collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Problema em Impressora  (Lida 2054 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Problema em Impressora
« em: 19 de Janeiro de 2020, 18:51 »
Olá,

Tenho aqui uma impressora HP OfficeJet Pro X476dw e está com um problema qualquer que não consegui ainda decifrar..

Liga-se à corrente e começa a inicializar e passado uns segundos bloqueia!


Assim que faz o teste ao Scanner fica bloqueada, o touch display não responde e sem sequer o botão de energia faz algo..

Já desliguei a maior parte dos cabos flat da mainboard e continua sempre a bloquear, medi as saídas do cabo da fonte e pelo que vejo tem 3, 2 delas medem 33V e há uma que mede 29V. Como pensei que seria este o problema desmontei a fonte:



Descarreguei os condensadores de 400V e tirei 1 condensador que poderia ser esse o responsável (por estar perto do Output) mas não.. medi-o e os valores estão OK


Acham que pode ser os condensadores que estão a meio da fonte de 400V?


Tirando esta coisa dos 29V da fonte não sei o que pode estar a bloquear a impressora.. a mainboard parece-me OK assim à primeira vista..
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2020, 18:53 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema em Impressora
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2020, 10:36 »
Isso cheira a firmware corrompido.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema em Impressora
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2020, 10:52 »
Pois pode ser tb pode. Não sei se há alguma maneira de fazer update sem ser detectada no computador.. não me parece.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema em Impressora
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2020, 12:46 »
Procurar nas boards todas por um TSSOP ai de 48 patinhas, deve ser uma flash NOR que são mais resistentes que NAND(e mais baratas), ver qual o tamanho da mesma.

Download do update, unzip do instalador, virar pastas á procura de um .bin ou .rom com tamanho igual á flash encontrada na board.

Remover flash da board, fazer dump, comparar os dois, para comprovar que o bin disponibilizado é uma imagem completa e não um update parcial(MUITO comum infelizmente), caso tenha aspecto de ser o firmware completo, flashar o mesmo(primeiro fazer dois backups da imagem corrompida).

Se for um update, binwalk, entender um bocado o código, ver onde é chamado o bootloader, tentar fazer patch á coisa utilizando a imagem de update, ou pesquisar pelas internets se não existe uma imagem full(ou algum dump feito por alguém).
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema em Impressora
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2020, 16:01 »
Bom esse processo ao ler assim até parece fácil  ;D mas sinceramente a fazer isso seria mesmo só para aprender alguma coisa nessa área

No entanto, tirei a board e reparei que havia um FlatCable que não tinha desligado.. que engraçado.. era precisamente essa a origem deste problema.


Liguei-a sem nenhum cabo e não bloqueou, depois fui ligando cabo a cabo e começou a bloquear com a ligação à cabeça de impressão:



Uma das vezes, com este cabo ligado, não sei como, ela não bloqueou logo e consegui aceder ao menu dos cartuchos\tinteiros e ela não reconhece nenhum.

A impressora usa 4 mas quando a trouxe para casa só vinha com 3 (os das cores) e um slot vazio, mas presumo que a falta de 1 não seja o motivo do bloqueio. Inclusive chegou mesmo a dar uma msg de erro associada ao 'Cabeçote de Impressão???

Por isso chego à conclusão que a board é que capaz de estar bem assim como a fonte. O problema será alguma treta lá para dentro e com a cabeça de impressão..(um sensor ou simplesmente avariou) o que é pena.. pois não deve dar para o trabalho de desmontar isto tudo e não deve dar para arranjar..

Bom.. pelo menos dá para aproveitar os motores e algumas rodas dentadas..  ::)

P.S.: Em todo o caso Senso, gostei dessa ideia e vou investigar um pouco mais esse procedimento no futuro, parece-me algo interessante :)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2020, 16:04 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema em Impressora
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2020, 16:22 »
Está quase escondido, é o chip que está por trás da porta de rede, o SKHynix, com um autocolante(que deve ter o modelo do firmware instalado na fábrica, assim como date code e mais qualquer coisa util á produção).

Acho é impressionante a capacidade de processamento que é utilizado na impressora comum, tens ai dois SoC jeitosos da Marvel, cada um com RAM extra(o package BGA pertinho deles).

Os 3 chips da TI devem ser drivers de motores, dada a quantidade de bobines á volta deles.

E arrisco a dizer que o J6 será potencialmente um interface JTAG, talvez dê para tirar mais conclusões do que se passa durante o boot, deves ter pelo menos uma porta série de um dos CPU's algures na board

Não é um processo fácil, mas já reparei umas coisas assim com essas voltas todas pelo meio.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2020, 16:27 por senso »
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema em Impressora
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2020, 12:18 »
Obrigado pelas dicas senso!

Hoje desmontei um pouco mais e o problema está na cabeça de impressão mesmo.. assim que ligo o cabo ela bloqueia, se a ligar sem o cabo já não bloqueia  >:(



Vou o díodo e assim mas não devo chegar a nenhum lado..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Problema em Impressora
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2020, 10:59 »
Não te esqueças de verificar também a alimentação dessa placa (a ficha "grande" com fios pretos).
Podes voltar a repetir o processo: desliga tudo que puderes dessa placa (tem vários conectores), e se funcionar com ela ligada assim, vai re-ligando para continuar a apertar o cerco ao bug