collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Válvulas electro-pneumáticas  (Lida 8033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Válvulas electro-pneumáticas
« em: 04 de Setembro de 2014, 11:22 »
Bom dia
Para o meu relatório de estágio preciso de implementar uma série de acionamentos pneumáticos, no entanto (inexplicavelmente) o meu curso de automação não contemplou qualquer disciplina de pneumática. Alguém me consegue arranjar uma sebenta ou similar sobre os diversos tipos de válvulas pneumáticas de accionamento eléctrico, preciso de saber os nomes técnicos e princípio de funcionamento.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2014, 14:24 »
São eletro-valvulas, funcionam com ar ou óleo, tipicamente é uma esfera que abre ou bloqueia uma passagem e é actuada por um solenoide.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2014, 14:36 »
São eletro-valvulas, funcionam com ar ou óleo, tipicamente é uma esfera que abre ou bloqueia uma passagem e é actuada por um solenoide.
Isso eu sei, o que eu preciso de conhecer é os vários tipos, número de vias modo de funcionamento, de modo a escolher a que melhor se adequa á máquina que estou a "projectar"
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 15:57 por artur36 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2014, 14:52 »
Basicamente eu quero escolher válvulas para controlo de cilindros pneumático.

Na sua maioria serão cilindros normais de duplo efeito, nestes penso que apenas preciso de válvulas standard de duas vias, em escolho o movimento do cilindro dando sinal numa das duas entradas da válvula certo?

O único caso mais "anormal" é um cilindro de duplo efeito que quero controlar apenas num sentido, basicamente o cilindro é comprimido pelo movimento da peça a cortar na máquina e depois do corte efectuado quero-lhe dar sinal para o cilindro voltar à posição inicial, aqui não sei que válvula usar pois quero que no movimento de compressão exista movimento do cilindro sem nenhum sinal do autómato, apenas controlado por um regulador de fluxo na saída do ar para garantir alguma resistência ao movimento, e após o corte quero dar apenas sinal para ele retornar à posição inicial.

Acessórios extras:
do meu parco conhecimento de pneumática consigo ver a necessidade de alguns extras para melhorar o processo, nomeadamente escape rápido nas saídas de ar do cilindro de corte para acelerar o movimento do cilindro, estes escapes rápidos são acessórios que adapto directamente ao cilindro ou tenho de escolher uma válvula própria para o efeito? Para regular o fluxo de escape do cilindro pelo que encontrei no site da festo deverei usar apenas um acessório acoplado à saída do cilindro certo?


P.S.: se escolher válvulas do tipo NF quando não envio nenhum sinal do automato ela "pára" o cilindro na posição em que este se encontrar por fechar as duas admissões de ar certo?
P.S.2: O que significa a designação de válvulas mono-estáveis e bi-estáveis?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 14:56 por artur36 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2014, 15:56 »
Entretanto encontrei isto:
ftp://ftp.mecanica.ufu.br/LIVRE/SCHP/arquivos/Apostila%20de%20Pneumatica.pdf

Basicamente eu quero escolher válvulas para controlo de cilindros pneumático.

Na sua maioria serão cilindros normais de duplo efeito, nestes penso que apenas preciso de válvulas standard de duas vias, em escolho o movimento do cilindro dando sinal numa das duas entradas da válvula certo?

Pelo que percebi preciso de uma válvula 5/3 vias de centro fechado para garantir que sem sinal o cilindro permanece na posição em que se encontra

O único caso mais "anormal" é um cilindro de duplo efeito que quero controlar apenas num sentido, basicamente o cilindro é comprimido pelo movimento da peça a cortar na máquina e depois do corte efectuado quero-lhe dar sinal para o cilindro voltar à posição inicial, aqui não sei que válvula usar pois quero que no movimento de compressão exista movimento do cilindro sem nenhum sinal do autómato, apenas controlado por um regulador de fluxo na saída do ar para garantir alguma resistência ao movimento, e após o corte quero dar apenas sinal para ele retornar à posição inicial.

Para esta situação pensei usar uma válvula de 3/2 vias a controlar apenas o retorno do cilindro, ficando a outra admissão de ar sempre aberta para o ar ser "sugado" quando o cilindro é comprimido.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #5 em: 04 de Setembro de 2014, 15:59 »
Acessórios extras:
do meu parco conhecimento de pneumática consigo ver a necessidade de alguns extras para melhorar o processo, nomeadamente escape rápido nas saídas de ar do cilindro de corte para acelerar o movimento do cilindro, estes escapes rápidos são acessórios que adapto directamente ao cilindro ou tenho de escolher uma válvula própria para o efeito? Para regular o fluxo de escape do cilindro pelo que encontrei no site da festo deverei usar apenas um acessório acoplado à saída do cilindro certo?
Pelo que vi no documento que referi antes tanto o escape rápido como o regulador de fluxo são acessórios que devem ser montados o mais próximo do cilindro possível e que nada têm a ver com a válvula

