collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico  (Lida 17838 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #15 em: 01 de Agosto de 2016, 20:11 »
Eh lá. Os comentários que se seguiram ao meu último são excelentes. É assim que se enxofra (dizia-se na minha terra).

Acabei ontem o 'carimbador' (o último vídeo já foi publicado) e estou a fazer um upgrade à mesa da tico-tico. Logo que me despache farei um vídeo com brocas e fresas.

Abraço a todos,
SC

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #16 em: 05 de Agosto de 2016, 00:25 »
Boas dicas jm_araujo.
Vou investigar essa questão, por agora não tenho acesso à CNC da roland, mas penso que entretanto vou finalizar um projecto de uma CNC que estava parada no clube de Robotica e aí sim, peço com jeitinho umas amostras

SerraCabo ficamos à espera :)


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #17 em: 05 de Agosto de 2016, 19:15 »
Tanta informação de qualidade tanto nos seus posts como nos vídeos. Embora sejam uma área que me passa bastante ao lado, fico "hipnotizado" a ler e a ver os seus vídeos.

Espero que continue a partilhar connosco os seus projectos e os pequenos detalhes que para quem não percebe nada do assunto faz com que as coisas façam sentido :)

PS - Obrigado



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #20 em: 13 de Agosto de 2016, 15:14 »
Ainda que é grandita essa máquina, se já tiveres uma lixadora de rolos torna-se interessante, entretanto a lixa vai sofrer um desgaste localizado, coisa que não acontece com uma tupia.

No caso de uma tupia, basta fazer um furo na bancada e esconder a máquina debaixo dela...
Creio que para grandes dimensões a chanfrar será a melhor opção, imaginando o tamanho de uma porta, colocá-la em cima da lixadora não dá jeito nenhum, além de estorvar a própria máquina e a aspiração, entretanto em cima da bancada funciona.

Isto só de imaginar porque nunca experimentei, costumo chanfrar com uma lixadora rotativa, fica irregular mas depois de passar uma lima até que disfarça, trabalhos pequenos.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #21 em: 13 de Agosto de 2016, 16:47 »
Citar
Ainda que é grandita essa máquina, se já tiveres uma lixadora de rolos torna-se interessante, entretanto a lixa vai sofrer um desgaste localizado, coisa que não acontece com uma tupia.

Negativo. No filme o gajo mostra que o conjunto se desloca para qualquer zona da lixa independentemente do ajuste de abertura que permite ajustar a profundidade do chanfre.

A lixadora relativamente à tupia tem a vantagem (pelo menos para metais) de rapar tudo. Se for aço rijo, com a tupia vai haver sarilho (ou não?) e com a lixa, não.

A serra dele é demasiado grande para o meu espaço. Estou a pensar fazer uma placa de aço idêntica à da tico-tico para prender nela uma pequena rebarbadora (+-110mm) para nela fixar um disco de aço rápido ou até talvez um pastilhado. A ideia é a de tentar cortar aço até 10mm.

Para o espaço que  as serras de fita têm o problema da serra ter que atravessar o plano de corte 2 vezes, (uma para cortar outra para dar a volta) e isso requer algum espaço ou não poderão ser cortadas peças maiores. Ainda por cima as fitas são um bocado perigosas de manipular.

Ainda não desisti a ideia de automatizar uma coisa idêntica a um serrote de ferro. É mais lento mas pode cortar coisas bem grossas (uma coisa com esta pinta):
http://www.technologystudent.com/images7/phacksw8.gif

SC.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #22 em: 13 de Agosto de 2016, 21:15 »
Que tal isto:
http://www.maquinaseferramentas.pt/crbst_import1706.jpg?v=39ni74jjq6t87w

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #23 em: 13 de Agosto de 2016, 21:34 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #24 em: 13 de Agosto de 2016, 22:06 »
Mas são eficazes e existem modelos relativamente pequenos

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #25 em: 13 de Agosto de 2016, 22:10 »
Há mais baratas, mas a qualidade é duvidosa e dão problemas.
Serrotes alternativos como o que o Serra Cabo mostrou são relativamente fáceis de implementar, há planos na NET,  as lâminas são baratas (útil quando se querem ter várias consoante o material a cortar), e até aparecem no OLX de tempos a tempos a preços convidativos (150€ negociáveis já vi várias)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #26 em: 13 de Agosto de 2016, 22:32 »
Nnnnãã. Esse tipo de serra, ao caso serra de fita, não me convence. Em primeiro lugar parece ter um motor de escovas, o que faz um chinfrim insuportável se tivermos que cortar uma coisa grossa e tiver que ficar meia hora a cortar. Depois não me parece que possa ficar sozinha a cortar, por exemplo, aplicando um peso à zona que desce. É mesmo manual. Em terceiro, deve ter folgas por todo o lado e tem um torno que deve ser bom para segurar raminhos de alface.

Estou bem lançado a dizer mal, não estou? :) Então aí vai mais uma.

Depois há a história das limalhas. Para cortar aço essas coisas têm que ser regadas a óleo de corte (miscível em água) e, ou há uma forma boa de o fazer evitando que as limalhas, presas aos dentes da serra, entrem pelo mecanismo dentro, ou estaremos mais tempo a limpar a máquina e a reparar as consequências do que a usar a máquina. É essa uma das principais razões porque se opta tanto pela outra, o, digamos, serrote automático.

SC


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #27 em: 05 de Janeiro de 2017, 20:01 »
Bem, ja agora mais uma duvida.
Para cortar placas de fibra de vidro (PCB tipo FR04), que tipo de instrumento eu devo usar?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #28 em: 06 de Janeiro de 2017, 00:54 »
Bem, ja agora mais uma duvida.
Para cortar placas de fibra de vidro (PCB tipo FR04), que tipo de instrumento eu devo usar?
discos de diamante com uma mini-drill ou entao guilhotina (própria)

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #29 em: 06 de Janeiro de 2017, 02:07 »
Bem, ja agora mais uma duvida.
Para cortar placas de fibra de vidro (PCB tipo FR04), que tipo de instrumento eu devo usar?
discos de diamante com uma mini-drill ou entao guilhotina (própria)
Eu quero para CNC.
Para cortar e fazer os furos dos componentes na cnc


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk