collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)  (Lida 55631 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Olá a todos, estou de volta após ter estado uns meses bastante ocupado... :\

Arranjei 2 LCDs que vi aqui

Mandei vir directamente 2 (para compensar os portes) através do skype/paypal e a sra. do outro lado foi impecável! :) Ficou-me praticamente a 6€ cada um já com os portes , mas só preciso de 1 por isso se alguém quiser comprar um a este preço com backlight laranja diga-me :)

Mas como ia a dizer estou a fazer um tutorial para a Lusorobótica mas deparei com alguns problemas....

Consegui ligar o LCD (ver photo)...

Depois tentei usar a biblioteca default lcd do arduino a 4 e 8 bits mas não funcionou.
Fui então buscar a biblioteca de 4bits e usei o código default (após modificar os pinos no source da biblioteca).

O LCD é um YM-1602C (controler the same as HD44780) e até está listado como um compatível no link acima da arduino.cc

PDF: http://www.zyscom.pl/katalog/ym1602c.pdf

Os cabos estão bem ligados... podem é não ter bons contactos porque não estão soldados... não sei soldar... nem tenho ferro de soldar (boa compra em conjunto?)

Ele até imprime algumas coisas (parece kanji... na volta até é!! :O )

Será que alguém tem experiência com isto ou que tenha alguma ideia para por aquilo a funcionar?
O meu próximo passo será talvez escrever uma biblioteca para a arduino de raiz...

Não acho que tenha nada a ver mas... estou a usar o IDE 015 no Ubuntu 9.04

Já agora aproveito para dizer que vem aí em breve um novo tutorial (estou só a dar umas afinações finais): Ikea Fado Lamp Hack ;) básicamente é uma combinação de mood lamp quando apenas ligada ao power e Gmail Notifier quando ligado por USB com o uso de 3 Leds de Alto Brilho (R, G, B) ou 1 RGB (o tutorial mostra das duas formas) é tudo muito básico mas diverti-me imenso a fazer aquilo. Tirando o candeeiro do ikea o resto do material veio da SparkFun que é espetacular, adoro mandar vir coisas de lá! :)

« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 11:24 por TigPT »
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2009, 14:15 »
bom post :)

podes reservar o lcd pra mim? :P ando ha procura de 1, mas tem de ter uma certa medida e ainda nao vi se esse tem :P


Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2009, 15:01 »
obrigado. ainda nao esta a funcionar... espero conseguir em breve... provavelmente com a vossa ajuda.

tens as dimensoes no pdf em cima se quiseres alguma foto mais pormenorizada diz

alguem tem alguma ideia do que estou a fazer mal? eu devia ter soldado o lcd aos pinos nao é?
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2009, 17:40 »
Oh fifas.. ve la se ficas com isso, senao eu  sou o proximo cliente..

Um abraço

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2009, 22:11 »
Quanto ao ligar o lcd, uma vez tambem tentei ligar um "compativel" com o HD44780 e simplesmente nao aparecia nada....depois desisti e pensei que o lcd estivesse estragado....

noutro dia liguei-o a uma pic e ele funcionou....agora estou a ligar outra vez ao arduino mas sem sucesso tambem :P

ps: quanto ao teu proximo tutorial...penso que sei o que vais fazer...eu fiz parecido, mas em vez da lampada do ikea utilizei uma bola de ping-pong (ténis de mesa)...lol ;D

EDIT: nao percebi o que faz aquela resistencia na linha dos 5V  ???

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2009, 22:31 »
João, eu não perdia mais tempo sem antes soldar uns fios ao LCD. Sem serem soldados (do lado do LCD, que é o lado que é difícil fazer contacto pois não está preparado para isso) não me parece que vás conseguir obter bons resultados (a não ser com uns fios que há com umas pinças pequenas nas pontas).

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2009, 23:30 »
oi! :D obrigado pelas respostas... sim estou mesmo  a precisar de ajuda lol por isso quem ficar com o lcd já sabe que (se não se importar) vai investigar esta matéria comigo :)

os LCDs são bons e baratos é mesmo só pô-los a funcionar com o arduino e já estive mais longe. se não escrevesse nada mas até escreve qq coisa e ate ja cheguei a ver letras latinas mas só com LCD4Bit library.

@fifas eu coloquei a resistencia porque diz para usarem no maximo 3.0mA de corrente e nestas coisas prefiro a menos do que a mais (e era a resistencia q tinha à mão maior que 1.667Kohms)

http://www16.wolframalpha.com/input/?i=5volts+3mA

quer dizer isto se estou a fazer bem as contas... nao percebo muito de electronica para ser sincero
nao tenho PIC se calhar devia... como entrei neste mundo pela arduino quero fazer tudo por lá, lol mas estou a ver que nem sempre é a melhor opção

boa idea lool a bola de ping pong muito mais barata (escusa de ter estrago o candeeiro do ikea) e difunde bem a luz tambem, mas sim é isso mesmo é um mood lamp e gmail notifier é giro :D juntei varias coisas que saquei da net

@Njay boa ideia a das pinças... tipo cabos de crocodilo não é? se não forem muito caros acho que alinho nisso porque acho que tem muito a ver com o mau contacto. mas tenho q começar a soldar alguma vez... ainda tenho ali a protoshield da sparkfun à espera do mesmo...

vou ver com mais calma a thread onde aconselham sobre ferro de soldar...
a minha ideia é pegar numa regua de 16 pinos destes e soldar com a parte mais comprida para baixo para poder por numa breadboard

muito obrigado por me ajudarem. adoro a lusorobotica, que me atenua bastante a frustração de nao conseguir por o lcd a escrever...

a ver se depois destas duas coisas dou um jeito ao cabeçalho com o logo e ao avatar do TigPT.
estava aqui com uma ideias para as tshirts e para um botao para o blogs/sites dos nossos membros depois envio tambem
« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 23:37 por joaoamaral »
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2009, 23:39 »
Ainda não consegui perceber onde é que vêm a resistência nos 5V...