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #6 em: 04 de Setembro de 2014, 18:08 »
Eh pá, o artur36 tá a ser espetacular na ajuda que está a dar ao.... artur36  ;D ;D ;D

Não ajudo porque não percebo nada do assunto, mas é com prazer que te vejo a conseguir encontrar as respostas por conta própria e a partilhar no fórum para ajudar a quem passe pelos mesmos problemas.
Parabéns pela atitude!!!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #7 em: 04 de Setembro de 2014, 18:16 »
Eh pá, o artur36 tá a ser espetacular na ajuda que está a dar ao.... artur36  ;D ;D ;D

Não ajudo porque não percebo nada do assunto, mas é com prazer que te vejo a conseguir encontrar as respostas por conta própria e a partilhar no fórum para ajudar a quem passe pelos mesmos problemas.
Parabéns pela atitude!!!
O engraçado é que já tinha pesquisado bastante e não tinha encontrado, depois de uma nova pesquisa encontrei dois ou três resultados.

Deixei no fórum a informação que encontrei pois pode ser útil para quem venha a seguir

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #8 em: 04 de Setembro de 2014, 18:35 »
Artur não consegui ver os endereços que puses-te, manda-me pm com o teu mail que eu tenho aqui umas sebentas de um mine curso que fiz e tentamos fazer o trabalho.
PDI

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2014, 18:47 »
Artur não consegui ver os endereços que puses-te, manda-me pm com o teu mail que eu tenho aqui umas sebentas de um mine curso que fiz e tentamos fazer o trabalho.
PM enviada.
Não sei o que se passa com o link, no meu pc tanto dá como não, foi obtido com uma pesquisa no google por "introdução à pneumática pdf"
deixo ficar aqui mais dois links com algum material que encontrei na mesma pesquisa
http://tobiasmugge.files.wordpress.com/2008/10/apostila-pneu.pdf
http://www.clubedaeletronica.com.br/pneumatica/PDF/Pneumatica%20aplicada.pdf

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2014, 19:25 »
Bons links, o Senai foi uma grande escola, não sei como é que anda agora, mas pelo menos parece que tem bom material.
Enviado, mandei tambem um sobre hidráulica, que em termos esquematicos é muito parecido.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2014, 01:43 »
@artur35: tenta pesquisar os maiores fabricantes de acessorios e valvulas pneumaticas, eles devem ter boa documentaçao para cada cena.
http://www.festo.com/cat/pt_pt/products

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2014, 09:24 »
@artur35: tenta pesquisar os maiores fabricantes de acessorios e valvulas pneumaticas, eles devem ter boa documentaçao para cada cena.
http://www.festo.com/cat/pt_pt/products

Hugu eu conheço o site da festo, o problema é que quando tentas escolher uma eletro-valvula existem "milhentos" tipos diferentes, e a documentação acerca do modo de funcionamento só encontrei para alguns produtos novos.
Entrem
Entretanto já me desenrasquei, ficam os links se alguém precisar da informação.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2014, 11:27 »
Eu diria para ires a uma loja desse tipo de material, mas uma grande, mesmo grande, e se o dono/gerente/empregado que lá esteja tiver paciência, perder um bocado na conversa, da experiência que tenho tido com uma loja perto de casa, 5 estrelas, acabam sempre por recomendar meia duzia de opções.

Marcas de material existem milhares, a Festo é sem duvida uma das conhecidas, mas tambem carrega bem nos preços, de cabeça tambem só me lembro da Camozzi:
http://catalogue.camozzi.com/Explorer.aspx?u_code=2
E da SMC:
http://www.smcusa.com/smc.aspx

Á muitas mais, mas por agora só mesmo estas duas é que me vêem á cabeça.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Válvulas electro-pneumáticas
« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2014, 11:32 »
Eu diria para ires a uma loja desse tipo de material, mas uma grande, mesmo grande, e se o dono/gerente/empregado que lá esteja tiver paciência, perder um bocado na conversa, da experiência que tenho tido com uma loja perto de casa, 5 estrelas, acabam sempre por recomendar meia duzia de opções.

Marcas de material existem milhares, a Festo é sem duvida uma das conhecidas, mas tambem carrega bem nos preços, de cabeça tambem só me lembro da Camozzi:
http://catalogue.camozzi.com/Explorer.aspx?u_code=2
E da SMC:
http://www.smcusa.com/smc.aspx

Á muitas mais, mas por agora só mesmo estas duas é que me vêem á cabeça.
Obrigado senso.
Como disse acima já estou desenrascado, até porque este projecto é para ficar apenas no papel.
Se houver interessados uma das marcas no mercado português com muito material e preços convidativos é a metal works, o importador fica em albergaria-a-velha