collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Lisbon Maker Faire 2015  (Lida 39687 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #30 em: 30 de Maio de 2015, 00:08 »
Boas :)

 Criar uma ideia para pessoas com alguma deficiência é positivo não vejo o porque de estar a entrar na área da saúde.

Penso que algumas ideias são uma grande ajuda para ultrapassar barreiras.

O problema é que cada pessoa precisa de viver com a sua deficiência de uma forma normal.
Imaginem um invisual andar com uma bengala com três ultra sónicos  uma bateria um arduino isso podia facilitar um pouco a sua vida mas por outro lado vinha também ser alvo de alguma curiosidade e até de gozo.

As  ideias são validas em todas as áreas respeitando sempre todas as normas.
Muitas das vezes são criadas ideias , porque a universidade tem de ter resultados e com isso ir buscar mais umas massas :(

Podemos escolher uma pessoa e com ela discutir essas ideias assim temos a certeza que  vai ser um projecto  valido e útil ;)

Já tenho uma lista de nomes só me falta o Gervásio ;D ;D ;D     

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #31 em: 30 de Maio de 2015, 00:32 »
n vou ser pessimista, mas nem num jantar o pessoal comparece e vao participar num projecto colectivo e trabalhar à distancia?.. ideias alguns dao, criticar vao ser mais ::), mas depois na hora de trabalhar (n digo que n ha pessoal que possa perder/despender horas em projectos dos outros, mas já é complicado tratar dos nossos projectos qto mais dos outros... ), mas co sugerias para realizar o trabalho colectivo? (onde ja é complicado arranjar uma ideia onde todos concordem)

(acho que o pessoal devia inscrever-se pagando uns dinheiros e o dinheiro retornava caso o trabalho do mm justificasse o seu empenho no projecto, assim filtrava-se logo o pessoal com real intençao de entrar no projecto e filtrar os pseudo voluntarios que só dizem "sim alinho" só pra ficarem bem na fotografia)
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 00:36 por Hugu »

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #32 em: 30 de Maio de 2015, 01:12 »
Podes apresentar as tuas ideias ?
Dinheiro para as inscrições isso então  ;D ;D ;D
Tens algum projecto individual que se destaque?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #33 em: 30 de Maio de 2015, 02:05 »
Ainda estou na fase dos invisuais, acredito ser uma área a explorar porque existem muitas variantes em que nós conseguimos VER e até por em prática, coisa que para a maioria das pessoas teriam uma visão mais restringida do que poderia ser feito.

Consideraria um PAP interna, não um concurso, mas tirar partido dos conhecimentos que o pessoal daqui tem para o desenvolvimento de um protótipo.

O resultado seria apresentado nesta feira com o logo da LR (se os moderadores estiverem de acordo) e será apenas didáctico, sem fins lucrativos ou outros interesses.

ps: o problema de se construir algo nunca foi financeiro, mais falta de tempo ou vontade.
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 02:29 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #34 em: 31 de Maio de 2015, 00:55 »
ideias n faltam e quase podia citar varias, mas ainda n entendi qual é o tema ou a vertente obrigatoria?
(para conseguir pôr o pessoal motivado e a fazer algo é preciso incentivá-lo de alguma forma)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #35 em: 31 de Maio de 2015, 14:09 »
RECONHECIMENTO

Minha ideia, apresentar um protótipo nascido e criado através da comunidade LusoRobótica.
Usar uma T-shirt com o seu Logo e uma placa no stand com os patrocinadores e nick dos users que contribuíram (além do logo).

