collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Sensor de corrente AC - alternativas?  (Lida 19604 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #15 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:04 »
Os contadores contam kW por hora, não é de consumo instantâneo..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #16 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:27 »
sim, mas as voltas que os discos dão e os tracinhos inscritos nalguns dizem-nos o cossumo por minuto se nos dermos ao trabalho de os contar.

a formula do consumo tambem so dá comsumo instantaneo nao é?

isto nao é 10 A/Segundo?

P=U*I

2400W=230V*I

I = 2400W/230V = 10.4A

Citar
A intensidade I da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ?Q que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo ?t.

    I = lim ? t ? 0 | ? Q | ? t = d Q d t {\displaystyle I=\lim _{\Delta t\to 0}{\frac {|\Delta Q|}{\Delta t}}={\frac {dQ}{dt}}} I=\lim _{{\Delta t\to 0}}{\frac {|\Delta Q|}{\Delta t}}={\frac {dQ}{dt}}

o intervalo de tempo "?t" neste caso nao é um segundo?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #17 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:38 »
Watt por segundo é Joule..
Estás a fazer uma massiva confusão de unidades..
E sim, um motor de 2000Watts pendurado nos 230v AC vai usar +/- 8.7Amps, não entendo o espanto..
Agarra num motor e vê o que diz a chapa..
Tenho lá por casa uma máquina de pressão com um motor de 7hp(1hp = 745.7Watts) ou seja, em Watts (arredondado) são 5220Watts, se fosse de uma fase estavas a olhar para 22.7Amps, como é trifásica tens sensivelmente 7.5Amps por fase.

E amperes não é potência..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #18 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:41 »
nao temos estado a falar de motores mas sim de resistencias de aquecimento de oleo num aquecedor...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #19 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:46 »
E estamos a falar de coisas ideais sem meter Phi's pelo meio :D

Uma resistência é calculo directo porque o factor de potência é 1, logo se tens um aquecedor de 2400Watts e funciona com 230V a corrente que ele vai usar será no máximo 2400/230, como já te disseram.

Se tens dois botões quase de certeza e como é tão comum tens duas resistências lá dentro, dai consumir menos só com um botão ligado.

Se estás a medir 16Amps, provavelmente tens erros nos calculos, mas se não postares aqui uns esquemas de como tens isso ligado e do código que tens a fazer essas contas todas tambem é complicado de te dizer se tens um fio trocado ou se o erro na linha 42 do código ou se estás a ter um overflow numa variável qualquer..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #20 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:53 »
senso nao sou eu que tenho problemas nos calculos de mediçao ;)

como eu disse mais acima e tu confirmaste, o bug ha-de estar numa das variaveis dos calculos.
eu ate apresentei um metodo simples para o DLM confirmar isso atraves de conhecimenti empirico, nem é preciso ir buscar os livros das formulas matematicas para descobrir onde esta o erro. é tudo uma questao de raciocinio logico... ;)

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #21 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:54 »
Desde já agradeço a todos pela contribuição neste tópico, aqui vão as informações todas para que me possam ajudar.

Primeiro, seguem imagens do aquecedor em questão e das medições que fiz com uma pinça amperimétrica. Fotos.
Como se pode ver confirma-se os 10A de corrente em carga máxima.

@senso o esquema que estou a utilizar já o referi mas é igual ao deste site, apenas adaptei o valor da resistência para +/- 23 ohm (duas de 47 ohm em paralelo neste caso) uma vez que o RPI é de 3,3V e não 5V como o arduino.

O código que estou a utilizar é este, tentei comentar algumas linhas para ficar mais claro mas qualquer dúvida eu esclareço.

EDIT: no código provavelmente deveria ter o valor efetivo de bits, ou seja, a leitura menos 512 bits (que é o zero) e não fazer esse cálculo com a voltagem mas o desajuste será muito pequeno e não terá grande influência.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 17:05 por DLM »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #22 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:36 »
Tinhas feito referência que tinhas seguido um tutorial, mas faltou o link que mandaste agora.

