collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dêem aqui a vossa opinião  (Lida 18895 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Dêem aqui a vossa opinião
« em: 30 de Maio de 2012, 15:52 »
Vamos supor hipoteticamente que "eu" consigo criar um pequeno robot virado para a educação, completo, com bateria, carregador, com interface usb-serial, um atmega328p(ou seja compatível com arduino), uns quantos leds, buzzer, TSOP parar brincar com um comando IR, e 5 sensores de branco/preto para funcionar como segue linhas, testado e funcional, por apenas 65€, hipoteticamente, compravam se viesse com meia dúzia de apresentações e vídeos explicativos e código de exemplo?
Digamos que isto é um estudo de mercado/reação de um possível publico alvo.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #1 em: 30 de Maio de 2012, 15:57 »
Na minha opinião dependeria muito do tipo de sensores utilizados, baterias, etc etc...

Porque por exemplo sabes tao bem ou melhor que eu, que uma bateria de 1A não custa o mesmo que uma de 5A...

Sensores, depende deles tambem...

Mas penso que ao todo 65€ seria um pouco puxado, no máximo uns 50€~55, visto teres os kits arduino +- por estes valores e assim terias possibilidade de concorrencia...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #2 em: 30 de Maio de 2012, 16:05 »
Bateria é uma LiPo, ainda por decidir se de 1000mAh ou se 2000mAh, mas uma de 1000mAh já dá para cerca de 2h de funcionamento, o que acho bastante.
Os sensores de chão são QRE's usados nos sensores da Pololu, Sparkfun e outros.
Uma coisa, não é um Arduino, é uma base, com rodas, caster, motores com caixa, tudo mesmo, um bichinho pronto a meter código e ver mexer, o unico que conheço é o farrusco do Guibot e é algo mais caro, mas tem outro tipo de sensores.
Avr fanboy

Offline mqueiros

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #3 em: 30 de Maio de 2012, 16:13 »
Bateria é uma LiPo, ainda por decidir se de 1000mAh ou se 2000mAh, mas uma de 1000mAh já dá para cerca de 2h de funcionamento, o que acho bastante.
Os sensores de chão são QRE's usados nos sensores da Pololu, Sparkfun e outros.
Uma coisa, não é um Arduino, é uma base, com rodas, caster, motores com caixa, tudo mesmo, um bichinho pronto a meter código e ver mexer, o unico que conheço é o farrusco do Guibot e é algo mais caro, mas tem outro tipo de sensores.

Tendo em consideração o preço das alternativas existentes neste momento (que eu conheça) e o facto de (pelo que posso verificar) ser um robot completo que pode fazer seguimento de linha julgo que o preço está bom.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2012, 16:16 »
Ah tem chassi, sendo assim, sim completamente!

Eu tenho lidado com os farruscos do guibot/valpereiro mas eles nem vem completos, cada um decide que tipo de sensores quer colocar e teem pilhas e não baterias...

Portanto acho muito boa ideia, a um preço acessivel!

Eu comprava!

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2012, 16:19 »
A esse preço acho extremamente bom, o mais barato que consegui foi 75-80€ e já me foi pedido para fazer uma espécie de workshop.

Que motores/gearbox combo?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2012, 16:26 »
Boas, 65€ pelo que descreve parece-me bem......, mas é preciso considerar mais factores a meu ver, não só pelos mencionados e dependendo disso pode não parecer tão bem.

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2012, 16:33 »
A esse preço acho extremamente bom, o mais barato que consegui foi 75-80€ e já me foi pedido para fazer uma espécie de workshop.

Que motores/gearbox combo?

Ainda não está totalmente decidido, mas quando existir um protótipo funcional mostro aqui o projeto.
A eletrónica ainda precisa de alguns testes, nomeadamente o regulador de tensão DC-DC, que não sei como se comportará no limiar da voltagem mínima da bateria.

O preço inicial e que foi tido como objetivo era de 50€, e era possível de atingir, se não inclui-se bateria, mas acho uma mais valia ter uma bateria que se carrega com um simples cabo USB do que usar pilhas recarregáveis ou pilhas não-recarregáveis que acabam por ser um custo escondido em qualquer projeto de robótica.
Por enquanto estou só a falar um pouco do projeto aqui para saber se existe alguma adesão, visto que o publico alvo é bastante reduzido, mas a ideia principal é a educação e não ter lucro.

Até porque até agora só investi tempo neste projeto e estou farto de aprender, e porque sinceramente desenhar hardware, e procurar a melhor solução ao mais baixo custo é algo que adoro fazer.
Avr fanboy

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2012, 16:38 »
Quando falas em educação falas em vender isso a escolas? ou a particulares? Qual a faixa etaria que tens como alvo? Vem completamente montado ou é um kit "facil de montar"?

