collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm  (Lida 13368 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #15 em: 16 de Março de 2017, 07:48 »
Amigos,
estão a esquecer-se qual era a pergunta inicial:
descarnar fio unifilar com comprimento reduzido. Creio que já experimentei todos os que mencionaram e tenho um igual ao do Njay
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx que é o que uso mais para outro tipo de cabos mas não para os fios da breadboard que, quando chegam a ter apenas 2 cm de comprimento ( O edeweld quer tudo "bem arrumadinho")

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #16 em: 16 de Março de 2017, 09:48 »
Amigos,
estão a esquecer-se qual era a pergunta inicial:
descarnar fio unifilar com comprimento reduzido. Creio que já experimentei todos os que mencionaram e tenho um igual ao do Njay
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx que é o que uso mais para outro tipo de cabos mas não para os fios da breadboard que, quando chegam a ter apenas 2 cm de comprimento ( O edeweld quer tudo "bem arrumadinho")

Off course my friend  :D ;) Eu gosto de tudo bem direito e no devido lugar!
Obrigado a todos pelas dicas. Vou passar no leroy merlin e fazer testes, se gostar compro.
Depois dou feedback e coloco fotos!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #17 em: 17 de Março de 2017, 10:28 »
Para fios mais grossos (eletricidade auto e casa), gosto deste:


Ah este tipo tambem ja usei e acho que tambem da para fios mais finos.
É muito mais pratico e rapido de usar que o outro.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #18 em: 18 de Março de 2017, 01:03 »
Vou tb dar o meu feedback, tb depende do tipo de fios que queiramos descarnar (diz-se escarnar ou descarnar?! :P), porque um descarnador pode ser bom para certos fios, mas péssimo para outros que tb desejavamos descarnar ou se sao mto universais sao depois pouco eficazes em algum dos fios mais complicados de descarnar. Eu ja comprei e usei alguns, o primeiro foi um "igual" ao que o njay gramou muito (infelizmente, comprei a versao sem a regulação, foi à confiança porque tinha visto um feedback positivo, mas esqueci-me do pormenor da regulação ou comprei sem dar conta que estava a comprar um que nao a tinha..).

Ou seja para fios multifilar pequenos, que é o que dao mais trabalho quando tentas descarnar com faca/x-acto, esta primeira compra dum descarnador, foi deitar dinheiro ao lixo, pois corta mais que descarna. (o que vale é que tb n foi mto caro).

Bem, tb nao foi dos primeiros, eu ja tinha um destes:
que seria mais um multi-funções(cortar, descarnar e crimpar), mas pra descarnar esquece, aquilo nem pra cortar cenouras servia, quanto mais descarnar.. relativamente pesado e pouco pratico pra descarnar (se calhar tb por ser uma versao de fraca qualidade..)

Tenho tb um dos que o dropes falou e que uso mais, pelo menos para os fios unifilar, de breadboard (desconheço os fios telefonicos pra breadboard...esses telefonicos nao costumam ser multi-filar e meio espalmados?):

Parecem-me melhores que o do njay, pois estes como cortam o plastico/revestimentos em 4 pontos devido ao gume de corte em dois "V" vs dois cortes dos outros descarnadores, e fragiliza mais o plastico do fio e facilita o arranque do mesmo (o contra é nao ter um modo facil de puxar o plastico do fio como alguns alicates teem, quando os fios sao curtos ou difíceis de puxar por escorregar ou aleijar na mao.
(o facto de ter regulação manual, pode ser bom ou mau, mas ao ter afinado pra aquele fio que queres descarnar, é sempre a andar, agora se cada vez que queiras descarnar é um fio diferente, é como diz o araujo, é preciso estar sempre a afinar a regulaçao)

Mas uma coisa pratica e que pode andar no bolso da calças ou que nao ocupa espaço na mala de ferramentas e com alguma pratica, acho que é um descarnador muito eficaz, existem mta variantes mas refiro-me a estes:


claro que implica uma aprendizagem e uma pratica em usar da melhor maneira mas acho que é como comparar a conduçao de um carro com mudanças automaticas (alicate que corta e puxa o plastico com o simples premir das hastes do descarnador) com um carro com mudanças manuais (depois de dominar as mudanças manuais, consegues tirar melhores performances de condução) e com o habito, torna-se tb mais universal porque controlas o corte com a pressao e basta rodar duas ou 3 vezes e puxar e tá feito.
Mas para fios multifilar muito finos ou fios curtos que nao dê muito jeito pra puxar pelo fio, já é mais complicado..