O teu código parece-me correto.

Tenho 2 sugestões.
Primeiro verifica que o RPI diz que tens 0A quando não tens carga. Podes ter que dar um jeito no código à constante  "1.66", pois os componentes não são perfeitos (refiro-me às resistências que fazem o divisor de tensão) e se o zero não estiver certo, saem todas as medidas ao lado.

Outra sugestão é ires mexendo na constante resVal até acertares o valor lido com o valor reportado. O que pode estar a acontecer é por causa do comprimento do cabo/qualidade das ligações/tolerância das resistências o valor realmente visto pelo sensor não serem os 23 Ohm, alterando-te a leitura.

Como não mostras a placa onde tens a ADC (MPC3008), fica a chamada de atenção (necessária ou não)  que precisas de condensadores nos 1.66V e junto à ADC, um junto ao pino da alimentação, e outro junto ao VRef. A outra perna do condensador liga à massa (se já tens, esquece ;) )


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #23 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:37 »
A ligação pode ser suposta ser essa, mas podes ter algum erro, posta fotos de como tens tudo montado sff.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #24 em: 25 de Fevereiro de 2017, 12:23 »
Se tiveres o hw OK podes calibrar a medida, desde que esta seja linear (deveria ser), usando este método simples e universal (para "sensores" lineares):

https://lusorobotica.com/index.php?topic=6576.msg85191#msg85191
https://lusorobotica.com/index.php?topic=6576.msg85228#msg85228

Podes usar corrente = 0 e uma corrente "grande" conhecida (como o aquecedor no máximo) para os 2 pontos de calibração.

Atenta à tolerância da pinça amperimétrica. Existe uma variação tanto na resistência como já aqui alguém referiu como na tensão de alimentação do RPI (estás a tirar uma medida absoluta e não raciométrica), mas com o método de calibração que deixei acima estas "incertezas" "desaparecem" (assim como qualquer offset que o sensor tenha, se for constante), e desde que não sofram alterações durante o funcionamento (a resistência não deverá sofrer, já a tensão de alimentação pode alterar-se um pouquinho, mas podes calcular esse impacto para saber se é relevante na tua aplicação) a calibração será sempre válida.

Se fosse em Arduino existe uma função que faz a interpolação linear, útil exactamente para estes casos, "map": https://www.arduino.cc/en/Reference/Map
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 12:28 por Njay »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #25 em: 25 de Fevereiro de 2017, 12:54 »
ora bem, parece-me que so o njay entendeu a minha má pratica empirica, tanto que redirecionou o debate para um post dele em que traduz matematicamente aquilo que eu disse no inicio quando alguem se lembrou de fazer mediçoes de outras coisas para tentar provar que a tinha maior...

e já agora tambem quero agradecer por terem feito o que pedi que foi ajudar o DLM na questao "bugosa" que lhe estar a dar dores de cabeça e eventualmente do braço, pois...

indo para off-topic que nao o será, em vez de andarem ai a pensarem que perdi o pirulito nao é mais utili para todos tentarmos ajudar quem pede ajuda mesmo que à luz de algumas "luminarias" pareca-mos bacocos?

deveria-se fazer mais "brainstorms" neste "cantinho à beira mar plantado"...


Uma coisa aprendi a trabalhar em electronica Senso. é que é preciso ter sempre bom senso e nunca supor nada.
Na electronica as coisas sao sempre exactas, nao é "suposto" ser isto ou aquilo mas sim é "provavel" com base no que sabemos do circuito que faça isto ou aquilo.

Peço desculpa ao autor do topico, mas às vezes nao perco pirulitos, apenas me limito a devolver a acidez com que me tratam.

Tirando isso estamos todos bem. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #26 em: 27 de Fevereiro de 2017, 17:04 »
Aqui ficam as novas atualizações, entretanto também já corrigi o programa para calcular a diferença de bits e só depois converter os bits em volts mas como esperado os valores não alteraram significativamente.