É de meu interesse divulgar esta comunidade que parece distante e não reconhecida devidamente pela comunicação social.
Motivo, a ausência de resultados e utilidade para que possa ser consultada devido a um mérito. (ser útil)

O que proponho em termos de protótipo seria:

- Um raspberry B+ Falta
- Uma camera para o raspberry Falta
- Um medidor de distâncias Falta
- Bateria e controlador dela Falta
- Uma matriz de solenoides + drives (como as usadas nas impressoras matriciais) Falta (mas posso improvisar)
- Vários (PCBs, componentes, óculos opacos, t-shirt, e pouco mais) OK
- Inscrição OK

Tenho uma iniciativa, vontade e tempo, até à data é concretizável, mas não depende unicamente de mim para atingir este objectivo.
Por isso venho por este meio pedir que me acompanhem, se estiverem interessados ou acharem que podem contribuir de alguma forma.

ps: aceitam-se novas ideias
ps2: não aceito dinheiro
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 15:47 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #36 em: 31 de Maio de 2015, 20:35 »
Posso contribuir com itens/componentes para o projecto, mas quero publicidade ou retorno directo ou indirecto pois os itens n me nascem na horta  8)

ps2: não aceito dinheiro
aceitas ovos pela ps2?!  ::)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #37 em: 31 de Maio de 2015, 21:03 »
Ó dropes, não percebi qual é a tua ideia... é construir exactamente o quê?

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #38 em: 31 de Maio de 2015, 21:29 »
Boas :)

@dropes é grande a tua coragem! pois não vai ser fácil.
Acredito que tenhas um bom projecto, vai ser preciso ultrapassar varias barreiras a primeira é a responsabilidade de representar esta comunidade LR outra é passar no crivo da selecção de projectos da Maker Faire etc etc.
Tens o meu apoio ;)


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #39 em: 31 de Maio de 2015, 21:39 »
Posso contribuir com itens/componentes para o projecto, mas quero publicidade ou retorno directo ou indirecto pois os itens n me nascem na horta  8)

ps2: não aceito dinheiro
aceitas ovos pela ps2?!  ::)

1º Hugu... no caso do raspberry e camera P/B posso muito bem devolver assim como tudo o que me for exigido de volta, ou pago e fico com o material, depende do critério de cada um.

2º Não tenho nenhuma ps2, apenas uma PSP pra venda... estou a tentar fazer algo sério neste evento por isso nada de gracinhas  ;D

Ó dropes, não percebi qual é a tua ideia... é construir exactamente o quê?

Direcionada aos invisuais.

Minha ideia explicada por alto à uns posts atrás é uma matriz de solenoides que se coloca no topo da mão, havendo controle individual de cada solenoide para que faça pressão de acordo com a imagem capturada e pelo medidor de distâncias.

O dispositivo seria uma peça única, em que se vai apontando a mão para vários locais enquanto é feita a captura de imagem, o medidor de distâncias regula apenas a força que os solenoides exercem na pele.

A imagem pode ser tratada resultando em contornos, ou usada directamente, ainda é um caso para se ver qual a mais eficaz.

Fico entusiasmado só de saber que pode funcionar, e alguém que apenas imagina o que está ao seu redor consegui "sentir" sem lhe tocar acho incrível, prontos, lá está o meu incentivo ;)

@josecarlos, obrigado  :)


last edit: Agora que falaste na representação da LR fiquei a reflectir um bocado, sem autorização dos moderadores não o posso nem devo fazer, se bem que estou disposto a dar a cara e discursar se for necessário, fica sempre bem estarmos confortáveis naquilo que vamos apresentar e defender o produto.
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 22:00 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #40 em: 01 de Junho de 2015, 01:38 »
Ah, ok, não tinha percebido que te estavas a referir ao projecto lá atrás.
Então para inspiração:
http://www.fastcodesign.com/3021522/innovation-by-design/mit-invents-a-shapeshifting-display-you-can-reach-through-and-touch

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #41 em: 01 de Junho de 2015, 02:23 »
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #42 em: 01 de Junho de 2015, 14:09 »
MIT VS Dropes hehehe

Senso:
"Provando a luz: Dispositivo Deixa the Blind "Veja" com suas línguas"
- Impulsos eléctricos na língua... pois
- US $10.000 por máquina
- "Muitas pessoas que adquiriram a cegueira estão desesperados para conseguir sua visão de volta"
- 15 minutos de uso do dispositivo, as pessoas cegas podem começar a interpretar a informação espacial através do BrainPort
(Ela se torna uma tarefa de aprendizagem)

Compreendo que haja um tempo para adaptação, seja que dispositivo for.