E entao aqueles cabos ou fios que teem um revestimento tipo borracha, esses sao mto complicado de escarnar porque teem multiplos fios multifilares, que so com x-acto e mto jeitinho dobrando o fio enqto se corta em toda a volta para evitar que o corte fuja cabo/fio a dentro e depois puxar com os dentes e fechar a boca pra evitar levar com o pó branco que alguns cabos teem la dentro. (ja agora que tipo de pó é?)

Como nao é uma função que realizo mto nem por trabalhar na area onde o acto de descarnar é pao do dia a toda a hora ou quase, nunca apostei em alicates mais caros, mas caso seja um acto frequente convem investir logo numa ferramenta que faça o serviço o mais rapido e com menos esforço possivel.


p.s.: TigPT: qdo metes o reajusto automatico prás imagens cuja a postagem por defeito saem com um tamanho excessivamente grande? :P
« Última modificação: 18 de Março de 2017, 01:31 por Hugu »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #19 em: 18 de Março de 2017, 23:54 »
Ora viva,

Hoje fui experimentar o alicate, este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx

Meus senhores e minhas senhoras, nem eu nem o vendedor conseguimos colocar aquilo a funcionar. Ele arrancava os fios todos. Nem um se aproveitava. Experimentei várias regulações (que na verdade não vi o que alterava na estrutura do alicate. Mas fiquei com a ideia, ligeira ideia, que o que alterava é a pressão na mandíbula de borracha - coisa que acho que devia ser na parte da lamina)

Acabei por escolher este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/16009525_ALICATE-PARA-TERMINAIS-DEXTER.aspx Já aconselhado pelo jm_araujo
E isto sim! É um alicate de mestre  8) ;D :D ;)

jm_araujo: A roda que existe no centro do alicate, dourada, serve para regular o alicate para espessura de 0.2 até 6 mm (alcance), certo? O meu não traz instruções e pelo que já analisei (coisa que até parece bem óbvio) e por alguns tutoriais que vi na net acho que essa esfera regula o alicate para diferentes tipos de espessuras. Já a desmontei (óbvio  ::)) e vejo que ela comprimi ou descomprime uma mola de bobine (Helicoidais). O que aperta ou não ainda não consegui identificar. Mas acho que experimentando com fios mais grossos já terei outras conclusões.

Quem tem este alicate (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx) consegue descarnar fios de 0.5 mm. Este:https://www.castroelectronica.pt/product/bobine-fio-rigido-cobre-05mm-vermelho-p-montagens--25-mts#?

Bem, vou voltar ao pickit 2 e descarnar fios :)

Em relação às palavras, escarnar ou descarnar aqui vai:

escarnar->https://www.priberam.pt/dlpo/escarnar
descarnar->https://www.priberam.pt/dlpo/descarnar

 8) ;D

Em relação às opções comentadas:
Este http://www.zuriaga.com/sites/default/files/3696l.jpg não gosto! Nem para cortar cenouras, como o Hugu diz!  ;D
Este, http://www.stanleysites.com/uploads/eu/PX/thumbs/84-075.jpg gosto mas para fios unifilar ou multifilar de 1.5mm. Concordo da parte do ajuste, é para configurar uma vez e usar muitas vezes. Senão dás em louco.
Este, http://ecx.images-amazon.com/images/I/81XbWrOZFGL.jpg não conhecia. Como se chama e onde o posso encontrar?

Obrigado
« Última modificação: 19 de Março de 2017, 00:19 por edeweld »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #20 em: 19 de Março de 2017, 00:40 »
Hoje fui experimentar o alicate, este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx

Meus senhores e minhas senhoras, nem eu nem o vendedor conseguimos colocar aquilo a funcionar. Ele arrancava os fios todos. Nem um se aproveitava. Experimentei várias regulações (que na verdade não vi o que alterava na estrutura do alicate. Mas fiquei com a ideia, ligeira ideia, que o que alterava é a pressão na mandíbula de borracha - coisa que acho que devia ser na parte da lamina)

Acabei por escolher este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/16009525_ALICATE-PARA-TERMINAIS-DEXTER.aspx Já aconselhado pelo jm_araujo
E isto sim! É um alicate de mestre  8) ;D :D ;)

Tenho ambos, e ambos funcionam muito bem :)
A vantagem do 1º é que consegue descarnar se o fio estiver muito curto, só precisa aí de uns 5mm para agarrar, o outro precisa de mais fio, é mais matacão, não consegues encostar em sítios "apertados". Para as coisas pequenas de electrónica acabo por usar sempre o 1º. Desapertas a roda amarela, ou experimentavas outro, podia ser defeito desse, este modelo é chinoca (mas há-os de boas marcas, 14 ou 15€).

