collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Qual aconselham? [Dev Boards]  (Lida 5630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Qual aconselham? [Dev Boards]
« em: 07 de Outubro de 2016, 22:16 »
Alguém tem alguma destas Dev Boards?

1) Altera MAX10 FPGA Development Board
2) Analog Devices ADICUP360 development kit plus sensor shields bundle
3) Atmel ARM SAMA5D2 Kit MRLB
4) Cypress EZ-PD Protocol Analyzer - USB Type C
5) Digi XBee S2D ZigBee Zigbee Mesh Kit
6) Infineon EvalM11302EvalM10584 Development Tool
7) Intel Joule 570x Developer Kit w/Expansion Brd
8) Maxim ARM mbed Enabled Development Platform for MAX32600
9) Microchip Explorer 16-32 Development Board
10) NXP FRDM-KW24D512 Freedom Development Board
11) On Semi DVK-BASE-2-GEVK Evaluation Kit plus ADD-ON KIT FOR DVK-2
12) Sensirion Evaluation Kit EK-H4
13) Silicon Labs Mighty Gecko Mesh Development Kit
14) STMicro 32F769IDISCOVERY Discovery Kit
15) Texas Instruments CC1350 LaunchPad


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #1 em: 07 de Outubro de 2016, 23:22 »
Sao todas diferentes e p objectivos distintos.

O q eh q tu realmente pretendes atingir ?

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #2 em: 12 de Outubro de 2016, 00:42 »
Boa pergunta porque a programação não é coisa que faça ou que venha algum dia fazer. Mas se me fossem oferecer alguma desta boards, qual escolhiam? Só para tentar perceber qual é a mais favorita ou desejável aqui entre o pessoal.

Quem sabe, usá-la como troca de algum serviço que venha a precisar. :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2016, 10:29 »
Isso e' um bocado estranho e nao faz sentido em relacao ao proposito que uma "dev board" foi criada.

As dev board, placas de desenvolvimento, servem para serem usadas quando se tem em vista a futura utilizacao de um componente / plataforma especifica.
As vezes tambem chamadas de "demo boards" porque pretendem demostrar uma aplicacao de determinado componente.

Como diz o Sena:

Sao todas diferentes e p objectivos distintos.


Existe uma quote (erroneamente atribuida ao livro Alice no Pais das Maravilhas)
"If you don’t know where you’re going, any road will take you there." - George Harrison - Any Road

Mas se me fossem oferecer alguma desta boards, qual escolhiam?
Só para tentar perceber qual é a mais favorita ou desejável aqui entre o pessoal.
Quem sabe, usá-la como troca de algum serviço que venha a precisar. :)

Nao conheco ninguem que "colecione" (de proposito) placas de desenvolvimento. Se aceitarem tal objecto como troca em todo o caso e' como aceitar um objecto da "feira da ladra", "e' mais um caco la para casa".

Isto, e na sequencia do meu primeiro ponto, porque o proposito e' usar em algo especifico. Esse algo especifico componente ou plataforma nos dias de hoje, tem um tempo de vida muito curto. Nos ultimos anos os productos desta area tem tido um "tempo de vida" de 1..3 anos ate serem substituidos por algo de novo (do mesmo fabricante).

Por isso mesmo que seja "desejavel" a ti ou a alguem, se alguem precisar de testar essa plataforma especifica, quando fores tirar da gaveta e suprar-lhe o po.. ja estara em fim de vida o producto para o qual essa dev board foi feita.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2016, 20:05 »
Desculpem se a pergunta não faça qualquer sentido para vocês, mas a pergunta é muito simples "Quais das boards escolhiam para vocês?" Easy and simple
Claro que só responde quem quer, mas já vi que as pessoas tendem a responder aquilo que não foi perguntado, a fazer juizos de valor ou a dar conselhos, quando não foram pedidos.
Não pretendo ofender ninguém, mas já dizia a minha avó, se os conselhos fossem bons, ninguém os dava, vendiam-nos! :)

Citar
Nao conheco ninguem que "colecione" (de proposito) placas de desenvolvimento. Se aceitarem tal objecto como troca em todo o caso e' como aceitar um objecto da "feira da ladra", "e' mais um caco la para casa".
Não faz qualquer sentido o que acabaste de dizer! Eu vejo muita gente a fazer troca de objectos novos e a funcionar ou até de coisas não funcionais, só para irem buscar partes funcionais ou que tenham interesse em obter. Porque é que uma troca tem de ser uma troca de cacos velhos? Um troca é como qualquer negócio, se há trocas é porque há interesse e procura em ambos os lados, e é maneira de alguém ceder uma coisa nova ou não, com uso ou não, a alguém que tem interesse e que vai dar uso ou tirar melhor proveito. Claro que o interesse não é só monetário, há quem coleccione coisas por gosto, há quem use para lazer, para trabalhar, há de tudo. E se uma troca ficar mais barato que comprar novo, logo ja é um bom negócio.

