collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Controlar Motor AC  (Lida 4740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Controlar Motor AC
« em: 20 de Abril de 2018, 13:46 »
Olá,

Pediram-me ajuda para idealizar uma pequena solução para rodar um motor apenas durante X milissegundos.

Neste caso é um motor de berbequim, que está adaptado a uma maquineta e precisa de rodar apenas por pouco tempo e a ideia é não estar sempre a trabalhar, trabalha só qdo for accionado um botão e durante pouco tempo (os tais milissegundos).

Pensei em usar um Atmega328\Arduino\Clone e um Relé a controlar o motor, tipo estas boards (que é o que tenho de momento):



Ter um potenciómetro para se afinar o tempo que o relé está ativo, uns leds e pouco mais.  Meter tudo numa caixa 'estanque' e tal para ninguém ficar lá agarrado.

Não sei a potência neste momento do motor, mas diria que 10A (supostamente suportados por estes relés) deve ser suficiente.

Como o berbequim tem uma ficha normal e está ligado a uma tomada de 220V, e para não estar a cortar-lhe o fio, se calhar adicionava uma tomada à minha 'caixa' e ficava essa tomada ligada ao relé, assim pode-se desligar o berbequim\motor e usar para outra coisa se for preciso. Tinha era depois de ter um fio da minha 'caixa' e com uma ficha a ligar nos 220V.

Haverá uma solução mais rápida e fácil?
« Última modificação: 20 de Abril de 2018, 13:48 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2018, 14:01 »
Motores e reles não se misturam muito bem com milisegundos. Se forem décimas ainda talvez, desde que não seja para repetir muitas vezes.
Para controlar o tempo de um 555 a um Arduíno, tens muitasaneiras fáceis e baratas

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar Motor AC
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2018, 14:05 »
Pois.. também pensei que podem não durar muito tempo se for para desligar\ligar assim muito depressa..  :-\

Mas que interface posso colocar entre o 555\arduino e o motor de 220V?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2018, 15:29 »
SSR ou relés do género desses.

Podes elaborar que movimento é que queres fazer? se calhar há outras alternativas ao berbequim.

O maior problema do berbequim é que usam motores universais de escovas. Quando parados tem muito binário, mas é como um curto na alimentação e mandam picos de corrente brutais. E as escovas estão feitas para rotação e não para esse esforço inicial. Se repetires muitas vezes não vai durar muito.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar Motor AC
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2018, 15:35 »
 ::)

O berbequim\motor está montando numa maquineta daquelas de engarrafar garrafas, só que neste caso as rolhas são de rosca, e o berbequim tem uma peça de plástico na ponta para enroscar a rolha na garrafa, acontece que queriam meter um X tempo fixo para enroscar corretamente a rolha (nem demais nem de menos).

Portanto, diria que o Ligar do motor tinha de ser por pouco tempo.. e desta forma então não deve ser a melhor solução

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2018, 15:45 »
Pois, é dificil avaliar a força e velocidade necessária pela descrição, mas sem complicar muito parace-me um problema que pede um stepper, para ter um controlo preciso no numero de voltas.
Se não era mesmo saltar para uma solução industrial com um servo, e aí podes passar até a poder controlar o esforço feito.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar Motor AC
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2018, 16:11 »
Basicamente o que eles têm é uma "capper machine" feita com aquelas máquinas\berbequins verticais...

Pelo que tenho visto da Net este tipo de máquinas são feitas com motores a Ar Comprimido.. se calhar é porque há um controle maior com este tipo de motores..



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2018, 16:15 »
Pode haver também questões regulamentares de higiene e segurança.
Pó de carvão das escovas e AC em ambiente com muitos liquidos não parece uma boa combinação.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar Motor AC
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2018, 16:36 »
Bom..  alertei a pessoa para o facto de um motor eléctrico deste tipo não gostar muito de Ligar\Desligar muitas vezes seguidas... 

A resposta foi que se for só as escovas não há problema.. depois trocam-se  :P 

Na net existe alguma prova desta situação que possa mostrar-lhes?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2018, 18:03 »
Com esse género de resposta nem vale a pena o trabalho.
Arduino Nano, display e par de botões ou potênciómetro para "afinar" o tempo, um SSR, tudo fechado dentro de uma caixa com uma tomada onde ligar o berbequim, e deixar queimar 2 ou 3 berbequins para procurar uma solução melhor ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlar Motor AC
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2018, 18:10 »
Ou em vez disso tudo, um limitador de torque mecânico, até porque o nº de voltas depende da posição inicial da rolha... mas deve ser difícil de arranjar para adaptar a um eixo já existente. Também é possível fazer um limitador de torque electrónico (torque = corrente)...
É um bocado "parvo" (embora robusto), mas uma(s) resistência(s) de valor e dissipação adequados também deve servir para desenrascar um limitador de torque...
« Última modificação: 20 de Abril de 2018, 18:17 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar Motor AC
« Responder #11 em: 20 de Abril de 2018, 21:01 »
Se é para ramo industrial, simplesmente comprem uma aparafusadora com controlador decente, programar tempo e binário de aperto e siga, nem matam tampas, nem andam a perder tempo a afinar aparafusamentos ao mili-segundo..

Tens várias marcas, de momento estou a fazer uma máquina com uma Kolver.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar Motor AC
« Responder #12 em: 20 de Abril de 2018, 21:09 »
:) por acaso eles compraram uma aparafusadora Xpto com Torque auto-ajustável, ou seja, assim que a aparafusadora detecta um bloqueio pára, o problema é que qdo ela detecta a tampa já está mais do que apertada e estraga..

desistiram assim dessa ideia.. 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar Motor AC
« Responder #13 em: 20 de Abril de 2018, 21:20 »
Ajustem o binário e tempo de aperto, ou alguem comprou uma aparafusadora em que o binário minimo é superior ou máximo suportado pela tampa..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Controlar Motor AC
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2018, 09:33 »
As aparafusadoras que o senso fala não são das que se compram nos Leroy e afins, e apesar de não as conhecer muito bem se funcionam como entendi para esse fim parecem-me a solução ideal.