collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84059 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Fluid Clock
« em: 21 de Junho de 2013, 14:20 »
Olá Pessoal,

Já à alguns anos que tenho em mente construir um relógio fora do normal, não para ver as horas mas pelo efeito produzido.  ;D
Então o meu objectivo seria injectar através de um único tubo, um fluído que fosse visível através de UVs, até aqui tudo bem, entre os segmentos de liquido fluorescente tem de haver outro, pois não se consegue colocar apenas ar por este ser compressível e perder-se o sincronismo, optei por óleo, não se mistura com a água e o pigmento fluorescente não se mistura com ele.



Mais tarde encontrei um vídeo de alguém que fez algo parecido, um pouco aleatório mas cria um efeito semelhante:


A ordem e quantidade de fluído fluorescente tem de ser controlada por encoders, ainda pensei em steppers ou servos lineares (actuadores), estes são um pouco caros, além de lentos, acabei por optar por motores de 12V.

Esta é uma fase ainda primitiva em que testo a viabilidade de funcionamento, por isso está ainda com um aspecto tosco...
Consegue injectar água por um tubo de 1.5m em menos de 10s, o que considero razoável.


Aqui vêm-se as duas válvulas anti-retorno e um T, não liguem muito ao mecanismo do embolo...

A regulação horária vai ser com a ajuda de um display LED 4 x 7 segmentos, permanecendo ligado apenas no ajuste.
Preciso de uma base para colocar o tubo e este não se deslocar, pensei usar acrílico (200x100mm) mas como não tenho CNC não posso fresar a calha nele, em cima ficará um plástico opaco apenas com janelas para os segmentos.


Só está representado um dos dois motores neste desenho

Bem... vou continuando este projecto, era bom que alguém aqui do fórum tivesse uma CNC que pudesse fresar a placa de acrílico, doutro modo tenho de arranjar forma de prender o tubo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fluid Clock
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2013, 15:24 »
Ideia 5*, muito original!!! Nunca tinha visto nada sequer parecido!!! Se puderes vai pondo o progresso do projeto.
O que usas para água fluorescente? Acho que há uns produtos para watercooling de PCs, que tem a vantagem que evitam algas e afins, um dos piores problemas ao trabalhar com água.
Se me permites uma sugestão, no digitos, canto superior direito, em vez de fazer os 90 graus entre segmentos, dava uma voltinha, algo assim:

Não tinhas de fazer um angulo tão apertado, e ganhas uma folga entre os segmentos.




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2013, 17:12 »
Obrigado :)

Na água dissolvo um filtro normal de um marcador fluorescente, é o que vi no youtube, ainda tentei pedir sample a uma empresa chamada "http://www.glonation.com/" infelizmente não deu em nada, nem via pessoal nem via empresa.
Também já pensei no problema das algas, menor dos males, caso fique a funcionar fixe posso colocar um aditivo... será que elas também crescem quando existe óleo à mistura?!

Em relação a esse canto é onde o ângulo é menor e tens razão, não se podem apertar muito, o diâmetro está limitado a 20mm, mas se estiver dentro de uma calha já se pode apertar mais sem asfixiar.

Sim, vou colocando novidades deste projecto low-cost assim que tiver ;)

ps: as folgas entre segmentos são vitais porque cada um tem de exceder um pouco e não ser ver a transição.
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 17:48 por dropes »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Fluid Clock
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2013, 17:38 »
Boas.
Idéia muito gira realmente. :) Já fizeste alguns testes de precisão para ver se consegues mesmo colocar o liquido exactamente onde queres? Parece ser mais complicado do que no caso do vestido, em que não interessa exactamente onde é que está cada pedacinho de liquido.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2013, 17:57 »
Sim, no vestido não tem grande interesse a precisão e usam servos, é bom que no final da sequência de 56 consiga acertar os espaços, daí necessitar de um encoder, se usasse um stepper seria mais preciso mas acresce o custo do motor e controlador, além de ser mais lento...
Vamos ver no que dá, ainda há aquelas bolinhas que se podem misturar na derivação final, por isso só na evolução é que vou colmatar esses pormenores.

A meu ver é a forma mais difícil de se fazer um relógio, gosto de desafios ;)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Fluid Clock
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2013, 22:04 »
Eia grande ideia. De ideias diferentes do normal é que o mundo precisa.

Se a minha CNC estivesse acabada, fazia-te isso, mas nao está :P

Eu tinha um computador com WC. Acho que ainda tenho la para caso o resto do liquido corante reflector UV. Se ainda tiver, posso-te enviar. Ja tem é uns 6 anos...

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fluid Clock
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2013, 22:38 »
Eu tenho para aqui uns frasquinhos de liquido, só não sei se reagem ao UV.
Já pensaste em vez de utilizar dois motores utilizar só um e válvulas tipo das de maquinas de lavar.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #7 em: 22 de Junho de 2013, 00:15 »
@dropes: os acrilicos posso arranjar eu cortados a laser.
Transparente, arranjo de quase qq espessura, agora acrilicos coloridos é mais complicado.. só se me enviarem é que posso pedir o corte.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2013, 00:20 »
Eia grande ideia. De ideias diferentes do normal é que o mundo precisa.