A minha avó também dizia, que a cavalo dado não se olhava ao dente, e como falei, tenho a hipotese de arranjar uma board dessas a custo zero e nova, e como o mais provavel é não lhe dar grande utilidade a nenhuma delas, mas se com uma board destas eu conseguir obter algo que me será mais útil, uso-o como objecto de troca e pronto. A minha pergunta foi só para tentar perceber quais delas serão as mais apeteciveis ou que o pessoal usa mais.
 
Mas se as boards são tão inuteis ou que rapidamente ultrapassam de moda então não eram produzidas nem vendidas e pelo que vi, algumas desta lista saem bem caras.
Também não fazia ideia que só se compra por estar na moda ou porque é a ultima versão, se fosse assim ninguém comprava computadores, telemóveis e não é por haver novos telemoveis que os antigos vão deixar de ter utilidade ou deixem de funcionar, não é?

Se a vou ter durante anos na gaveta a apanhar pó, olha paciência, mas também não vou atirá-la para o lixo.

(Se calhar eu percebi mal ou tenha sido mal interpretado, também não quero passar por mal educado ou ingrato por qualquer tipo de conselho adicional, porque acredito que também não deverá ser por maldade.)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2016, 21:20 »
Penso que o objectivo da pergunta terá a ver com saber qual/quais placas "fazer stock" ;)
Eu diria Arduino, esses vendem-se a techies e não-techies, portanto maior mercado :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2016, 21:51 »
Alguém tem alguma destas Dev Boards?

1) Altera MAX10 FPGA Development Board
2) Analog Devices ADICUP360 development kit plus sensor shields bundle
3) Atmel ARM SAMA5D2 Kit MRLB
4) Cypress EZ-PD Protocol Analyzer - USB Type C
5) Digi XBee S2D ZigBee Zigbee Mesh Kit
6) Infineon EvalM11302EvalM10584 Development Tool
7) Intel Joule 570x Developer Kit w/Expansion Brd
8) Maxim ARM mbed Enabled Development Platform for MAX32600
9) Microchip Explorer 16-32 Development Board
10) NXP FRDM-KW24D512 Freedom Development Board
11) On Semi DVK-BASE-2-GEVK Evaluation Kit plus ADD-ON KIT FOR DVK-2
12) Sensirion Evaluation Kit EK-H4
13) Silicon Labs Mighty Gecko Mesh Development Kit
14) STMicro 32F769IDISCOVERY Discovery Kit
15) Texas Instruments CC1350 LaunchPad

Não.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2016, 21:52 »
Tambem acho que nao fui mal educado a ate fui esclarecedor, e ate vou esclarecer melhor :)

Eu nao disse que nao faz sentido para mim,
O que eu escrevi foi "nao faz sentido em relacao ao proposito que uma "dev board" foi criada."

"Quais das boards escolhiam para vocês?" Easy and simple

O que tentei explicar, e' que geralmente essa e' uma escolha que se faz quando se tem um producto (ou aplicacao) em mente e existe a necessidade de fazer a escolha dos componentes que se vao usar. Depois do componente / plataforma escolhido, nessa altura, da jeito ter a dev. board para comecar a trabalhar.
Seria essa que escolheria baseada na escolha anterior.

Repara que na tua lista tens pelo menos 4 areas distintas: Microcontroladores, Wireless, FPGAs, sensores (Sensirion)

Portanto do meu ponto de vista e' dificil ter uma resposta para "mais favorita ou desejável"

Eu vejo muita gente a fazer troca de objectos novos e a funcionar ou até de coisas não funcionais, só para irem buscar partes funcionais ou que tenham interesse em obter. Porque é que uma troca tem de ser uma troca de cacos velhos? Um troca é como qualquer negócio, se há trocas é porque há interesse e procura em ambos os lados, e é maneira de alguém ceder uma coisa nova ou não, com uso ou não, a alguém que tem interesse e que vai dar uso ou tirar melhor proveito. Claro que o interesse não é só monetário, há quem coleccione coisas por gosto, há quem use para lazer, para trabalhar, há de tudo. E se uma troca ficar mais barato que comprar novo, logo ja é um bom negócio.

Dou-te razao desse ponto de vista.
Mas tambem, no que escreves, acho que me das razao do ponto de vista que falava, no sentido que o objecto deixa de ter o proposito inicial para o qual foi criado.

tenho a hipotese de arranjar uma board dessas a custo zero e nova, e como o mais provavel é não lhe dar grande utilidade a nenhuma delas, mas se com uma board destas eu conseguir obter algo que me será mais útil, uso-o como objecto de troca e pronto.

