collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bivolt automático em CC  (Lida 3235 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Bivolt automático em CC
« em: 03 de Julho de 2013, 05:23 »
Boas!
Tenho um projecto que deve servir em duas tensões, 24V ou 12V, com alguma corrente (ordem de uns 5A no máximo).
Alguém tem alguma ideia de como fazer um "seletor automático" de tensões que converta tanto 24V quanto 12V para os mesmos 12V?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2013, 08:35 »
Há o conversor buck-boost mas não sei se encontras já feito para as tensões que queres e desenhar um é provavelmente demasiado difícil, além de que há umas nuances com o GND. Por isso, uma 1ª ideia mais simples é

1) um conversor 24 -> 12 (comutado)
2) um relé A12 (bobina de 12V) com 1 pólo que liga a entrada ao teu circuito
3) um relé A24 (bobina de 24V) com 2 pólos, 1 liga a entrada a um conversor 24->12 e o outro liga a saída ao circuito
4) um circuito que detecte 12/24 e actue os relés de acordo com isso (várias possibilidades, mas como as tensões são "distantes" deve dar para montar um esquema com uns zener que ligam/desligam uns transistores que controlam os relés)

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2013, 15:51 »
Há o conversor buck-boost mas não sei se encontras já feito para as tensões que queres e desenhar um é provavelmente demasiado difícil, além de que há umas nuances com o GND. Por isso, uma 1ª ideia mais simples é

1) um conversor 24 -> 12 (comutado)
2) um relé A12 (bobina de 12V) com 1 pólo que liga a entrada ao teu circuito
3) um relé A24 (bobina de 24V) com 2 pólos, 1 liga a entrada a um conversor 24->12 e o outro liga a saída ao circuito
4) um circuito que detecte 12/24 e actue os relés de acordo com isso (várias possibilidades, mas como as tensões são "distantes" deve dar para montar um esquema com uns zener que ligam/desligam uns transistores que controlam os relés)

Obrigado!
acho que tentarei o caminho do buck-boost, pois parecem-me mais baratos...
Em último caso, tentarei mudar a tensão do circuito para 9V e colocar um regulador de 12~24 para os 9V.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2013, 21:01 »
Poderás ter problemas depois devido à dissipação necessária para regular os 9V. É que uma queda de tensão dos 24-9 a 5 A exige uma dissipação considerável.

Tenta procurar por circuitos "OR" na alimentação. Caso não funcione podes utilizar um zener junto com o FET de potência para ligar um regulador de tensão.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2013, 21:47 »
Podes seguir os conselhos do Njay, mas em vez de relés usar MOSFET.. é mais barato, penso eu.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2013, 22:31 »
Para a regulagem dos 9V tinha pensado num circuito como esse q está anexado.

Vou pesquisar os mosfets nesse caso, mas ainda acho que seriam muitos componentes, placa maior :/

Andei a pesquisar o buck-boost, mas só o encontro até 0.5A, penso que realmente terei de fazer o projecto de um

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2013, 22:45 »
5A, tens os LM2679, é no limite deles, mas com dissipação decente não vão pegar fogo.
O que é que está a usar 12v na tua placa, e porquê a necessidade de ser alimentado com 24v?
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #7 em: 04 de Julho de 2013, 06:54 »
5A, tens os LM2679, é no limite deles, mas com dissipação decente não vão pegar fogo.
O que é que está a usar 12v na tua placa, e porquê a necessidade de ser alimentado com 24v?

No circuito existe um 7805, para o PIC e demais CIs trabalharem, um TDA 1557 (6V~18V), que é um amplificador de aúdio automotivo e dois relés (12V).
Os 12 e 24V seriam para baterias de carro normais, autocarros, etc.
O circuito é uma sirene (como aquelas de polícia), com vários tons, megafone, controle de motores (para as luzes girarem) etc

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #8 em: 04 de Julho de 2013, 10:41 »
Poderás ter problemas depois devido à dissipação necessária para regular os 9V. É que uma queda de tensão dos 24-9 a 5 A exige uma dissipação considerável.
Estás a assumir um conversor linear, mas nestas condições é quase impossível de usar exactamente por causa da dissipação; tem que ser um conversor *comutado*.

Citar
(...) vez de relés usar MOSFET.. é mais barato, penso eu.
É mais fácil fazer o desenho com relés. A aplicação é automotiva, tem peculariedades, e o nosso amigo vicardosof ainda tem ar de estar muito "verde".

Citar
Para a regulagem dos 9V tinha pensado num circuito como esse q está anexado.
Não te safas com esse. É linear, o que quer dizer que iria dissipar uma *brutalidade* de calor mesmo com um bruta dissipador e ventoínha.

Citar
Andei a pesquisar o buck-boost, mas só o encontro até 0.5A, penso que realmente terei de fazer o projecto de um
Sem ser só para uma experiência eu não me metia por aí, mas boa sorte :)!
Por acaso fui ao ebay e encontrei vários. Mas a melhor solução será mesmo regulares para 9V - 10V se te serve, mas com um conversor como o exemplo do senso (q tb encontras em módulo no ebay).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #9 em: 04 de Julho de 2013, 11:11 »
Não encontras nenhum amplificador que aceite os 24V? Assim só tinhas de filtrar a entrada e baldavas-te à regulação e grandes dissipações.
Para simplificar punhas os reles nos 5V e já está.

PS: o TDA1557 está em estado obsoleto, já não há à venda nos fornecedores online que vi.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Bivolt automático em CC
« Responder #10 em: 04 de Julho de 2013, 15:54 »
Não encontras nenhum amplificador que aceite os 24V? Assim só tinhas de filtrar a entrada e baldavas-te à regulação e grandes dissipações.
Para simplificar punhas os reles nos 5V e já está.

PS: o TDA1557 está em estado obsoleto, já não há à venda nos fornecedores online que vi.

Posso pensar num substituto que trabalhe nos 24V. Esse circuito já é produzido em certa escala e a empresa quer actualizá-lo para SMD e rever os estágios de alimentação que estavam a dar problemas.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 16:06 por vicardosof »