collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O que não fazer a uma bateria  (Lida 4625 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
O que não fazer a uma bateria
« em: 03 de Agosto de 2009, 10:57 »
Hoje tive uma má experiência com uma bateria, é daquelas coisas que só depois de se fazer é que se pensa e se vê a grande porcaria que se fez.

Estava a mudar a ficha à bateria, e ia meter-lhe umas pontas diferentes para encaixar num dispositivo, como se não fosse nada, alicate nas duas pontas e toca de cortar. Burro... como é óbvio, iria fazer curto às duas pontas e como a bateria tem carga, faria puff, azar o meu que esta estava carregada (cheia) sorte a minha que embora fosse uma bateria de polímeros de lítio de 1.5A a 7,3V que manda um curto valente, o alicate era dos bons e isolado, não dei por nada a não ser pelo fumo, o que me fez abrir logo o alicate e só inalei uns gases nocivos. Com tudo isto ela podia ter explodido nas mãos e não aconteceu.

Concluindo, nunca cortar as pontas de uma bateria sem ser uma a uma, e sempre que se detectar algo estranho, contrariar de imediato o movimento que se estava a fazer. Já agora não respirar enquanto se faz estas operações não vá dar para o torto, e utilizar ferramentas de qualidade. Podem nos safar de um grande esticão.

Já ganhei o dia embora tenha mandado a bateria para o lixo e dado cabo da saúde ao respirar aqueles gases, mas podia ter sido pior.

Deixo uma foto:
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 11:08 por TigPT »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #1 em: 03 de Agosto de 2009, 13:40 »
É com os erros que aprendemos, e aqui está uma lição, não só para ti, como para todos nos.
Obrigado por teres postado, és capaz de me ter salvo as mãos por um erro que poderia cometer no futuro.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #2 em: 03 de Agosto de 2009, 13:58 »
É bom aprender com os erros dos outros pois há erros que não tem volta atrás. Espero que não aconteça a mais ninguém.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2009, 14:24 »
Pois é, é sempre preciso muito cuidado a manusear material potencialmente nocivo... fazendo as contas até tiveste sorte :D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2009, 00:27 »


Um vídeo educativo para saberem que as devem de tratar muito bem e utilizar carregadores oficiais, não se metam a poupar uns trocos e a fazer os próprios carregadores, estas coisas são perigosas.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2009, 12:26 »
 :o perigoso!

uma vez fiz curto a uma bateria de 12v 800mah derreteu parte do plastico circundante e as soldas que agarravam os fios  :o mas foi durante pouco tempo, ainda funciona  :D

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2009, 18:21 »
Só espero que a explosão das baterias não sejam assim:

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2009, 12:51 »
Acabei de cometer um erro semelhante, mas com pilhas recarregáveis.

Tinha eu 4 suportes para 2 pilhas AA. Como queria usar 8 pilhas, vai de ligar em série. Coloquei as pilhas nos suportes e comecei a ligar. Quando cheguei aos últimos 2 fios, eram os fios que eu queria ligar ao Arduino, por isso, quis soldar a uns headers macho.

coloquei 2 headers no "Handy-hands" e soldei o primeiro fio. Quando soldei o 2º, vi uma faíscazita e um fumo a vir de uma das pilhas. O que aconteceu foi que o suporte "handy-hands" fez passagem de um fio para o outro, provocando um curto circuito entre as 8 baterias.

Mais uma coisa que não devem fazer xD

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #8 em: 13 de Agosto de 2009, 12:57 »
O problema das baterias/pilhas recarregáveis, é que têm muita "estaleca" o que as faz debitar toda a corrente que consigam em vez de terem um limite máximo de corrente (pilhas normais). Isto não só as danifica como também pode causar sérios impactos em quem as manuseia.


Sempre que possível trabalhem sem carga, nas baterias não é fácil, mas no caso do microbyte, certamente ele nunca mais vai soldar suportes com pilhas colocadas! ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #9 em: 13 de Agosto de 2009, 14:23 »
Disso podes ter tu a certeza.
Agora liguei tudo, medi com o multímetro, pareciam estar boas.

Passado aí 5 min, uma delas, começou a deitar bué fumo e derreteu o suporte de plástico todo. Corri logo para a rua, apressei-me a desligar as baterias do Arduino e dos restantes componentes. Felizmente, penso que não queimei nada.

Vou ter muito mais cuidado para a próxima. E agora estou um pouco reticente a voltar a usar as pilhas.

jspgresende

  • Visitante
Re:O que não fazer a uma bateria
« Responder #10 em: 13 de Agosto de 2009, 21:08 »
Isto parece que virou moda  ;D

À uns momentos pedi ao meu irmão para seguir um tutorial de montagem de um carro comandado por um joystick ou gamepad que eu fiz à uns tempos para os verdadeiros "noobs" da electrónica (ele nem sabe o que é uma resistência... )

montou o robot tudo direitinho de repente ele manda um berro e atira a bateria para o chão... tinha acabado de se queimar ao fazer curto entre os pólos da bateria ...

ainda aqueceu um bocado, e derreteu os condutores, mas continua a funcionar 5*
(era uma bateria de modelismo de 9.7v 2000mAh )