Primeiro verifica que o RPI diz que tens 0A quando não tens carga. Podes ter que dar um jeito no código à constante  "1.66", pois os componentes não são perfeitos (refiro-me às resistências que fazem o divisor de tensão) e se o zero não estiver certo, saem todas as medidas ao lado.
O zero não está certo, confirmei agora e com o aquecedor desligado tenho 516 o que dá 0,01V (0,61A) por isso não me parece que seja por aí.

Outra sugestão é ires mexendo na constante resVal até acertares o valor lido com o valor reportado. O que pode estar a acontecer é por causa do comprimento do cabo/qualidade das ligações/tolerância das resistências o valor realmente visto pelo sensor não serem os 23 Ohm, alterando-te a leitura.
Efetivamente se alterar o valor para 33 Ohm (no programa e não no circuito!!! Nota: só experimentei este valor) os valores obtidos já são muito próximos do suposto com 10,9A medidos para o aquecedor no máximo quando o valor teórico são 10,4A.
Mas assim não estarei a "aldrabar" a coisa? Terei de testar com outro tipo de equipamento para despistar.

Como não mostras a placa onde tens a ADC (MPC3008), fica a chamada de atenção (necessária ou não)  que precisas de condensadores nos 1.66V e junto à ADC, um junto ao pino da alimentação, e outro junto ao VRef. A outra perna do condensador liga à massa (se já tens, esquece ;) )
Só inclui o condensador recomendado no circuito que me baseei, que penso que seja o que dizes VRef e ligado à massa.
Sugeres incluir mais 2? Com que objetivo?

A ligação pode ser suposta ser essa, mas podes ter algum erro, posta fotos de como tens tudo montado sff.
Segue o circuito montado: foto.

EDIT: Não tive tempo mas vou também ler o tópico que o Njay mencionou e seguir as indicações dadas e voltarei a reportar aqui os resultados!
Obrigado a todos pela contribuição mais uma vez.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2017, 17:07 por DLM »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #27 em: 27 de Fevereiro de 2017, 17:31 »
LOL.
Já sei onde está o erro, podes deixar os 33 (ou mais corretamente devia ser 32,5)  :D

A ver quem mais chega lá, fica uma dica:
23 Ohm (resitência lá metida) * SQRT(2) = 33 Ohm (valor que dá resultados certos)

Desculpa não dizer nada, mas assim a ver se o povo puxa pela cabeça. Se ninguém descobrir entretanto amanha eu revelo a origem do mesmo.

Os condensadores é para ajudar a estabilizar as tensões. Um bit são 3.3V/1023= 3mV. Com fios compridos como os que tens são excelentes antenas para apanhar interferências (wifi, telemóveis, bluetooth, rádios, etc) e vão gerar ruido que te faz flutuar as leituras. Com uns condensadores reduzes esse ruido.
No teu caso metia um cerâmico de 100nf entre as duas pistas de alimentação da breadboard (o Vref está o suficientemente perto do Vdd).
E encurta o fio que liga do sensor ao ADC (fio laranja).

Podes também compensar o zero de forma fácil: ligas o ponto do divisor resistivo (onde está o condensador) a uma das outras entradas do ADC (como assim tens 8 e só estás a usar 1), fazes uma leitura ou um par delas para fazer média, e usas esse valor como o zero (que é efetivamente :P )
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2017, 17:35 por jm_araujo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #28 em: 01 de Março de 2017, 03:39 »
Ja agora o que é o burden voltage ou resistencia burden?

Usar uma resistencia burden de 18/22ohms para correntes primárias nesses valores?
« Última modificação: 01 de Março de 2017, 03:42 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Sensor de corrente AC - alternativas?
« Responder #29 em: 01 de Março de 2017, 09:00 »
Ja agora o que é o burden voltage ou resistencia burden?

Usar uma resistencia burden de 18/22ohms para correntes primárias nesses valores?
Neste caso não há burden voltage nem resistência de burden. Isso é só nos casos que inseres uma resistência em série com a carga para medir a corrente no circuito através da queda de tensão na resistência.

O DLM está usar um transformador de corrente e não insere nada no circuito a medir.