collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Montagem de um robô para projecto.  (Lida 11809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LiK

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Montagem de um robô para projecto.
« em: 26 de Janeiro de 2009, 22:43 »
Boas pessoa  ;D

Decidimos, eu e mais 2 amigos, fazer aqui um robôzinho para um trabalho de AP, assim como o amigo microbyte está a fazer.

É em vários aspectos parecido com esse, mas passo a enunciar.

Vamos lá. Queria fazer um robô simples de início, mas que pode ser alterado ao longo do tempo consoante custos e tempo!

Pensei controlar por portátil o arduino. Com o xbee explorer usb, ligar um xbee 2.5. E no arduino ligar outro xbee e meter o carro a andar controlado por mim.
Agora, como faço este trabalho?
a) Há softwares específicos para mexer com o xbee? Era bom conseguir fazer isto a andar para a todos os lados com relativa facilidade, mas softwares e linguagens?

Outra coisa interessante e relativamente fácil, com alguma ajuda, pôr um sensor de infravermelhos para que mesmo que eu mande o carro bater contra uma parede, ele não bater e virar para o lado :D

b) Em termos de compras com a melhor relação qualidade/preço/custo, o que aconselham?

Preciso de:
- Arduino
- 4x servos
- 4x rodas para os servos
- Suporte para pilhas
- 4 pilhas AA
- xbee explorer usb
- 2x xbee receptor/transmissor
- sensor infravermelhos

Uma coisa deste género. Depois podia ser mais elaborado, aceito ideias, claro, sendo elas o limite!
Em termos de programação tenho de estudar um pouco ainda, mas vou tentar fazer tudo bem :D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2009, 23:00 »
Parabéns pela iniciativa, estamos cá para ajudar.

Uma dúvida que me ficou foi... 4 servos com 4 rodas?

Não metas duas rodas no mesmo eixo com motores, os motores a rodar a velocidades diferentes à frente um do outro vão danificar os servos, e é impossível rodarem a velocidades exactamente iguais.

Ex:
A | - | B
C | - | D


A e B são roda da frente e C e D roda de traz, A e B mais rápidos que C e D, todos os servos vão ficar em esforço.

Aconselho-te a utilizar apenas 2 rodas motrizes e uma terceira roda de apoio, ou duas rodas de apoio.

Quanto a fazer com que mesmo controlado por Xbee ele evite paredes por infravermelho, vai ser fácil de fazer e nós ajudamos-te quando tiveres a programar, tens apenas que nas rotinas de movimento testar também os sensores!

Boa sorte com o projecto, quanto a Xbee não os conheço não te posso ajudar.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2009, 23:08 »
b) Em termos de compras com a melhor relação qualidade/preço/custo, o que aconselham?

Preciso de:
- Arduino
- 4x servos
- 4x rodas para os servos
- Suporte para pilhas
- 4 pilhas AA
- xbee explorer usb
- 2x xbee receptor/transmissor
- sensor infravermelhos

Porquê quatro servos ? Se queres colocar um carro a andar bastam dois motores DC, numa configuração estilo lagartas de tanque. E eu digo motores DC porque são mais fáceis de controlar que os servos modificados para rotação contínua.

E se queres mesmo actuar as quatro rodas, cuidado que o controlo não é simples. Talvez nunca tenhas pensado nisto, mas nos carros as rodas motrizes não giram à mesma velocidade quando se está a fazer uma curva. A roda que fica no lado de fora da curva tem que rodar mais depressa porque executa uma trajectória maior. Assim, no caso do teu robot tens que coordenar as quatro rodas para girarem de acordo a velocidade pretendida.

Também não precisas de um sensor de infra-vermelhos, bastam meia dúzia de micro-interruptores sensíveis quanto baste. Algo no estilo dos bigodes de um gato. E se no futuro quiseres mudar, podes sempre substituir pelos infra-vermelhos.

Quanto ao Xbee, se queres apenas comandar o carro à distância apenas é necessário enviar dados para o carro, não é necessário recebê-los. Assim podes usar um par emissor e receptor de rádio, que é mais barato. Novamente no futuro podes acrescentar um par de Xbees para poderes ter mais liberdade.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline LiK

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2009, 23:15 »
Obrigado a ambos pelas respostas. Percebi essa dos servos e obrigado pela aula de física. Nunca tinha pensado nisso dessa maneira :D

Esses micro-interruptores que falas, onde posso arranjar isso?
Esse par emissor e receptor é qualquer coisa deste género?  Módulo Emissor/Receptor RF? E como monto isso? Desculpa a ignorânica, mas o xbee era de fácil montagem, mas se este faz o mesmo, é bom :D E programar estes módulos? Como o faço?

Obrigado desde já a todos!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2009, 09:20 »
Boas.

Quanto à questão dos módulos, eles não fazem exactamente o que o XBee faz. Para além de trabalharem em distâncias mais curtas, os módulos que utilizei (e que tu falas - transmitter/receiver) permitem o fluxo de dados num só sentido.

Saem mais barato. Podes encontrar um par destes na Leiritrónica: Emissor / Receptor.

