collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Relé SPDT  (Lida 7082 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Relé SPDT
« em: 04 de Março de 2017, 17:41 »
Boas,

Ando aqui às cabeçadas com uma coisa. Pediram-me para tentar reparar uma PCB, e como já tinham andado a mexer já tinham tirado o relé que liga/desliga um motor. A questão é que, seguindo o layout comum de um relé SPDT (pins 11, 12, 14, 11 ligado a 12 e quando ativa 11 ligado a 14 ), o 12 e o 14 estão shuntados! portanto, o relé estar comutado ou não, é igual... a realidade é que o circuito mete tensão nos terminais da bobine do relé quando o motor deve trabalhar (testado por mim). Portanto, a única explicação lógica que encontro é que existam relés com um pinout diferente, com o 11 trocado com o 12 por exemplo... alguém tem alguma dica? :)

A pessoa disse-me que achava que estava lá um relé da Finder, mas como pensou que estivesse pifado deitou fora...  >:(

Obrigado!

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Relé SPDT
« Responder #1 em: 05 de Março de 2017, 00:38 »
As duas pistas que marcas te como motor correspondem às pontas do enrolamento do motor?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Relé SPDT
« Responder #2 em: 05 de Março de 2017, 08:32 »
tens aqui o catalogo de reles SPDT da finder para pcb, ve lá se ajuda. ;)

http://www.finder-relays.net/en/finder-relays-series-40.pdf

o pino 11 é o comum, o 12 = NC e 14= NA...

Citar
A questão é que, seguindo o layout comum de um relé SPDT (pins 11, 12, 14, 11 ligado a 12 e quando ativa 11 ligado a 14 ), o 12 e o 14 estão shuntados! portanto, o relé estar comutado ou não, é igual

isto que escreveste refere-se ao que esta feito na placa?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Relé SPDT
« Responder #3 em: 05 de Março de 2017, 11:58 »
Obrigado pelas respostas.

Não tenho acesso ao motor, mas o motor roda quando as duas pistas que marquei como motor são ligadas (shuntadas).

Sim, o que descrevi dos pins é o que está feito na PCB atualmente. o 12 e o 14 shuntados (seguindo a numeração do catálogo da finder até), portanto o relé que lá estava tinha de ter outro pinout...certo?  :-\
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Relé SPDT
« Responder #4 em: 05 de Março de 2017, 13:16 »
Obrigado pelas respostas.

Não tenho acesso ao motor, mas o motor roda quando as duas pistas que marquei como motor são ligadas (shuntadas).

Sim, o que descrevi dos pins é o que está feito na PCB atualmente. o 12 e o 14 shuntados (seguindo a numeração do catálogo da finder até), portanto o relé que lá estava tinha de ter outro pinout...certo?  :-\

tanto quanto sei, o layout dos reles obedece a um padrao de numeraçao e funçao dos pinos.
um rele SPDT é sempre igual independentemente do fabricante.

o facto de o motor rodar quando fazes shunt nessas pistas nao quer dizer que seja a alimentaçao directa do motor...
ate porque esse condensador nao faz muito sentido no sitio onde esta ligado. se reparares fica com os dois pinos metidos na mesma pista que passa pelo relé...

ja agora estamos a falar de que tipo de motor?

e realmente shuntar o NO com o NC num rele nao faz sentido nenhum. a menos que o shunt tenha sido feito erradamente...
podes por fotos das duas faces da placa para ver melhor isso?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relé SPDT
« Responder #5 em: 05 de Março de 2017, 19:59 »
se levou o shunt foi porque o relé deixou de servir ou deu o pifo e nao o substituiram e resolveram o problema shuntando as entradas do relé e que nao comprometia a funcionalidade do sistema.
O que falta saber é se o relé é importante para o funcionamento/acionamento da board, do motor ou do equipamento. O relé é apenas um interruptor que faz a comutação mediante uma acçao de comando que a sua actuação serve para ligar o tal motor assim que solicitado.

O estranho é a pcb ter esses pinos/pads extras e onde fizeram o shunt.. de certeza que seriam pads pra meter lá outro componente onde fizeram o shunt..

Mas tb nao entendi o que pretendes, queres ou pediram-te pra meteres um relé na board, mas nao sabes qual é que podes meter ou saber qual era?
Pra alem do pinout igual (convinha saber as medidas pois pela foto pouco dá pra ajudar), tb convinha saber que tipo de consumos ou cargas desse motor para saber que tipo relé é que podes meter lá.