Essas coisas importam para te dizer se é barato ou caro e se tera aceitação.

Passo a exemplificar:

Tens este da Picaxe http://www.techsupplies.co.uk/epages/Store.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/Store.TechSupplies/Products/BOT120 que é mais barato que o que falas e não precisa de soldar nada. Ideal para educação de crianças.

Agora se a ideia será algo mais expansivel para ensinar C, aí se calhar a coisa já muda de figura... já apontando mais aos adolescentes.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2012, 16:45 »
A montagem que poderá ter, será meia duzia de parafusos, e um cabo a ligar os sensores de chão á placa mãe por assim dizer, de resto está tudo soldado e testado, até porque 99% dos componentes são smd.

É para ser um género de primeiro robot, efetivamente o publico alvo são estudantes da UA de 1º/2º ano, visto que muitos se interessam por robótica, e os primeiros anos como todos sabemos são algo mais teóricos, a ideia será dar umas "aulas" viradas para a prática, mas tambem para a teoria, da programação, desenho básico de um robot para umas brincadeiras em casa, tentar incutir o espirito de que robótica pode ser barato, engraçado e muito mais simples do que o que muitos pensam.
Avr fanboy

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2012, 16:47 »
hm.. primeiro tinha que ver as especificações e os materiais de construção do robot e só depois decidiria. Mas se queres fazer um kit para miúdos do secundário ou do preparatório penso que por esse preço podia ter adesão :) Contudo, tens que ter em conta que nas coisas que se comercializam, normalmente aplica-se a regra dos 5x o preço de fabrico.. Analisa bem as coisas para não te meteres em aventuras das quais depois te arrependas :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2012, 16:51 »
A montagem que poderá ter, será meia duzia de parafusos, e um cabo a ligar os sensores de chão á placa mãe por assim dizer, de resto está tudo soldado e testado, até porque 99% dos componentes são smd.

É para ser um género de primeiro robot, efetivamente o publico alvo são estudantes da UA de 1º/2º ano, visto que muitos se interessam por robótica, e os primeiros anos como todos sabemos são algo mais teóricos, a ideia será dar umas "aulas" viradas para a prática, mas tambem para a teoria, da programação, desenho básico de um robot para umas brincadeiras em casa, tentar incutir o espirito de que robótica pode ser barato, engraçado e muito mais simples do que o que muitos pensam.

Com esse publico alvo, acho que o preço é acessivel e acho que terá aceitação.

Esse nicho de mercado não é pequeno como pensas, as escolas estão a investir cada vez mais na robotica e já alguns amigos meus professores do ensino secundario me perguntaram por orçamentos para o que queres.


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2012, 16:51 »
Sim, eu sei, se não tiver pelo menos 100% de lucro não vale a pena fazer.
Ainda falta muito trabalho da minha parte e dos meus colegas até ter um produto finalizado, o complicado para mim será mesmo escrever umas aulas, mas já tenho meia duzia de tutoriais feitos, portanto é pensar em português simplificado.
Mas é precisamente desse tipo de opiniões que preciso ;)
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #13 em: 30 de Maio de 2012, 16:58 »
Citar
normalmente aplica-se a regra dos 5x o preço de fabrico..

....e por vezes ate um pouco mais, dai eu ter dito que depende de mais factores, esse era so um deles, a que analizar a economia de hoje e dos proximos anos...., e a lista de factores a ter em contar ainda é extensa.

Citar
se não tiver pelo menos 100% de lucro não vale a pena fazer.

Pois, isso agora......., eu por mim só que tivesse 10~20% de lucro já o fazia, nem em tudo se pode ter 100% ou mais de lucro, é por essas e por outras que o pais esta  neste caminho, todos querem ganhar muito, se pensares dessa forma supondo então que o projecto lhe fica por 25€, vai querer vender por 50€, o proximo que comprar para revenda compra a 50€ e vai vender a 100€ e por ai fora, mesmo que compre por 30 ate pode aplicar so os 100% mas como é obvio isso não vai acontecer, como já se disse.


....e com isto não te estou a tentar desmoralizar, longe disso, só se tem de ver a realidade.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 17:08 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2012, 17:13 »
Essa parte dos 100%, leio vários vezes pelo AvrFreaks/eevblog, e mais uns quantos foruns, se for um projeto pequeno, que penses em vender, vende ao dobro do que te custa.
O lucro, com um preço de 65€, nem a 10% chega, se for a pensar no meu trabalho, mas é um projeto que estou a fazer por gosto, desde que não dê prejuízo está perfeito.

Sim, manter algo a longo prazo é complicado, basta um chip desaparecer para ser preciso alterar metade do esquema por exemplo.
Avr fanboy