Infelizmente descobri da pior maneira. Desmontei-o e, devido a tanta sujidade, acabei por não avançar muito mais porque precisava de morar numa casa com quintal e não num apartamento para limpar e lavar aquilo. Posto isto, diagnostiquei mal a coisa.
Apenas podiam ser 2 situações, o motor avariado ou a placa que o controla com algum problema. Não sei porquê (os valores que obtive nos pinos do motor pareceram-me normais) e deduzi que fosse mesmo aquela board. Telefonei para uma casa Sthil aqui perto, e fui lá encomendar uma placa daquelas (104€). Não gostei da Loja, do atendimento e do perfil das pessoas que me atenderam, pareceram num registo de 'ah este chico esperto, deixa-o gastar dinheiro..', isto porque, depois de encomendar
e pagar a placa disseram-me "Ahh.. isso quase nunca é dessa placa, é mesmo o motor gripado". Ok, vi logo que tinha feito asneira.
Em todo o caso, fui a uma outra casa Sthil também perto e deram-me um atendimento completamente diferente, eu levei o motoserra já desmontado mas com tudo certinho, eles aceitaram sem problema, expliquei-lhes o que tinha feito (comprado a tal placa), e que não resultou.. sabendo assim que o problema é mesmo do motor.
4 dias depois tudo limpinho, motor novo e ainda trocaram a placa que ele tinha (que até estava boa) pela nova que comprei, pois não teria forma de a vender nem de a usar noutro lado. Resultado: 77€
Pronto, para a próxima já sei. Mas fica o registo que este tipo de máquina não é para grandes esforços, não é para abater árvores nem coisas muito exigentes. A nível de entradas de ar para dentro do compartimento do motor e afins, são muito mal feitos a meu ver, pois entra muito lixo. Sei que é um modelo descontinuado e foi substituído por um outro onde (acho) que esta parte é melhor (pelo menos foi o que me disseram na loja).
Mas pronto, foi uma aprendizagem