collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Construção de Button Box para SimRacing  (Lida 38972 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #60 em: 15 de Outubro de 2014, 10:12 »
Se for para montar uma unidade completa com fins comerciais tens de ter certificações e respeitar normas e sei lá mais o quê legal. Não sei como anda agora, mas só por causa do USB para poder meter o logótipo e comprar um VID(?e PID?) que era obrigatório em produtos comerciais era uma "pipa" de massa.

Pelo que sei se for em kit ainda dá para fugir legalmente a esses requerimentos.


E acho que estás a subestimar os custos.
Botões se quiseres de jeito não te ficam por 15-20€. Por esse preço mandas vir dos chineses, com qualidade duvidosa e que não demoram muito dar problemas os que vierem bons.
E depois falas da montagem e decoração como se fosse só atirar as coisas para dentro da caixa e já está. Tens de fazer e furar os paineis (ou comprar já feitos), apertar interruptores, soldar ligações, testar se está tudo a funcionar, etc. O tempo que isso demora a fazer é pago.
E em cima disso tens de meter margens de lucro para ter algum proveito, e contar com despesas extra de devoluções, avarias, cancelamentos e mais o que aparecer.

Fazermos para nós próprios fica um par de vezes (2-3x ou mais) mais barato do que se tivermos de fazer para vender. Se as plataformas de croudfunding tipo kickstarter serviram para alguma coisa foi para demonstrar que criar uma empresa de sucesso mesmo com muito dinheiro à cabeça não é tarefa fácil, e quanto mais se aperta com as margens do produto, pior. As que sobreviveram ao croudfunding são a exceção e não a norma.

« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 10:33 por jm_araujo »

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #61 em: 15 de Outubro de 2014, 11:37 »
Desde já agradeço a todos pela contribuição e boa troca de ideias.  :D

Sei que os licenciamentos são necessários, como em tudo. É isso tudo que tenho de definir e orçamentar. Acresce ainda o manual de instruções (que nenhuma das placas o trazem), a embalagem (que nenhuma o faz), etc.

Sei que se não tiver margens de pelo menos 40% - 50% por produto não dá para constituir uma empresa deste tipo.

Sobre os valores que referi, de facto são da China. São preços para 2 ou 5 unidades. Por isso se comprar com melhor qualidade mas em maior quantidade julgo que fica dentro desses valores. Das pessoas que comprar e fizeram as suas button box, até ao momento não tiveram problemas. Mesmo os que vendem essas button box, vêem do mesmo sitio.

Mas como em tudo é necessário encontrar o fornecedor certo. Já fui a 2 lojas da "especialidade" e qual não é o meu espanto que me apresentam as mesmas saquetas que recebi do ebay?!! Se bem que lhes pedi os mais baratos, mas que funcionem!

Mesmo o gamepad que comprei por 2 euros no ebay, e já outros vários da Fnac e Worten, que tanto o feeling, como a simples reconhecimento não lhe fica atrás. Antes pelo contrário. Lembro-me um que quase sempre que ligava o PC tinha que volta a instalar drivers, etc. Este não. O Windows reconhece. Vou ao jogo, atribuo as funções e pronto. Agora a placa que trás.. pronto, aquilo é quase papel. Acho que se tiver com ela muito tempo nas mãos desintegra-se.  ;D Mas também não foi feita para isso.

O que interessa é encontrar o fornecedor certo, que agora está na moda ir à China. Mas não é isso que quero.

Em relação à montagem e decoração, nem referi valores. Eu sei que não é meter lá para dentro e já está. E essa será a minha parte. Quando falei dos 10 euros no meu post foi só em relação só aos portes de envio para qualquer parte do mundo.

Só comecei a pensar nisto agora, não vou já abrir a empresa a correr.. mas percebo que será difícil fazer concorrência, já que a pouca concorrência vendem isto muito provavelmente a titulo meramente pessoal.

A única coisa até ao momento que não esperava é que não houvesse já uma placa ou um programador que tivesse uma programação já realizada deste tipo. Atenção não é para copiar.

