para resolver o meu problema.

O Ubuntu que estou a correr foi compilado por um user de lá e a própria Olimex vai lançando artigos - por exemplo: http://olimex.wordpress.com/2013/03/13/mame4droid-is-running-on-a13-olinuxino/


Beaglebone

Tem uma comunidade forte vinda já da BeagleBoard. Não podemos esquecer a Beaglebone é vendida pela TI.

Existem artigos da Make, blog posts, google groups e está planeado um livro.

Algumas empresas fizeram também shields para ligar à beaglebone, à semelhança do que existe para Arduino, mas são um pouco overpriced.


Um pouco à parte, isto devia ter ficado no primeiro post: A board com a melhor qualidade de construção é sem duvida a Beaglebone.

Não estou a dizer que os outros sejam maus, mas olha-se para o PCB da Beagle e é de qualidade bastante superior.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #5 em: 15 de Março de 2013, 16:27 »

Ainda em relação à Beaglebone:


Uma das desvantagens desta board é a falta de HDMI, não ter NAND flash e o preço.

No entanto está a ser planeado o lançamento de uma nova Beaglebone, a BeagleBone Black:





Para ver a lista total de features, circuito e BOM: https://github.com/CircuitCo/-BeagleBone-Black-RevA5

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #6 em: 15 de Março de 2013, 16:33 »
Aproveito para perguntar o seguinte,

tou a fazer um trabalho que consiste basicamente num webservidor mas que tenciono ligar a uma pen 3g porque o local de instalação não tem infra estrutura fisica para internet.

Pelo que procurei encontrei informação logo para o raspberry pi que pretendo utilizar para validar o conceito... no futuro para eu colocar a pen 3g a funcionar numa dessas boards é muito complicado?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #7 em: 15 de Março de 2013, 16:44 »
Com sorte, é uma questão de sudo apt-get install, se não terás de perder ai 10 minutos.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #8 em: 15 de Março de 2013, 16:49 »
10 min a fazer o quê?

pelo que vi no raspberry nem todas as pen dão :\ queria perceber por onde me terei que me guiar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #9 em: 15 de Março de 2013, 16:58 »
Tenho que dizer ao Gala para aqui passar, ele é que entendido dessas aventuras.
Avr fanboy

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #10 em: 15 de Março de 2013, 21:22 »
Um problema que podes ter na RPi é o teu transformador não aguentar tanto periférico... Aqui na minha Pi, não consigo ter uma pen usb e adaptador wifi ao mesmo tempo, nem arranca.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #11 em: 15 de Março de 2013, 21:24 »
Isso tem um poly fuse(no caso das RPi), de 270mA se não estou em erro, solução miserável é meter-lhe um fio, acabou-se o limite do corrente.
Avr fanboy

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #12 em: 15 de Março de 2013, 21:38 »
ora bem, uma solução para ter 3G na RPi:

Código: [Seleccione]
sudo apt-get install ppp isc-dhcp-server usb-modeswitch -y
wget http://users.abo.fi/fjansson/blog/sakis3g.gz (o site do sakis3g está offline, mas há uma cópia local aqui)
gunzip sakis3g.gz
chmod +x sakis3g
./sakis3g

o problema da alimentação pode ser eventualmente colmatado com um hub USB com alimentação.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #13 em: 15 de Março de 2013, 22:45 »

Heheh... já tão a falar do RPi neste thread? :)

Ainda não dei com nenhum limite de corrente no Cubieboard, mas aquilo tem de ter corrente suficiente para um Disco Sata de 3,5" funcionar.

É recomendado 5V 2A na fonte de alimentação.


As pen 3G costumam ser manhosas, por vezes os operadores escolhem chipsets jurássicos.

No entanto o suporte em Android costuma ser muito bom, para a Cubieboard e o Olinuxino.

Offline mqueiros

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Olinuxino A13 + Beaglebone A6 + Cubieboard
« Responder #14 em: 17 de Março de 2013, 00:39 »

Depois do grande sucesso do Raspberry PI surgiram diversas boards no mercado baseadas em SOCs ARM num grande leque de configurações.

Como sei que aqui no forum há utilizadores do Raspberry PI mas como há pouca informação sobre a "concorrência" decidi criar este tópico para mostrar ao forum as 3 boards que tenho e falar um pouco sobre elas.

Obrigado pelas informações! Já tenho um RPi e tenha estado a pensar em comprar um cubieboard, mas pelos vistos os representantes da board na europa não tem nenhum em stock... pelo menos da ultima vez que verifiquei. Alguém conhece mais algum fornecedor na europa ?