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #21 em: 19 de Março de 2017, 12:13 »
Eu costumo utilizar o x-ato para cabos e para fios no desenrasque, alicate utilizo um igual ao que o Dropes falou afinado para fios tvhv 0,5 mm mas serve para todos os outros até +/- 6mm ai em vez de estar sempre a afinar utilizo a sensibilidade para não cortar o condutor, mas claro que são sempre fios com algum comprimento.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #22 em: 19 de Março de 2017, 14:05 »
Acho que o maior problema em descarnar fios, são os fios multifilar dos fininhos 0.5 a 1.5mm diametro, por serem mais frageis que o proprio revestimento/plástico e os puxoes do plastico mal cortado origina estroncamento dos fios e ao descarnar ficarmos apenas com metade da fiarada descarnada. Os das breadboards como teem o fio de cobre minimamente forte para aguentar/resistir às dentadas do alicates caso a dentada for mais forte, e depois como aguentam o puxão do plastico sem o perigo de estroncar o fio, qq alicate desses com minima regulação serve. É depois afinar o descarnador e sensibilidade de uso.

Ha aqueles de 50 ou 60€ que o araujo falou, mas esses sao mais pros electricistas e para aqueles que teem de montar quadros electricos e depois crimpar os fios e é um processo demorado..e aquilo sim, é pra uso intensivo, é descarnar 100 fios em 60 segundos e depois meia hora pra crimpar 50 fios :P se fosse tudo a x-acto entao era uma semana só pra descarnar os fios e muitos dedos cortados  ;D

Perguntei pelo "escarnar", pois sei de pessoas que dizem isso na vez de dizerem "descarnar"..mas pelos vistos é a mm coisa, pelo menos no que toca ao "osso"!  ;D

edeweld: eu tenho daqueles à venda, se tiveres interessado pm
« Última modificação: 19 de Março de 2017, 14:07 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #23 em: 19 de Março de 2017, 14:15 »
Hugu só para "picar" um bocadinho mal de um electricista se demora 30x mais tempo a cravar (tradução correcta de "crimping") do que a descarnar, o processo de cravar ponteiras em quadros eléctricos demora sensivelmente o dobro de descarnar e também para isso já existem alicates automáticos mais rápidos e cómodos para o operador. Sem muitas pressas e com alguma prática num minuto medes o comprimento necessário de fio, cortas, descarnas e cravas ponteiras nas duas pontas, o que demora mais tempo é mesmo apertar os parafusos dos equipamentos.
Se for a criar cablagens em série (para painéis de automóveis por exemplo) tens máquina que cortam o fio, descarnam e cravam tudo de forma automática e programável.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #24 em: 19 de Março de 2017, 23:26 »
Hugu só para "picar" um bocadinho mal de um electricista se demora 30x mais tempo a cravar (tradução correcta de "crimping") do que a descarnar, o processo de cravar ponteiras em quadros eléctricos demora sensivelmente o dobro de descarnar e também para isso já existem alicates automáticos mais rápidos e cómodos para o operador. Sem muitas pressas e com alguma prática num minuto medes o comprimento necessário de fio, cortas, descarnas e cravas ponteiras nas duas pontas, o que demora mais tempo é mesmo apertar os parafusos dos equipamentos.
Se for a criar cablagens em série (para painéis de automóveis por exemplo) tens máquina que cortam o fio, descarnam e cravam tudo de forma automática e programável.

Podes mostrar exemplos e passar nomes de marcas dessa máquinas? Fiquei curioso, obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #25 em: 19 de Março de 2017, 23:27 »
Meus senhores e minhas senhoras,

Aqui fica o primeiro trabalho com o novo descarnador http://imgur.com/a/Vg5Rx  ;D

Não coloquei os fios mais curtos pois não quero estar a desperdiçar fio. Mas houve alguns eu o descarnador deu bastante jeito.

[UPDATE ]
Tenho um fio que não está ligado.  :P Como é uma NAND ela funciona na mesma, mas já está rectificado. Por isso não sigam totalmente a imagem  :D

Aqui está um erro interessante para analisar! Como NAND e tendo apenas uma das portas a ALTO devia dar zero para o led. Mas o que é certo é que ele liga...  ;D
« Última modificação: 20 de Março de 2017, 01:01 por edeweld »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #26 em: 20 de Março de 2017, 03:39 »
[UPDATE ]
Tenho um fio que não está ligado.  :P Como é uma NAND ela funciona na mesma, mas já está rectificado. Por isso não sigam totalmente a imagem  :D

Aqui está um erro interessante para analisar! Como NAND e tendo apenas uma das portas a ALTO devia dar zero para o led. Mas o que é certo é que ele liga...  ;D

Experimenta medir a tensão na entrada que está no ar :D...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #27 em: 20 de Março de 2017, 22:44 »
Tudo o que é porta CMOS deverá ter as entradas ligadas a algum sinal lógico, mesmo que não sejam usadas!