É que para este tipo de coisas, no plano do QREN anterior, podia-se chegar aos 75% de fundo perdidos. Ou seja, se a placa custasse 10 euros a fabricar, o valor de custo dela ficava em 2,5 euros! outra percentagem para licenciamentos, etc.

O problema é que o Quadro mudou este ano, saíram em Setembro as novas regras e o pessoal da área ainda anda em estudo já que ao que parece vai deixar de ser a fundo perdido. Passado 5 anos tens de devolver o dinheiro e dão apenas um certo valor a fundo perdido se concluíres o projecto a que te candidataste.

Também existe financiamentos só para desenvolvimento de produtos.

Por isso, sei que tenho um longo e penoso caminho a percorrer, mas tenho de começar por algum lado. Comecei por aqui  ;)

Mais uma vez, agradecido pelas opiniões.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #62 em: 15 de Outubro de 2014, 12:00 »
Acho que não estás a entender a minha parte, não podes usar as teclas do teclado ao calhas, algumas vais querer manter no teclado, outras queres mudar para botões externos, a não ser que mandes instalar o IDE e dês o código a unica maneira de mudar isso será com um programa no lado do pc, até pode ser um interface COM e Putty, mas de alguma maneira tens de permitir isso, digo eu...
Não usas HID de teclado mas sim de gamepad/joystick.
Alguma vez Usaste um joystick USB para jogar no pc? Os botões do joystick não emulam a tecla A, B ou C do teclado, no jogo vais às configurações escolhes uma função e Depois é só carregar na tecla do joystick que queres associar a essa função, enquanto não fizeres isto o windows não assume nada quando Carregas na tecla e nunca vai assumir que essa tecla é uma qualquer tecla de um teclado. Dá uma olhadela pelo link que deixei do teensy.

O Rebellion pode esclarecer esta minha duvida mas eu suponho que isto que ele está a fazer é para acrescentar a um sistema já existente de gamepad tipo volante e pedais, por isso suponho que seja necessário poderes configurar os teus valores caso contrário vão entrar em conflicto com os do volante/pedais a menos que o windows faça a gestão dos gamepad e associe valores diferentes para cada gamepad.

Rebellion essas placas que tu compras aparecem um outro gamepad para alem do volante/pedais?

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #63 em: 15 de Outubro de 2014, 12:11 »
São coisas totalmente independentes.

Tenho o Volante e pedais que quando ligo ao PC por USB é detectado um controlador de jogos\texto (Como se fosse um teclado)

E quando ligo esta placa é como um Gamepad é instalado outro controlador de jogo\texto por parte do Windows.

Quando vou ao jogo e às funções existentes (Virar a direita, esquerda, acelerar, travar, etc) é só premir cada botão que assume essa função. no caso do volante virar para a esquerda, direita e nos pedais ou nos botões que tem incluindo. Ou então, escolho os botões do Gamepad ou desta placa.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 13:00 por Rebellion »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #64 em: 15 de Outubro de 2014, 13:34 »
A Microchip disponibilizava PID's USB gratuitamente, até 10 mil unidades, e para projectos open source, os gajos da Dangerous Prototypes usavam esse "serviço", supostamente a Atmel tambem o faz.
Legalmente basta nunca referir que funciona por USB, mas sim compativel com USB e não meter logos USB em lado nenhum e não te podem pegar, mas usar VID's e PID's á sorte pode correr bem, ou mal.
Avr fanboy

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #65 em: 15 de Outubro de 2014, 13:57 »
A Microchip disponibilizava PID's USB gratuitamente, até 10 mil unidades, e para projectos open source, os gajos da Dangerous Prototypes usavam esse "serviço", supostamente a Atmel tambem o faz.
Legalmente basta nunca referir que funciona por USB, mas sim compativel com USB e não meter logos USB em lado nenhum e não te podem pegar, mas usar VID's e PID's á sorte pode correr bem, ou mal.

Grande dica  ;)