Pela foto parece ser isto




« Última modificação: 05 de Março de 2017, 20:19 por Hugu »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Relé SPDT
« Responder #6 em: 05 de Março de 2017, 20:17 »
hugu para shuntar aquelas entradas tambem nao faz muito sentido.
normalmente quando se usa um rele para comandar uma carga, metemos a alimentaçao da mesma pelo pino do comum e depois sai pelo NO ou NA.
Shuntar o NO com o NA tambem nao vai dar nada, porque numa situaçao normal o rele nunca tem as duas saidas ligadas.
poderia se calhar ser um diodo que la estivesse para poder deixar passar corrente num determinado sentido numa determinada posiçao do relé?

ou entao o rele tem que dar sempre um determinado sinal em ambos os estados.
isso costumava-se fazer antigamente em quadros de comando com logica de reles, agora num circuito electronico que ate é capaz de ter algum integrado a fazer o controlo principal, nao tou a ver.

ou a placa foi toda "geringonçada" ou entao o beirão nao olhou bem pro circuito da placa... ;)
mas ele nao ha meio de cá vir dizer algo...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relé SPDT
« Responder #7 em: 05 de Março de 2017, 22:37 »
Aquilo é impossivel serem dois terminais do motor se o relé tivesse la e o 14 fosse o comum da comutação entre o 11 e o 12.

Só vendo a placa no outro lado para ver o que invençoes levou em cima e saber como era o funcionamento normal do motor antes daquelas invençoes todas. Se o relé comutava duas velocidades...se ligava e desligava o motor...ou se fazia inversao de movimento.

Duvido que aquilo tenha ficado com as mesma funcionalidades do motor, porque os shunts nao fazem sentido com as ligaçoes do relé.
« Última modificação: 05 de Março de 2017, 22:39 por Hugu »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Relé SPDT
« Responder #8 em: 05 de Março de 2017, 23:28 »
Está aí uma foto da parte de cima da placa.... a questão é que já vi esta placa a funcionar com o tal shunt, mas não faço ideia de que relé estava lá.. também há aqui a possibilidade de terem trocado os fios que vão para o motor, pois não tenho acesso ao motor e não faço ideia se andaram lá a fazer alguma coisa... :/ o que me "atormenta" é que com aquele shunt o NC e o NO estão sempre shuntados, o que não faz qualquer tipo de sentido...

(na foto o shunt está levantado mas fui eu, ele estava soldado e sem nenhuma marca de ter sido mexido alguma vez. a PCB é apenas bottom layer, a top não tem pista nenhuma)
« Última modificação: 05 de Março de 2017, 23:30 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Relé SPDT
« Responder #9 em: 06 de Março de 2017, 14:02 »
beirao: a menos que os pinos do condensador estejam torcidos e façam umas curvas muito esquisitas. esse condensador nao esta ligado onde dizes.
e  o shunt pode fazer sentido se o rele tiver um pinout especial e o pido do meio nao for o comum mas sim o mais proximo da bobine.
o rele pode ser finder mas nao é desses se calhar é daqueles pequeninos cor de laranja ou branco proprios apenas para pcb.

algo deste tipo

http://www.zettlerelectronics.com/pdfs/relais/AZ963.pdf
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Relé SPDT
« Responder #10 em: 06 de Março de 2017, 22:21 »
beirao: a menos que os pinos do condensador estejam torcidos e façam umas curvas muito esquisitas. esse condensador nao esta ligado onde dizes.
e  o shunt pode fazer sentido se o rele tiver um pinout especial e o pido do meio nao for o comum mas sim o mais proximo da bobine.
o rele pode ser finder mas nao é desses se calhar é daqueles pequeninos cor de laranja ou branco proprios apenas para pcb.

algo deste tipo

http://www.zettlerelectronics.com/pdfs/relais/AZ963.pdf

Sim os pinos estão torcidos, porque não tenho dúvidas que está soldado no sítio que indiquei :)

Pois a única justificação que tenho é mesmo essa... que o relé tivesse um pinout marado! Agora resolvi a situação deixando o shunt mas cortando o contacto NC do relé, assim o motor só roda quando o relé atraca, que era o pretendido...

Obrigado a todos pelas dicas ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Relé SPDT
« Responder #11 em: 20 de Março de 2017, 22:18 »
Só para informar a malta que me ajudou... o relé que lá estava era um relé normal! Mas tinha o contacto NC cortado! Mostraram-me outra PCB igual, a funcionar, e lá estava... isto deve ser uma placa feita para várias aplicações, e o fabricante depois adaptou a cada caso (cortou a pata do relé mas soldou na mesma o pad, não era trivial perceber que não estava lá a pata soldada). Portanto, mistério desvendado :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Relé SPDT
« Responder #12 em: 20 de Março de 2017, 23:22 »
fabricantes de electronica de fim de semana...
 ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."