Se queres, para além de enviar dados, receber dados do carro, como por exemplo dos sensores, deves utilizar um módulo chamado "transiever" (emissor + receptor), como este, por exemplo: http://www.superrobotica.com/S350170.htm Precisas de 2: um para o carro e outro para o PC.
Ambas as opções funcionarão com 2 Arduinos: um no carro e outro no PC.

Por oposição, tens a opção do XBee (que é um transiever) que pode trabalhar com o XBee Explorer USB.

Agora tens de ponderar bem os prós e os contras e decidir por qual vais optar.

Alguma dúvida, eu estou cá para ajudar.

Cumps,
microbyte

Offline LiK

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2009, 12:33 »
Estive a ver esses módulos e como quero receber dados do carrinho, dos micro-interruptores para o carro "não bater" contra as paredes, preciso de mais um arduino, os módulos emissor e receptor e o transceiver... Vendo e comparando preços e trabalho, acho melhor o Xbee, que dizem?

Tive a pesquisar mais sobre o Xbee e fiquei ainda mais confuso da maneira como se "enviavam" as instruções para o outro módulo Xbee e assim, para o arduino...
E como ligo o xbee ao arduino?

Mais concretamente vi o site e este manual: http://www.rogercom.com/ManualUsbBee.pdf
Alguém aqui se dispõe a dar-me umas aulas de Xbee?
Quem souber algo sobre o assunto e queira ajudar que me diga algo por PM que me posso deslocar numa data a combinar se o sítio onde viva não for longe. Obrigado.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2009, 12:35 »
Não precisas de processar os interruptores no pc, o próprio arduino pode tomar decisões, afinal é um robot e não um carro telecomandado, tem inteligência!

Só precisas de Xbee se quiseres mesmo receber info no pc, e aconselho-te a utilizar Xbee shield mas não é barato.

Offline LiK

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #8 em: 27 de Janeiro de 2009, 13:17 »
Então no fundo a info dos sensores não tem que ser processada pelo computador, mas é sim pelo arduino! E o arduino por sua vez é que sim, tem de ter no código a leitura dos valores dos sensores, certo?

Assim, os emissores e receptores que o microbyte me deu fazem mais sentido :D

Mas se assim é TigPT, o facto de ele ser um robô autónomo, a não se quer eu queira controlar o carro por um PC por exemplo, não me serve de nada ter módulos emissores e receptores, posso por apenas o robô a andar para onde quiser sem "bater" em nada...

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #9 em: 27 de Janeiro de 2009, 13:52 »
Mas se assim é TigPT, o facto de ele ser um robô autónomo, a não se quer eu queira controlar o carro por um PC por exemplo, não me serve de nada ter módulos emissores e receptores, posso por apenas o robô a andar para onde quiser sem "bater" em nada...

Podes ver os sensores de obstáculos como uma forma de segurança contra condutores que sejam nabos. Uma das ideias básicas da robótica é conseguir comportamentos autónomos. Por exemplo, evitar que o carro bata contra uma parede por erro do utilizador.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #10 em: 27 de Janeiro de 2009, 13:52 »
O que queria dizer é k ele é um robot porque tem alguma inteligência, como por exemplo negar ordens que o mandem contra objectos, não estava a dizer para ser totalmente autónomo, mas sim que tem alguma autonomia.

Podes controlar por pc com modulos RF, e inclusive um dos sinais mandar o robot mudar de totalmente autónomo para controlado, mas em ambos os casos ele estar a medir distancias e evitar bater em objectos!

Fiz-me entender?

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #11 em: 27 de Janeiro de 2009, 14:08 »
Para o meu projecto, vou usar XBee.

Mas não é bem como disseste, é mais assim:

Opção 1 (1 way)
PC
Carro
Emissor- Receptor

Opção 2 (2 way)
PC
Carro
Transciever- Transciever

Offline LiK

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2009, 08:52 »
TigPT acho que sim, que te fizetse entender... Desde que ele seja programado dessa forma, ele é autónomo o suficiente para ler os sensores e negar um ordem, por exemplo, de andar para a frente, para nao bater obstáculos. É isso?

Microbyte, eu estou a tentar fazer como estás a fazer na opção 1. Vais utilizar que módulos?

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #13 em: 29 de Janeiro de 2009, 17:09 »
Saem mais barato. Podes encontrar um par destes na Leiritrónica: Emissor / Receptor.
Cumps,
microbyte

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Montagem de um robô para projecto.
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2009, 17:19 »
Ando a fazer umas coisas com esses módulos RF.
São muito susceptíveis ao ruído e a interferências, pelo que tens de implementar um bom protocolo de comunicação se quiseres ter algo minimamente "reliable".
Neste momento posso dizer que tenho o meu protocolo quase terminado, mas ainda não está bem como quero...
De qualquer maneira pelo preço, são muito bons! Se quiseres poupar dinheiro é o que deves escolher.
Comprar em portugal é que é chato... Na sparkfun são bem baratos, se conseguires encontrar alguem que queira mandar vir coisas de lá aproveita pa dividir os portes. O preço do par (RX + TX) na sparkfun não chega ao preço de um dos componentes cá... Ladrões...

Se queres comunicação nos dois sentidos tens de comprar 2 pares ou seja, se comprares cá são quase 40 euros! Na Sparkfun, 20 usDolars, menos de 20 euros!
Tr3s
Daniel Gonçalves