Se a minha CNC estivesse acabada, fazia-te isso, mas nao está :P

Eu tinha um computador com WC. Acho que ainda tenho la para caso o resto do liquido corante reflector UV. Se ainda tiver, posso-te enviar. Ja tem é uns 6 anos...

Algo de diferente para variar :)
Tenho outro projecto em mente ainda não divulgado, ando a sondar...
Era uma grande ajuda a CNC, a minha só fura e já tentei fresar acrílico, aquilo ficou mesmo mal, lol
Acrílico tenho, pouco mas o suficiente para isto.

Eu tenho para aqui uns frasquinhos de liquido, só não sei se reagem ao UV.
Já pensaste em vez de utilizar dois motores utilizar só um e válvulas tipo das de maquinas de lavar.

Boas,
Sim, já estive a ver as válvulas das máquinas de lavar, são baratas e já pensei em usa-las, de qualquer forma necessitaria de dois compressores (motores), não estou a ver como funcionaria só com um...
As 4 válvulas anti retorno custaram-me 3.39€ cada, e as 4 de derivação 0.95€ cada, até agora ainda não foi preciso nada de dispendioso. (Bricomarché / aquários)

A quantidade de água fluorescente que necessito é de 10mg, foi com balança de precisão, nem sei quanto isto corresponde em ml... serão 10ml ?!
Obrigado a todos  :) De momento testo com este pigmento, tenho mesmo de dar uma volta aos pistões, aquilo está meio arcaico mas para o teste de velocidade já deu.

@dropes: os acrilicos posso arranjar eu cortados a laser.
Transparente, arranjo de quase qq espessura, agora acrilicos coloridos é mais complicado.. só se me enviarem é que posso pedir o corte.

Cá está o homem que me arranjou os motores, devem vir a caminho.  ;)
O acrílico é transparente mesmo, vai ficar escondido, a laser dá para se escolher a profundidade, é que se for de um lado ao outro, à peças que vão cair... precisava aí de 3.5mm de profundidade, mas se for de um lado ao outro também posso colar tudo numa base, sim acho que funciona, acrílico de 5mm, o tubo é de 4mm.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fluid Clock
« Responder #9 em: 22 de Junho de 2013, 00:52 »
Com uma bomba pões na saída para o acrílico sempre a trabalhar na velocidade que queres, as válvulas controlariam o liquido que passa, se é óleo ou agua.
Se quiseres experimentar o liquido sou de Odivelas  é só apitares, não lembro a cor se é verde, laranja ou amarelo.
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #10 em: 22 de Junho de 2013, 01:15 »
Já entendi, se usasse o mesmo sistema de pistão demoraria o dobro do tempo, o que tenho actualmente, no momento em que um está a subir outro está a descer, tendo quase sempre um movimento continuo-o do fluído.
Também poderia usar uma bomba peristáltica, silenciosa e de fluxo controlado, aí funcionaria esse sistema de válvulas em que falas.

Obrigado pelo convite, sou da Parede, ainda fica um pouco afastado mas fico contente pela tua prestabilidade, a cor não me importa muito, optei pelo amarelo mas também funciona bem com outras.

ps: daqui a pouco parece que assaltei um estabelecimento hospitalar :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #11 em: 22 de Junho de 2013, 02:23 »
O laser corta direito.. ou entao grava. Esquadrias ou meio cortes n faz.
Mas tb arranjo fresa no acrilico no mm sitio onde corto o acrilico..

A valvula ha destas na PTRobotics: http://www.ptrobotics.com/produtos/1699-12v-solenoid-valve-3-4-.html
Eu devo receber umas parecidas daqui a uns dias...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #12 em: 22 de Junho de 2013, 12:25 »
O laser corta quase a direito, tem kerf..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #13 em: 22 de Junho de 2013, 21:39 »
Hugo, dava-me mais jeito que fosse fresado, isso depende do que cobram, se for cortado também não faz mal.
Já agora a extensão dos ficheiros que suporta, tenho isto em dwg/dxf mas posso converter para outro...

O laser corta quase a direito, tem kerf..
O que queres dizer com "quase a direito", derrete?!

tenho de ir ao wiki cada vez que respondes, lol
tens um vocabulário demasiado técnico  ::)
« Última modificação: 22 de Junho de 2013, 21:43 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #14 em: 22 de Junho de 2013, 22:15 »
O laser não é perfeitamente focado, porque á medida que vais cortando, mudas a distância á lente, o que acontece é que o corte não fica em esquadria, fica ligeiramente em angulo, quanto mais espessa a peça a cortar mais se nota isso, tanto laser como jacto de água sofrem desse efeito, que deve ter o seu nome em português, mas só conheço o termo em inglês que é kerf.
Avr fanboy