collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D  (Lida 18529 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« em: 04 de Abril de 2011, 14:06 »
Boas,

Alguém tem experiência com este LCD : http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=3&products_id=55  ?

Ou, em alternativa, agradecia o vosso feedback sobre outros LCD dentro das 2,4" com touch interface, com um custo abaixo dos 20 euros.

Abraços,
PA
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, 14:44 por StarRider »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2011, 14:23 »
LCD brutal, compra conjunta?  :P

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2011, 14:26 »
também tenho andado a ver se arranjo alguma coisa desse género, o mais barato que encontrei foi este:

http://cgi.ebay.com/2-4-TFT-LCD-Display-Touch-Panel-PCB-adapter-Module-/290542842364?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43a5b3f1fc

pela pesquisa que tenho feito os mais comuns e mais bem documentados são os que têm o controlador ILI9325, que pelos vistos são também os que têm mais bibliotecas já feitas, para uma grande diversidade de plataformas...

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2011, 15:11 »
Olá,

A qualidade de imagem destes lcd é muito boa. O touch não é rigorosamente preciso. Se for utilizado, por ex. para desenhar, apresenta uns "salpicos" mas para uma aplicação com botões, tipo inserir um código de acesso, funciona muito bem.

Atenção que, se bem me lembro, no Arduino Diecimila apenas dá para funcionar com um dos modos (ao mesmo tempo): acesso ao SD Card ou o Touch.

No Arduino Diecimila ficam disponíveis poucos pins para outras tarefas. Andei às voltas para fazer um controlo de ponto, mas acabei por abandonar com falta de tempo.

Quanto a bibliotecas já existem algumas, utilizei estas http://www.henningkarlsen.com/electronics/a_l_itdb02_touch.php que são mais rápidas que as do site iteadstudio.
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2011, 15:31 »
Yep, eu tenho 2 LCDs Touch.. na minha página meti info sobre 1 deles:

http://sites.google.com/site/grcbyte/electronica/arduino/2-4-tft-lcd

e preço/qualidade acho que é brutal! a Itead Studio é muitoooo fixe!

A semana passada recebi um novo, o http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=3&products_id=263 mas ainda não meti nada no site sobre ele! mas basicamente é maior que o ITDB02-2.4D, de resto funciona da mesma maneira.

Comprei tb a shield para o Arduino Mega, pois tanto esta como a shield para o Arduino Uno/Duemilanove basta ligar o LCD e com a library já referida é super simples!

Neste momento ando apenas a pensar como aproveitar (e saber quais são, tenho de ver a datasheet da Mega Shield) os pinos não utilizados no Arduino Mega, pois com a shield por cima não consigo utilizar nenhum outro.. queria ter inputs de sensores..
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, 15:35 por almamater »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2011, 17:33 »
um LCD destes é para ligar no mínimo a um atmega1284 ou um cortex m0\m3, andar a controlar isso com um Arduino é o mesmo que por um carro a puxar um atrelado de camião, puxar puxa mas muito devagar  ;D

as bibliotecas para o arduino estão muito mal optimizadas, o refresh rate é miserável e os pinos do arduino são limitados para isso, apenas se pode usar 16bits, 8bits + touch ou 8bits + SD

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #6 em: 04 de Abril de 2011, 17:36 »
um LCD destes é para ligar no mínimo a um atmega1284 ou um cortex m0\m3, andar a controlar isso com um Arduino é o mesmo que por um carro a puxar um atrelado de camião, puxar puxa mas muito devagar  ;D

as bibliotecas para o arduino estão muito mal optimizadas, o refresh rate é miserável e os pinos do arduino são limitados para isso, apenas se pode usar 16bits, 8bits + touch ou 8bits + SD

Oh pá no meu caso como só sei mexer com o Arduino e nada de especial não me posso aventurar noutros sistemas..  ainda não fiz nada com os LCDs.. pois com o Arduino UNO fico sem pinos (tal como indicas), adquiri um arduino mega 2560 mas ainda não vi como utilizar os restantes pinos, mas depende do que queiras fazer.. não me parece que seja muito mau o resultado final

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2011, 17:48 »
Atenção que os LDC's que vêm já soldados e coiso vêm por defeito em modo 8 bits e para mudar para modo de 16 bits é preciso arranjar o display do pcb e como dizem no site, podem partir o display.

