collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer  (Lida 27468 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« em: 30 de Julho de 2014, 11:14 »
Viva,

Gostava de partilhar que fiz uma contribuicao para o KiCad e foi oficialmente aceite, está integrada a partir da revisao 5036
http://bazaar.launchpad.net/~kicad-product-committers/kicad/product/revision/5036

Para ver uma lista das novidades que adicionei, podem seguir este topico na mailling list:
https://lists.launchpad.net/kicad-developers/msg14136.html

Resumindo, o que implemente foi um melhor suporte para ficheiros VRML (versao 1 e 2) e um novo rendering (normal smoth, texturas PCB, sombras, etc). Isto permite ter possibilidade de aceder e converter modelos 3D de diversos programas e ter um aspecto mais "PRO".


Deixo dois exemplos que retirei na net para demostrar o novo rendering.

Claro que para ter acesso a estas novas funcionalidades, precisam de compilar o codigo fonte. Se precisarem de ajuda digam. Deixo já a sugestao, que é muito mais facil faze-lo em ambiente linux!

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2014, 12:40 »
Bem fixe. Parabéns. :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2014, 13:44 »
Muito bom  :)
A diferença é incomparável, grande contributo.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2014, 14:04 »
Obrigado!
Se tiverem placas vossas que possam partilhar aqui era interessante, para além de estarem a ajudar a fazer debug.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2014, 07:37 »
Olá Mário,
Muitos parabéns por esta actualização do 3D-Viewer.
Faço o "make" assim que chegar a casa ;)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2014, 08:39 »
Thanks.
Tem a certeza que estas a usar a versao de codigo mais recente. Actualizada do (launchpad ou github). Ainda hoje de madrugada foi submetido mais um patch que corrigia problemas na translacao e rotacao dos modelos.

Agradeço se poderes testar com varias placas e modelos.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2014, 09:51 »
Parabéns muito bom ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2014, 21:08 »
alguns problemas com o "make":

[ 43%] Building CXX object 3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/3d_canvas.cpp.obj
3d-viewer\CMakeFiles\3d-viewer.dir\build.make:129: recipe for target '3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/3d_canvas.cpp.obj' failed
CMakeFiles\Makefile2:454: recipe for target '3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/all' failed
Makefile:115: recipe for target 'all' failed

Copiei a pasta GL, que está em "C:\kicad-winbuilder-3.4\src\glew-cmake\include", para a pasta "C:\kicad-winbuilder-3.4\src\kicad\3d-viewer" e executei novamente o "make" e já não está a dar erro... vamos ver se finaliza sem erros...

(Solução apresentada por jon-maguire)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2014, 22:21 »
Boa Kammutier :D ! Agora é que tenho mesmo que actualizar a minha versão do KiCAD!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2014, 23:15 »
Teste rápido com uma placa que ainda não tem todos os componentes 3D implementados:
3D com a versão BZR-4949:



3D com a versão BZR-5040 com o novo rendering:


A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)


Parabéns mais uma vez!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #10 em: 01 de Agosto de 2014, 10:06 »
A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)

Bom saber que por ai andam a usar o KiCad!

A "poligonizacao" acho que te referes ao "flat shading". Se mostrares a placa em modo nao realista o modelo sera ainda apresentado nesse modo "flat shading".
Isto é algo relacionado com as normais.
Actualmente o rendering vai usar as normais embutidas no ficheiro 3d (se ele as tiver) ou vai calcular com um algoritmo (leento!) essas normais.
O que pode ser o caso na situacao que dizes "sombra em cima do IC". Na verdade isso é um pequeno issue no calculo das normais ou entao na informacao embutida das normals. Nao ha muito a fazer nessa situacao. Ou remover as normais embutidas se tiver ou seria necessario desenhar o modelo de outra maneira.

Para quem importa modelos de outras fontes (que nao foram feitos para o KICad no 3dwings) ainda existem alguns issues graves e missing features.

De acordo com a minha disponibilidade vou acrescentando novas funcionalidades.
As prioridades agora, seriam colocar um dialogo opcoes para o rendering..(escolher cores .. etc)
.. depende da minha disponibilidade.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #11 em: 01 de Agosto de 2014, 11:32 »
Muito fixe... Gouraud shading faz logo toda a diferença :)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #12 em: 01 de Agosto de 2014, 13:21 »
A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)
A "poligonizacao" acho que te referes ao "flat shading".

exactamente.


o problema do IC é algo que acontece no wings3d e no kicad que eu não sei explicar:
Quando fazes uma superficie plana, um quadrado ou mais faces, o wings3d, ao fazer o render, apresenta divisões de faces em formato triangular e não sei como eliminá-las... Enfim, pode ser um erro meu na utilização do wings3d...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2014, 14:37 »
o problema do IC é algo que acontece no wings3d e no kicad que eu não sei explicar:
Quando fazes uma superficie plana, um quadrado ou mais faces, o wings3d, ao fazer o render, apresenta divisões de faces em formato triangular e não sei como eliminá-las... Enfim, pode ser um erro meu na utilização do wings3d...

Isto trata-se de "capacidades tecnicas que sao mal usadas".
Ja tinha explicado mais o menos no post anterior que isso é por as normais estarem a serem "mal" calculadas e "mal" neste caso significa nao de acordo com o visualmente é esperado, nao quer dizer que o algoritmo esteja mal.

Uma maneira de resolver sera fazer o modelo de outra forma para que ele calcule melhor as normais. (por exemplo subdividir o modelo ou desenhar de modo a que nao haja vertices em esquinas vivas) Podes tambem tentar converter em QUADs.
se reparares nao é so no plano que esta "mal", mas tambem no rasgo em U esta um pouco trapalhado.

O que acontece é que ele ao calcular automaticamente as normais vai olhar para os outros triangulos que estao à volta (e interpolar segundo criterios) nesse caso o plano é composto por 2 triangulos (3 + 3 vertices) e o algoritmo, para o vertice de um triangulo assumiu certo calculo para a normal. .e para o mesmo vertice, mas do outro triangulo (o vertice que é partilhado), assumiu um resultado diferente no calculo da normal. Isto vai fazer que dois triangulos que para nos assumimos como sendo planos e pertencendo a uma mesma face, fiquem com normais que nao fazem sentido visual entre si.

Infelizmente pelo que tenho visto e experimentado os softwares de modulacao nao permitem trabalhar as normais muito bem ou escolher os algoritmos .. ou entao ainda nao descobri como.

Anyway.. isto sao ja pormenores do pormenores .. e nao estamos aqui a fazer trabalhos para Pixar ou DreamWorks! :O

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #14 em: 01 de Agosto de 2014, 17:04 »
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?