collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores  (Lida 5612 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xicox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Boas a todos,

O meu projecto, é para uma PAP que vou ter de a finalizar para a semana em que consiste controlar um carro telecomandado pelo pc, usando um arduino, mas para fazer comunicação entre o arduino e o carro disseram-me que preciso de conectar transístores ao arduino, pois o comando tem 4 botões para controlar o carro(1 transístor para simular cada botão), mas eu não sei que transístores é que tenho de usar, tenho mais ao menos um esboço do esquema dos transístores no caso de me solicitarem.

O meu projecto é constituído por um carro telecomandado que funciona por 27mHz e o comando do carro também(óbvio), um arduino duemilanove e agora faltam-me os 4 transístores se nao me engano tem de ser de 5Volts pois o arduino e o circuito não dão mais que isso...

Sabem me indicar o transístores para poder utilizar neste projecto?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2012, 15:48 »
Depende de como são os botões do transmissor. Já o abriste para ver como são os botões, onde estão ligados? Vais ter que saber se têm um pino ligado ao negativo ou ao positivo das pilhas, ou se a nenhum, a interface entre o arduino e o comando depende disto.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2012, 16:09 »
Fiz ha uns tempos algo parecido, http://lusorobotica.com/index.php?topic=2834.0, podes tb ver no meu blog alguns passos.

O meu comando era mto simples de alterar, não precisei de qq tipo de transistores.



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline xicox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2012, 17:57 »
os interruptores são de 4 pinos e se não me engano estão em série eu tenho aqui a foto que tirei mas só na parte da frente...


free image hosting

em relação ao projecto que postaram aqui está muito fixe, mas não é esse tipo de interruptor que tem no meu comando, no desse projecto parece uma espécie de resistencia/relé (não sei qual é o nome do componente mas parece que é a junção deles), eu tive um comando assim que funcionava a 40mhz mas o interruptor para andar para frente deixou de funcionar, por isso tive de comprar um carro novo com o comando que está na imagem :(

A mim aconselhara-me usar transístores ou mosfets (os mosfets nao consigo arranjar nas lojas assim tão facilmente) porque ficava mais barato, também podia usar relés, mas os relés são um bocado puxados para a minha carteira  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2012, 21:37 »
Não precisas de nada, esses botões de 4 patas, as patas são partilhadas em pares, ou seja, o botão quando carregas nele simplesmente junta as 4 patas, e quanto não estás a carregar tem duas patas ligadas de cada lado mas sem continuidade entre as 4.
Avr fanboy

Offline xicox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2012, 23:44 »
Isso significa que basta só soldar um fio ao + dos butoes, colocar na breadboard e programar... certo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2012, 23:48 »
Não necessáriamente, um dos lados do botão está ligado ou á massa ou a 5v provavelmente, e o outro está ligado a um pino do emissor, tens de ligar o pino do arduino no lado em que vai ao emissor e tens de confirmar se são 5v, se forem está tudo bem se não forem tens de usar um transistor para alterar a voltagem.
Avr fanboy

Offline xicox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Carro telecomandado controlado por arduino usando transístores
« Responder #7 em: 25 de Maio de 2012, 00:11 »
pois pelo que estive a ver as pistas da placa e aquilo está dividido, ou seja, 2 numa pista e os outros 2 noutra como a seguinte imagem (peço desculpa pela má qualidade)



E o comando é composto por 2 pilhas de 1.5V (ou seja 3V)

Significa que tenho de usar um transistor ?