Uma ideia:
Porque nao tentas, usando essa lista ou ainda outros items? tentar procurar alguem que realmente esteja interessado em esse "algo que possas arranjar a custo zero" e combinas um preco com essa pessoa ?
Assim a pessoa que procurava essa board, consegue-a a um preco muito melhor por ti e tu ganhas um valor monetario (provavelmente mais do que uma futura troca).

Aqui no forum costuma haver ppl a comprar boards.
Ainda ha uns meses comprei 2 boards (uma delas semelhante ah que tens listada FRDM-KW24D512)

Assim tinhas um negocio concreto para fazer.


Mas se as boards são tão inuteis ou que rapidamente ultrapassam de moda então não eram produzidas nem vendidas e pelo que vi, algumas desta lista saem bem caras. Também não fazia ideia que só se compra por estar na moda ou porque é a ultima versão, se fosse assim ninguém comprava computadores, telemóveis e não é por haver novos telemoveis que os antigos vão deixar de ter utilidade ou deixem de funcionar, não é?

Vou esclarecer melhor. E corrigir algumas coisas eu proprio disse.
As empresas de ICs criam componentes, para serem usados em productos desenvolvidos/criados por outras empresas (clientes).

Quando a empresa de IC criou o componente, cria tambem como acessorio uma dev/demo board desse componente, para que os interessados em vir a adoptar esse novo producto possam ja comecar a experimentar.

As empresas (clientes) que desenvolvem productos electronicos (desenvolvimento que demore meses a 1..2 anos), na altura de escolher que componentes vao usar, tendem em escolher componentes num estado "new designs" ou "mature" (ou seja, quando o IC esta a ser lancado ou a chegar ah fase madura), isto, porque o componente tem um roadmap (geralmente de varios anos 5.. 10) ate entrar em fim de vida e nao ser produzido mais.
http://www.nxp.com/about/about-nxp/technology-leadership/product-longevity:PRDCT_LONGEVITY_HM
Comecar o desenvolvimento de um producto (que se espera de longo termo de producao) com um componente num estado "mature" sabe-se  ah partida que ele tera um fim de vida nos proximos ~5 anos

Estas escolhas dependem tambem de outros factores racionais ou nao (ver as threads aqui no forum de ARMs VS ATMELs)

O que queria dizer anteriormente com "tempo de vida" (erroneamente chamado assim por mim)
e'que as empresas de ICs, tem lancado muitos novas variantes dos seus componentes ao longo do ano, exemplo:

https://www.renesas.com/en-us/media/products/microcontrollers-microprocessors/rl78/rl78-roadmap-en.gif

E que se calhar num espaco de 1..2..3 anos, essa mesma marca, o outra, podera ja ter um componente mais indicado para a aplicacao que se pretende desenvolver o producto e haja uma escolha mais adequada naquele momento.
(os precos nao costumam variar significativamente entre novo ou estado maduro)

Algumas da dev. boards da tua lista sao caras, mas a maioria hj em dia sao baratas 10€..50€

Por isso, e isto tudo e' na minha opiniao,
a escolha de comprar uma dev. board, deve ser feita no momento em que haja a necessidade e decisao do componente a usar.

Claro que se esquecer-mos isto tudo que disse e considerarmos que estamos no forum lusorobotica e com hobistas,
se o target for "educacao/fins pessoais" entao qualquer uma para aprender qualquer coisa serve em qualquer altura, desde que as ferramentas de desenvolvimento e documentacao ainda existam e estejam funcionais.

Mas isto, se eu quiser ser picuinhas, tambem se aplica no caso hobistas. Por exemplo, quantas versoes oficiais (ja para nao dizer nao oficiais) existem do Arduino?
Por este grafismo:
https://blog.arduino.cc/wp-content/uploads/2013/11/ArduinoEvolution_make.jpg
cerca de 3 novas versoes oficiais por ano.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Qual aconselham? [Dev Boards]
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2016, 22:48 »
Sim entendi, e percebi. São outros assuntos que não o eram do meu objectivo. Não estou a ser irónico!

Se calhar para a próxima tento explicar melhor o objectivo real da pergunta, para assim poder ter as respostas de acordo com o que pretendia saber ou então formular a questão sob a forma de uma votação. Só achei confuso meter como votação sem querer abrir dois tópicos iguais, para cada pergunta.

A pergunta foi simples com o intuito de receber respostas simples: "Eu tenho esta e aquela" ou entao "Eu não tenho nenhuma mas nos proximos tempos ou quando tiver hipoteses, gostava de ter esta ou aquela", sem necessidade de explicar cada uma das escolhas.

Era uma simples sondagem :)