collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de Portadas Electricas em Moradia  (Lida 7027 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo RSF

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« em: 05 de Julho de 2010, 14:25 »
Estou a contruir uma moradia e tenho várias ideias para ela... :o 8)

A primeira que queria aqui expor é relativamente aos estores. Ou no meu caso portadas electricas (não as convencionais mas umas que correm numa calha paralelamente à janela do lado de fora)

A minha idea era ter 1 botão que controle cada portada (o normal), mas depois numa zona mais central da casa, ter um botão que controlasse todas as portadas ao mesmo tempo (por por fachadas, mas a ideia é a mesma).
Porque acho que é muito mais prático do que ir a cada botão individual e mandar abrir de manhã e fechar à noite.

A primeira dúvida que tenho é como fazer isto, antes de mais "avarias" e ideias nomeadamente a automação e controle disto!  ;D
Isto porque se tenho 2 botões que podem receber instruções contrárias, posso queimar o circuito, certo? Por exemplo se no individual coloco para abrir e no central coloco para fechar, é capaz de dar "faisca"... ???

Como solucionar este 1º problema?
O que pensei que possa ser mais fácil (ou não) é, de alguma forma, cortar o funcionamento do botão que não está a ser preccionado.

Ou seja depois de preccionar um botão, a primeira coisa a fazer seria parar o funcionamento de do outro, e só depois fazer a instrução desse mesmo botão.

É a melhor forma? Como se faz?
Alternativas?


Obrigado desde já!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2010, 13:01 »
Bem.. antes de mais existe outra questão. As tuas portadas já estão motorizadas? Se sim, será fácil adaptar o seu circuito? Se não, será fácil motoriza-las?

A questão que colocas-te de comanda-las com "botões" não é propriamente um problema. Visto que vais sempre necessitar de um microcontrolador para as controlar, podes processar essas colisões por software.

Outra questão.. vais passar fios ou usar uma tecnologia sem fios? Se é sem fios, qual o alcance que pretendes? Serão opção Xbee, Nordic?


Parabéns pelo projecto, estamos cá para ajudar a torna-lo realidade!

Offline Hugo RSF

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2010, 13:55 »
Obrigado pela resposta!

AS portadas já são motorizadas e portanto já terão "por defeito" (digamos assim) um botão duplo (presumo eu) para controlar cada uma individualmente.

A minha questão era no sentido de perceber como poderei ter, para além desses botões individuais para cada portada, um botão central que comande todos ao mesmo tempo!

Entretanto encontrei isto:
http://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.php?AttachmentID=2482

Que tem o "problema" de ser algo caro!!! :-\

Este é o primeiro "problema".
O 2º "problema" é como automatizar as portadas, sendo que não necessito nada de muito elaborado, basta-me poder definir a quer horas abrem e a que horas fecham e por isso acho que não vale a pena pensar em coisas muito elaboradas/dispendiosas.

Estava a pensar em X10. Um micromódulo nesse botão central e o modulo de ligar ao PC e já se faz umas coisas engraçadas!!!

Zigbee vou talvez usar para outras coisas, como controlar e monitorar temperaturas e afins!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2010, 14:14 »
Não aconselho a interceptar directamente nos botões já que estes devem de funcionar a tensão elevada.

O ideal é no controlador do motor tentar perceber os sinais de comunicações destes. Se conseguir o datasheet do sistema de motorização que tem instalado, provavelmente este até terá um porto de extensão para permitir ligar a um sistema central. Se tiver, pode fazer o seu mini controlador com um simples PIC ou AVR para comandar os motores.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2010, 17:42 »
Quanto custa cada módulo daqueles que aparecem na imagem?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #5 em: 06 de Julho de 2010, 17:52 »
Para a pessoa mais hacker, um arduino e um monte de relés dá para fazer a coisa.
Se forem como os estores electricos aqui da uni, aquilo só funciona enquanto carregas no botão, logo só há risco de curto circuito se alguem carregar no central e num local ao mesmo tempo, apesar de haver pouca probabilidade é sempre um risco e não se deve brincar com essas coisas.
Avr fanboy

Offline Hugo RSF

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #6 em: 07 de Julho de 2010, 08:02 »
Quanto custa cada módulo daqueles que aparecem na imagem?
Para cima de 50€ :|

Sendo que vou ter 9 portadas... A coisa sairia cara, pelo que procuro outra solução mais económica...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controlo de Portadas Electricas em Moradia
« Responder #7 em: 07 de Julho de 2010, 17:44 »
Só se utilizares X10, sei que há uma empresa que vende isso cá em Portugal. Um módulo por cada motor mais um central, mas não a nível de potências que estes módulos atuam nem preços. Essa solução que apresentas-te parece bastante sólida. Não arranjas desconto por comprar 9?