collapse

* Posts Recentes

Alguém arranja motores? por almamater
[11 de Dezembro de 2024, 16:07]

Sistema a LASER que será também capaz de matar moscas por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2024, 12:35]

Nevadent - Não carrega por almamater
[22 de Novembro de 2024, 21:36]

Classmate Leap T304 não liga por almamater
[19 de Novembro de 2024, 07:13]

+ LASERs por dropes
[18 de Novembro de 2024, 21:50]

Dúvida com fonte de alimentação comutada por filjoa
[28 de Outubro de 2024, 21:57]

Motoserra Stihl 120C por dropes
[26 de Outubro de 2024, 19:01]

Shelly em jeito de watchdog por SerraCabo
[24 de Outubro de 2024, 19:24]

Meu novo robô por josecarlos
[06 de Outubro de 2024, 13:33]

Sirene NOVA maluca por dropes
[01 de Outubro de 2024, 18:26]

Autor Tópico: Motoserra Stihl 120C  (Lida 1113 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Motoserra Stihl 120C
« em: 03 de Outubro de 2024, 16:02 »
Olá, alguém que tenha um modelo destes ou parecido me pode dizer se esta bateria é suposto ter tensão nos pinos do meio?

O motoserra não trabalha, não dá nenhum sinal mesmo. A bateria indica que está boa quando se carrega no botão da BMS  (leds todos verdes) mas estou na dúvida que está mesmo..

Não queria estar a desmontar o motoserra e depois ser problema da bateria. No entanto esta bateria noutro motoserra (não tenho a certeza se foi testada num modelo igual, mas pelo menos encaixou) funcionou bem.

Neste motoserra quando se liga o botão para o motor funcionar, os 3 primeiros leds da bateria piscam a vermelho..

Medindo as duas saídas\pinos das pontas da bateria tenho ~40V
Mas os pinos do meio não dizem nada.. 0V, por isso estou na dúvida..

P.S.: Entretanto encontrei esta info na Web:

Deduzo assim que exista algum stress com a eletrónica do motoserra.. :\
« Última modificação: 03 de Outubro de 2024, 16:11 por almamater »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Re: Motoserra Stihl 120C
« Responder #1 em: 03 de Outubro de 2024, 23:36 »
 :o ::) ???  Uau.. nunca vi nada assim, pensava que isto não fosse possível, que existisse uma proteção qualquer para que os lixos não entrassem para junto do motor e dos restantes componentes..:

Metendo a bateria acontece ainda o mesmo, tem 2 botões de alavanca mas (mesmo com tanta porcaria) estão a fazer contacto..

O meu receio é que seja o motor ou algo dentro da placa de controle que está completamente tapada com silicone ou lá o que é isto..  :-\

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2024, 13:58 »
Fixed. Podem remover o tópico sff

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2024, 08:01 »
Não removam nada, diz mas é como resolvesse para quando algum internauta tiver o mesmo problema encontrar aqui a solução!

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2024, 23:23 »
Infelizmente descobri da pior maneira. Desmontei-o e, devido a tanta sujidade, acabei por não avançar muito mais porque precisava de morar numa casa com quintal e não num apartamento para limpar e lavar aquilo. Posto isto, diagnostiquei mal a coisa.

Apenas podiam ser 2 situações, o motor avariado ou a placa que o controla com algum problema. Não sei porquê (os valores que obtive nos pinos do motor pareceram-me normais) e deduzi que fosse mesmo aquela board. Telefonei para uma casa Sthil aqui perto, e fui lá encomendar uma placa daquelas (104€). Não gostei da Loja, do atendimento e do perfil das pessoas que me atenderam, pareceram num registo de 'ah este chico esperto, deixa-o gastar dinheiro..', isto porque, depois de encomendar e pagar a placa disseram-me "Ahh.. isso quase nunca é dessa placa, é mesmo o motor gripado". Ok, vi logo que tinha feito asneira.

Em todo o caso, fui a uma outra casa Sthil também perto e deram-me um atendimento completamente diferente, eu levei o motoserra já desmontado mas com tudo certinho, eles aceitaram sem problema, expliquei-lhes o que tinha feito (comprado a tal placa), e que não resultou.. sabendo assim que o problema é mesmo do motor.

4 dias depois tudo limpinho, motor novo e ainda trocaram a placa que ele tinha (que até estava boa) pela nova que comprei, pois não teria forma de a vender nem de a usar noutro lado. Resultado: 77€

Pronto, para a próxima já sei. Mas fica o registo que este tipo de máquina não é para grandes esforços, não é para abater árvores nem coisas muito exigentes. A nível de entradas de ar para dentro do compartimento do motor e afins, são muito mal feitos a meu ver, pois entra muito lixo. Sei que é um modelo descontinuado e foi substituído por um outro onde (acho) que esta parte é melhor (pelo menos foi o que me disseram na loja).

Mas pronto, foi uma aprendizagem :)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2024, 19:01 »
Olá

Ainda bem que conseguiste resolver o problema da motoserra.
Sim, precisava de uma limpeza, mas não é suposto entrarem detritos na zona do motor e controlador, mal desenhada.
Em todo o caso, sempre podes aproveitar esta época do Halloween e aterrorizar o pessoal da casa Sthil com a motosserra ;D