Para um Arduino isso pode-se tornar bastante mais rápido, acesso directo a portos e coisa assim, se não me engano esses controladores esperam sinais lógicos de 3.3v dai o shield estar cravado de resistências.
Só se pode usar o Touch OU o Sd-card porque usam os dois SPI e o Atmega328p só tem um SPI por hardware, mas pode-se facilmente fazer SPI por software se precisarem dos dois ao mesmo tempo.

Por acaso tambem ando para comprar uma coisa dessas.... E o shield que pelo menos é só meter no Arduino e sei que funciona.
Avr fanboy

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2011, 18:03 »
O mais rápido que consegui foi com a biblioteca que referi, mas se alguém conseguir mais rápido, peço se não se importam de publicar/enviar... Obrigado.
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

StarRider

  • Visitante
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #9 em: 04 de Abril de 2011, 20:38 »
Boas,

Obrigado pelas respostas.

No meu caso o LCD é para usar com um core m3 (o STM32F103RB) e possivelmente com um AVR.

A interface SPI permite múltiplos slaves no mesmo bus, o truque está em não usar o pino SS da SPI e usar uma outra porta IO para servir de CS (chip select), assim mesmo um uC com somente uma interface SPI pode comunicar com vários slaves individualmente, um de cada vez como é óbvio.

Mas voltando aos LCDs, a questão da existência de uma lib gráfica é importante, uso o ?C/GUI da Micrium (http://micrium.com/page/home)

Também já dei uma vista de olhos nesta board:
http://cgi.ebay.com/MINI-STM32-STM32F103VCT6-dev-board-3-2-TFT-touch-LCD-/150577336621?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item230f1bd12d
Tem a vantagem de já ter um STM32F103V ... e o LCD também é maior, por outro lado o ITDB02-3.2WC por 22 euros também é de considerar ... decisões, decisões, decisões :)

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #10 em: 04 de Abril de 2011, 20:50 »
Nos AVR's não usar o SS o mais certo é dar barraca porque se ele vai a low o SPI muda automaticamente para slave, mesmo que esteja a transmitir como master.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #11 em: 04 de Abril de 2011, 21:08 »
Nos AVR's não usar o SS o mais certo é dar barraca porque se ele vai a low o SPI muda automaticamente para slave, mesmo que esteja a transmitir como master.

Boas,

O SS está sempre em uso, mas se ficar float (sem estar ligado a nada) é transparente para a SPI quando esta está em modo Master, alias, tu nem controlas o estado do pino SS no modo master.

Abraços,
PA

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #12 em: 04 de Abril de 2011, 21:29 »
Também já dei uma vista de olhos nesta board:
http://cgi.ebay.com/MINI-STM32-STM32F103VCT6-dev-board-3-2-TFT-touch-LCD-/150577336621?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item230f1bd12d
Tem a vantagem de já ter um STM32F103V ... e o LCD também é maior, por outro lado o ITDB02-3.2WC por 22 euros também é de considerar ... decisões, decisões, decisões :)

o ic dessa board tem bootloader usb ou é preciso jtag?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #13 em: 04 de Abril de 2011, 21:54 »
Nos AVR's não usar o SS o mais certo é dar barraca porque se ele vai a low o SPI muda automaticamente para slave, mesmo que esteja a transmitir como master.

Boas,

O SS está sempre em uso, mas se ficar float (sem estar ligado a nada) é transparente para a SPI quando esta está em modo Master, alias, tu nem controlas o estado do pino SS no modo master.

Abraços,
PA

Para o hardware do SPI dos Atmega deixar o SS desligado á um grande erro, e és tu que controlas esse pino por software.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: 2.4" TFT LCD Screen Module: ITDB02-2.4D
« Responder #14 em: 04 de Abril de 2011, 22:45 »
Também já dei uma vista de olhos nesta board:
http://cgi.ebay.com/MINI-STM32-STM32F103VCT6-dev-board-3-2-TFT-touch-LCD-/150577336621?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item230f1bd12d
Tem a vantagem de já ter um STM32F103V ... e o LCD também é maior, por outro lado o ITDB02-3.2WC por 22 euros também é de considerar ... decisões, decisões, decisões :)

o ic dessa board tem bootloader usb ou é preciso jtag?

Boas,

Sinceramente não sei, estou à espera de resposta a esse e outras perguntas que fiz ao vendedor, vamos ver o que ele me responde.

Abraços,
PA