collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio  (Lida 4245 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rezzmk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« em: 23 de Julho de 2016, 00:08 »
Ola pessoal, este e o meu primeiro post neste forum, apesar de ja o ler a algum tempo.

Podem-me aconselhar um Motor Shield para estes motores? tenho 2.

http://www.ptrobotics.com/dc-com-engrenagens/1227-50-1-metal-gearmotor-37dx54l-mm.html?search_query=37d&results=8

Pelo que percebo eles funcionam a 12V e 5A.

O meu problema e que queimei um shield da adafruit, esquecendo-me completamente que a amperagem tambem conta.

PS: Desculpem a falta de acentos, escrevo de um teclado com layout US.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2016, 00:44 »
Na minha opiniao,
o que esta errado com o "shield" nao a capacidade dos Amperes, mas talvez nao ter proteccao contra sobrecorrentes ou aquecimento.

Key specs at 12 V: 200 RPM and 300 mA free-run, 170 oz-in (12 kg-cm) and 5 A stall.

O motor normalmente trabalha a 300 mA sem carga.

Stall e' quando ele esta bloqueado e esta especificado para consumir essa corrente maxima.

Como o teu robot nao vai ter as rodas em Stall, entao o driver do motor deve aguentar nominalmente correntes ate 5A.. mas podes medir quando ele te consome.
Os drivers aguentam picos, teras de ver as especificacoes, que podem aplicar no arranque do motor.

5A ja requer um driver consideravel, mas talvez te safes com um de 2A de pico(dado que o free run e' 300mA).
Convem ele desligar-se com a temperatura e ter dissipador.


Offline rezzmk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2016, 01:06 »
Na minha opiniao,
o que esta errado com o "shield" nao a capacidade dos Amperes, mas talvez nao ter proteccao contra sobrecorrentes ou aquecimento.

Key specs at 12 V: 200 RPM and 300 mA free-run, 170 oz-in (12 kg-cm) and 5 A stall.

O motor normalmente trabalha a 300 mA sem carga.

Stall e' quando ele esta bloqueado e esta especificado para consumir essa corrente maxima.

Como o teu robot nao vai ter as rodas em Stall, entao o driver do motor deve aguentar nominalmente correntes ate 5A.. mas podes medir quando ele te consome.
Os drivers aguentam picos, teras de ver as especificacoes, que podem aplicar no arranque do motor.

5A ja requer um driver consideravel, mas talvez te safes com um de 2A de pico(dado que o free run e' 300mA).
Convem ele desligar-se com a temperatura e ter dissipador.

Entendido, no entanto o shield que tinha ardeu, sei que estava muito quente porque toquei-lhe, mas nunca pensei que fosse arder .

Entao arranjo um Heatsink num driver normal ou compro um driver melhor que aguente os 3A certo?

Obrigado.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2016, 15:43 »
O próprio shield do motor tem de suportar estes 5A (e não 3A), se foi construído para menor corrente então não basta colocar uns dissipadores, existem muitas coisas a considerar quando se desenha um circuito para maiores correntes, como os componentes, pistas, protecções, etc...

Se o shield levar um L298N suporta até 4A o que é insuficiente, mas poderá ser ser ajustada a corrente máxima pelo RSense de forma a que não ultrapasse os 4A com o motor bloqueado.

Acho estranho que a ponte tenha avariado, quase todos os ICs têm protecções sobre aquecimento, qual foi a que usaste?

Offline rezzmk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2016, 16:11 »
O próprio shield do motor tem de suportar estes 5A (e não 3A), se foi construído para menor corrente então não basta colocar uns dissipadores, existem muitas coisas a considerar quando se desenha um circuito para maiores correntes, como os componentes, pistas, protecções, etc...

Se o shield levar um L298N suporta até 4A o que é insuficiente, mas poderá ser ser ajustada a corrente máxima pelo RSense de forma a que não ultrapasse os 4A com o motor bloqueado.

Acho estranho que a ponte tenha avariado, quase todos os ICs têm protecções sobre aquecimento, qual foi a que usaste?

Usei um destes http://playground.arduino.cc/Main/AdafruitMotorShield , basicamente a versao antiga do atual motor shield da afafruit.

Tenho um dos novos tambem, mas ele sobreaquece e os motores param.

Com o que ardeu, os motores continuaram a funcionar ate um dos chips arderem. Tive sorte ate porque tinha a bateria Li-po relativamente perto.

Sera que este shield funcionaria sem problemas? http://www.ptrobotics.com/motor/1531-pololu-dual-vnh5019-motor-driver-shield-for-arduino.html?search_query=Vnh&results=4


Obrigado antes de mais.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2016, 20:23 »
Output Current 1A Per Channel (600mA for L293D)
De 600mA a 5A pouco falta eheh

Sera que este shield funcionaria sem problemas? http://www.ptrobotics.com/motor/1531-pololu-dual-vnh5019-motor-driver-shield-for-arduino.html?search_query=Vnh&results=4
Posso garantir com toda a certeza que esse funcionaria bem, não é todos os dias que se encontram pontes a 53,01€
continuous 12 A (30 A peak) per motor

O mais barato 9,59 €: http://www.ptrobotics.com/motor/2341-itead-l298-dual-h-bridge-motor-driver.html
Outras versões: http://www.ptrobotics.com/pesquisa?controller=search&orderby=position&orderway=desc&search_query=l298&submit_search=

Offline rezzmk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Que motor shield devo comprar. Sou novato / intermedio
« Responder #6 em: 23 de Julho de 2016, 20:28 »
Ok, muito obrigado pelas respostas, quanto tiver algo que se veja meto aqui no forum, penso que as ideias que tenho para o projeto final sejam interessantes.