"O desafio da visão reverificação
Wicab está trabalhando com a Universidade de UPMC Eye Center de Pittsburgh Medical Center para mais testes sobre BrainPort. Optometrista Amy Nau irá testá-lo, juntamente com outros dispositivos artificiais, como chips de implantes de retina e corticais, a fim de desenvolver critérios para monitorar o progresso de visão artificial."


Visto desta forma parece-me algo extremamente complexo, em que universidades TOP e laboratórios de estudos se unem para criar um aparelho credível, o preço resultante é associado ao gasto na sua investigação, comparado ao que pretendo fazer sem qualquer fundo parece uma anedota, daí pedir apoios a este fórum e alguma credibilidade.

Eu pelas pessoas que me conhecem, sou inventor, gosto de fazer engenhocas e principalmente de criar coisas ainda não inventadas, parto do desconhecido com uma ideia em mente e vou resolvendo soluções com o seu progresso, problemas existe em tudo, tirando nos kits e na versão copy/past que é previsível o resultado.

Quero dar ao mundo a minha ideia e promover a LusoRobótica, estarei a pedir muito ?!
Não quero agradecimentos nem muros, apenas que acreditem em mim, este é o momento.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #43 em: 01 de Junho de 2015, 15:44 »
Pelo menos no que me diz respeito, a tua credibilidade e capacidades nunca estiveram em causa :)

Quanto a representares o fórum, deixa lá isso e representa-te a ti mesmo. O projecto em que uma (ou 2) pessoa faz quase tudo não representa um colectivo; vai mas é em teu nome e recolhe todos os louros que te cabem!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #44 em: 01 de Junho de 2015, 18:33 »
Não seria a 1ª vez que faria um trabalho respeitante a 3 ou mesmo 4 pessoas e não entrava como participante sequer.
(Não me estou a referir a projectos dentro da G7)

Ao ver na televisão o evento Mini.MakeFaire de 2014 fiquei expectante de ver o logo mesmo que pequenino da LR, ora se é uma feira dedicada à electrónica e mecânica então estamos lá de certeza, deveras que fiquei triste com isso... e nem sequer sou moderador aqui, entretanto aprecio bastante os trabalhos que vão aparecendo e o que o pessoal anda a construir, resumindo, gosto desta "comunidade".

Não procuro louros (mais louras), continuando LoL epá se somos uma comunidade acho que nos devíamos unir para apresentar uma porcaria qualquer, é que começa a parecer uma useless box este fórum, com o devido respeito.

Hoje foi mais um dia em que não estive dedicado ao projecto em mente, quando faço algo e tenho tempo para isso fico o dia todo concentrado nele, quem me conhece sabe que funciono assim, sou capaz de fazer um projecto electrónico de raiz incluindo manual num único dia, neste momento estou desempregado e podia aproveitar esse tempo... whatever.

Até agora só o Hugo se mostrou disponível para me ajudar, é um Homem com tomates, digo isto porque conheço-o desde a abertura da G7, mesmo sem lucros e com discussões à mistura tem conseguido manter a "loja" aberta, aprecio isso nele, é de confiança absoluta apesar da sua teimosia que faz a G7 não ter melhores resultados e os colaboradores perderem o entusiasmo rapidamente (sem ofensa), de resto considero-o uma pessoa em que posso contar mesmo sem o conhecer pessoalmente.

Pelo que tenho visto, aquilo vai ser uma feira de 3D Printers montadas em kit ou compradas já feitas, passámos das CNCs para isto, vai ser giro vai...

Hoje é 2ª, por isso espero até ao final da semana...

Obrigado @Njay, vamos falando  :)