collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?  (Lida 5125 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« em: 04 de Maio de 2016, 18:49 »
Uma pergunta tvz um pouco estupida mas... ha maneira de criar uma lampada de leds que permita usar em linhas 230VAC ou 12DC em simultaneo e em modo automatico ou entao conseguir criar alguma electronica que detecte uma fonte ou outra e esta comutar em segurança entre uma e outra e acender a lampada/os leds respectivos caso seja uma lampada twin?  ???

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2016, 19:44 »
Assim duma maneira rápida:
Os LEDs funcionam em DC portanto ou baixas os 230 e rectificas ou sobes os 12, ou ainda as duas coisas dependendo da queda de tensão total dois LEDs. A comutação é usar um sistema idêntico ao das lâmpadas de emergência, se não me engano é com um par de MOSFETs e mais alguns passivos, é uma questão de procurar no google

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2016, 18:56 »
Bem a ideia era ter uma instalação electrica e cabelagem partilhada, ou seja, tenho um sistema solar a fornecer 12DC para a rede electrica com meia duzia de lampadas de leds (prototipo e apenas rede para a iluminação num barraco), e quando deixasse de ter carga do sistema fotovoltaico ou do banco de baterias, a rede electrica do barraco mudaria para os 230VAC nas lampadas e estas comutariam internamente tb para funcionarem no sistema 230VAC.. E continuaria nos 230VAC enquanto, por exemplo, o banco de baterias nao fosse rearmado manualmente ou quando as baterias ja tivessem uma cerca carga carregada.

A ideia era criar lampadas que funcionasse em ambos ambientes em modo automatico/alternancia, e evitar ter duas redes de iluminação ou ter de desconectar lampadas proprias pra cada sistema.

Nessas lampadas/lanternas ou sistemas de quebra de energia, usam baterias internamente pra depois activar iluminação secundaria (pelo menos desconheço outro sistema dif.)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2016, 19:11 »
Mas queres usar lâmpadas de 12VDC ou lâmpadas de 230VAC?

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2016, 19:33 »
Mas queres usar lâmpadas de 12VDC ou lâmpadas de 230VAC?

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk

nem uma nem outra, quero eu mesmo criar as minhas proprias lampadas :P

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2016, 19:40 »
Reformulando....
Qual a tensão final que pretendes nas lâmpadas

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2016, 21:23 »
Reformulando....
Qual a tensão final que pretendes nas lâmpadas

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk
230VAC ou 12DC :P

Nao ha aparelhos que tens um selector onde podes escolher 230VAC ou 110VAC, caso uses o aparelho na europa ou nos estados unidos? queria  mm coisa para as lampadas, mas esse selector que fosse em automatico ou em twin, estilo duas lampadas diferentes numa mesma só.
« Última modificação: 05 de Maio de 2016, 21:26 por Hugu »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2016, 21:39 »
Hugo não estarás a complicar?
Se tens baterias, de onde vem a alimentação para as lâmpadas de 12v, porque não pores nesse próprio sitio um comutador com uma fonte de alimentação 12v que actue quando detectares que as baterias estão com pouca carga, tipo UPS.
PDI

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2016, 21:43 »
N percebestes, qual a queda de tensão que planeias ter nos led's, para perceber qual a alimentação "principal".

Reposta simples automática e sem electrónica, um relé com bobine 230VAc e dois contactos inversores. Usa um contacto em normalmente fechado para controlar a alimentação a partir da bateria e o outro contacto em normalmente aberto para alimentar o circuito a partir da rede, quando tens presente alimentação da rede o relé atraca e fecha o contacto da rede para o controlador da lâmpada, quando não existe alimentação da rede o relé está desatracado e permite a alimentação a partir da bateria.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2016, 22:22 »
Hugo não estarás a complicar?
Se tens baterias, de onde vem a alimentação para as lâmpadas de 12v, porque não pores nesse próprio sitio um comutador com uma fonte de alimentação 12v que actue quando detectares que as baterias estão com pouca carga, tipo UPS.
nao entendi...e porque é que estou a complicar? eu nao tenho um problema pra resolver, eu quero apenas criar um produto diferente, uma lampada que funciona tanto para 230VAC como para 12DC, plug-and-play sem fazer nada :)

teria de arranjar maneira de o circuito interno da lampada conseguir detectar se o input é de 230VAC ou 12Volts e o mesmo seleccionar o respectivo circuito de alimentação dos leds da lampada em automatico. Tudo com com a solução compacta, eficiente e mais barata possivel.
« Última modificação: 05 de Maio de 2016, 22:38 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2016, 22:43 »



@artur36: o relé seria apenas uma parte.. e depois tinha para os leds uma saida a 230VAC ou 12V com o mm circuito? ou tinha de meter inversoras dentro das lampadas?  ::)
mas um relé de 2 estados tb nao funcionaria e certo que iria fazer estoirar mta coisa, teria de arranjar maneira de pelo menos ter 3 estados, 230VAC to zero to 12V ou 12V to zero to 230VAC, teria de evitar arcos electricos logo só com contactores...e como é que vou meter contactor dentro duma lampada? :/

Desculpa lá mas n percebi nada disto....
Como disse assumo lâmpadas de 12V (ainda não disseste ao certo o que queres usar), para essas lâmpadas precisarás sempre de um circuito abaixador de tensão e rectificador na alimentação da rede, todo esse circuito está alimentado da rede através de um contacto inversor (contacto que pode ser normalmente aberto ou normalmente fechado, penso que saibas a diferença, senão avisa que explico) normalmente aberto. No caso da bateria uma vez que disponíbiliza já os 12v não precisas de mais electrónica e ligas através do outro contacto independente em normalmente fechado.
Ligas a bobine do relé directamente à rede e assim que existir tensão na rede o relé atraca e alimenta as lâmpadas através do contacto normalmente aberto, caso não existe tensão na rede a lâmpada é alimentada pelo contacto normalmente fechado.
Como os contactos são independentes e na transição os dois contactos estão desconectados à partida não terás mistura das alimentações (assumindo a carga como não inductiva).
Quanto aos arcos eléctricos dentro do relé não sei se serão possíveis ou não, só confirmando as especificações, de qualquer das maneiras é fazer o relé comutar nos dos contactos 12VDC (na alimentação da rede passaria a ser após a rectificação) e referenciados ao mesmo valor.

Isto podes usar um único "dispositivo" para toda a instalação a partir do quadro e distribuindo pelas várias lâmpadas apenas uma linha de 12VDC

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Lâmpada de LEDs para 230VAC e 12DC?
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2016, 23:17 »
Bem a ideia era ter uma instalação electrica e cabelagem partilhada, ou seja, tenho um sistema solar a fornecer 12DC para a rede electrica com meia duzia de lampadas de leds (prototipo e apenas rede para a iluminação num barraco), e quando deixasse de ter carga do sistema fotovoltaico ou do banco de baterias, a rede electrica do barraco mudaria para os 230VAC nas lampadas e estas comutariam internamente tb para funcionarem no sistema 230VAC.. E continuaria nos 230VAC enquanto, por exemplo, o banco de baterias nao fosse rearmado manualmente ou quando as baterias ja tivessem uma cerca carga carregada.

Hugo o que falei foi em relação a essa citação, já vi reles temporizados que são alimentados tanto por 12v DC como por 220v AC sem ser preciso fazer nada e ligando nos mesmos bornes, por isso acredito que seja possível mas não económico.
PDI