Não são bem as "garras crocodilo" (ou garra jacaré como é chamado no Brasil). Há umas mais pequenas e mais "fracas", são umas pinçazinhas piriris. Vou ver se arranjo uma foto e já ponho aqui.

Se não arranjares os pinos aí localmente contacta-me que eu arranjo-tos baratinhos ;)

Actualização: Vê nesta foto do meu DC-DC boost, há 2 pinças dessas no canto inferior esquerdo, uma amarela e uma verde (e por acaso também estão 2 garras crocodilo na foto, pretas, uma ao lado das pequenas e outra no canto superior direito):

« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 23:44 por Njay »

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2009, 23:54 »
Está aqui na foto mas para ser sincero não sei se estou a fazer bem.

Os pinos felizmente tenho, também aparecem na foto mas sem os soldar não obtenho bom contacto.

Agora estou a ver se descubro onde compro o ferro JBC que o Fifas disse na thread dos ferros de soldar e se aprendo a soldar com uns videos da net lol

Realmente essas pinças são bem mais pequenas que os crocodilos mas acho que vou mesmo para a aventura de soldar :D a nao ser que achem que faço mal
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2009, 00:02 »
o que estava a dizer da resistencia é que da maneira que tens ligada estas a "shuntar" os dois pinos da resistencia.....ou seja, ela nao esta la a fazer nada :P

o ferro lembro-me de um colega meu ter comprado um na aquario (www.aquarionet.com)

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2009, 00:13 »
Boa! Sou mesmo nabo  :-\ nem a porcaria de uma resistência sei ligar... entao devia estar com uma perna nos 5V e outra no Gnd?

Era este a que te referias Fifas?

É para comprar com ponta R-10 D?

Acho que a Dimofel tb tem... não sei é a que preço... e o que me mandaste é mais giro com o cabo preto e tal lol

30€ ainda é um pouco com os portes achas que um mais barato servia ou... este vale mesmo a pena? :)
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 00:15 por joaoamaral »
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #11 em: 02 de Junho de 2009, 00:16 »
Está aqui na foto mas para ser sincero não sei se estou a fazer bem.

Ah, já vi :). Sim, como diz o Fifas, essa resistência não está lá a fazer nada, tem as patas curto-circuitadas ( = shuntadas, ligadas). Mas é mesmo assim que deve ser, o LCD tem que ser alimentado por uma tensão sem resistências a limitar a corrente; o próprio LCD é que "decide" quanta corrente puxa da fonte de alimentação. Os 3mA que viste devem ser o consumo (o que o LCD puxa, em média, da fonte de alimentação), e não um valor a que deves limitar.

Os pinos felizmente tenho, também aparecem na foto mas sem os soldar não obtenho bom contacto.

Agora estou a ver se descubro onde compro o ferro JBC que o Fifas disse na thread dos ferros de soldar e se aprendo a soldar com uns videos da net lol

Realmente essas pinças são bem mais pequenas que os crocodilos mas acho que vou mesmo para a aventura de soldar :D a nao ser que achem que faço mal

Acho que fazes bem aprender a soldar. Primeiro treinas um bocado num pedaço qualquer de PCB e pronto. Compra um ferro baratucho que tenha uma ponta pequena e cerca de 25W, no máximo 30W. Tenho um que me custou 3€ na Dimofel e usei-o muito tempo. É suficiente para começar. Os JBC costumam ser carotes. Agora tenho este e é porreiro, de ponta "fina".
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 00:19 por Njay »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2009, 00:20 »
o ferro é mesmo esse....a ponta nao sei mas penso que seja essa tambem :)

o meu ainda é dos vermelhos :P o preto e bem mais bonito....

já tive alguns mais baratos...só 2 que tive se assemelhavam ao jbc a soldar...mas duraram muito pouco.....com o calor avariavam (lol). Mesmo agora, que tenho a estaçao de soldar, muitas vezes prefiro soldar com o jbc :P

Cumprimentos

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2009, 00:29 »
Mais uma vez obrigado pela ajuda!! :D Valeu mesmo já estou outra vez entusiasmado para pegar nisto!

Então para já vou experimentar encontrar o mais barato na Dimofel com 25W e ponta fina para soldar a 3€ era fantástico, só quero mesmo começar e mais tarde arranjarei um jbc de certeza (que é bem bonito para um ferro de soldar) :)

Então compro o ferro e que tipo de solda? ou só há um tipo?

Ainda bem que não é preciso resistencia no lcd porque se fosse visto isto já tinha queimado tudo...
Aqui diz (no PDF que também está em cima) Supply Current: Typ. 2.0 Max. 3.0 mA



Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Tutorial LCD caracteres 16x2 Paralelo 4 Bits/8Bits (work in progress)
« Responder #14 em: 02 de Junho de 2009, 00:32 »
Costumo utilizar solda 40-60. São as percentagens de resina e estanho se não estou em erro.