collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Voltagem negativa  (Lida 17780 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pulsecloud

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Voltagem negativa
« em: 14 de Agosto de 2010, 22:00 »
Boas,
ao que parece, para alimentar um op-amp (por exemplo o 741) deve-se usar alimentação dupla simétrica, ou seja, se ligar o pin 4 (V+) a +5V, devo ligar o pin 7 (V-) a -5V e não a uma Gnd.

Ora, gostaria de saber como fazer os tais -5V, para poder utilizar o op-amp com um Arduino (sem utilizar fontes de alimentação externas).


Muito obrigado! :D

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Voltagem negativa
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2010, 22:47 »
boas,

ainda não vi o datasheet desse amp-op, mas normalmente tem sempre tensão v+ e v- exemplo 5+ e 5- ja usei no v- 0v como gnd, só que nalguns casos como amplificação comparação e ect podes não ter valores tão exactos ou ate mesmo não teres uma margem para regulares a tensão, como por exemplo num sensor de luz, é capaz de ar confuso :P mas acho que dá para perceber, estou a escrever a pressa :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltagem negativa
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2010, 22:51 »
Alguns podem operar com fontes single ended, ou seja só com massa e positivo, mas isso regra geral impede-te de o valor da saida chegar a 0, ganhos e outras caracteristicas ficam alterados para pior e assim, o melhor mesmo é ler o datasheet.
Avr fanboy

Offline pulsecloud

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Voltagem negativa
« Responder #3 em: 14 de Agosto de 2010, 22:53 »
Acho que não fui claro o suficiente...

Eu sei que dá para usar -5V, mas como é que crio uma voltagem negativa?
É com algum circuito?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltagem negativa
« Responder #4 em: 14 de Agosto de 2010, 23:08 »
Ou usas uma fonte simétrica ou então um charge pump que é tipo de uma fonte comutada, é circuitos integrados que te fazem isso com apenas alguns componente extra, pesquisa no google, ou então mete um max232 que tem um charge pump para gerar -12v se não me engano, logo se usares pouca corrente dá para o usares, mas não vai ser a melhor fonte do mundo, nem a mais limpa nem a mais estavel.
Porque é que não queres usar uma fonte extra?
É que mesmo usando pilhas podes ter voltagens negativas, e basta ter mais umas pilhas e trocar uns fios.
Avr fanboy

Offline pulsecloud

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Voltagem negativa
« Responder #5 em: 14 de Agosto de 2010, 23:27 »
Encontrei isto para fazer voltagens negativas. Acham que serve, ou há maneiras melhores de o fazer?


Ah, porque é que se vê tantos circuitos para 12V? Não é uma voltagem... difícil de gerar (são precisas muitas pilhas)?
Estranho.. :/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltagem negativa
« Responder #6 em: 14 de Agosto de 2010, 23:38 »
Porque uma fonte de mesa de 12v não é dificil de se ter, e porque são circutos antigos, se te virares para electrónica mais recente quase tudo funciona a 3.3v, e a nivel de micro-controladores e companhia e tipico são 5v, 3-4 pilhas chegam bem.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Voltagem negativa
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2010, 23:58 »
Podes usar um AMPOP do tipo LM358, este foi desenhado para também poder ser alimentado a partir de uma fonte não simétrica. A saída pode ir a quase 0V (5 a 20 mV), mas a tensão máxima fica um pouco abaixo da tensão de alimentação. O LM358 tem 2 AMPOPs num pacote de 8 pinos, o LM324 é o mesmo tipo de AMPOP mas num pacote de 14 pinos com 4 AMPOPs.

Qualquer loja de electrónica tem os 2.

Offline pulsecloud

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Voltagem negativa
« Responder #8 em: 15 de Agosto de 2010, 00:24 »
Podes usar um AMPOP do tipo LM358, este foi desenhado para também poder ser alimentado a partir de uma fonte não simétrica. A saída pode ir a quase 0V (5 a 20 mV), mas a tensão máxima fica um pouco abaixo da tensão de alimentação. O LM358 tem 2 AMPOPs num pacote de 8 pinos, o LM324 é o mesmo tipo de AMPOP mas num pacote de 14 pinos com 4 AMPOPs.

Qualquer loja de electrónica tem os 2.

Obrigadíssimo! Em vez de usar o LM741, vou usar o LM358! :)
MAS a pergunta ainda não foi respondida - pelo menos ainda não sei a 100% o que fazer quando precisar de voltagem negativa.
Quando vocês precisam de usar V<0, o que é que fazem?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Voltagem negativa
« Responder #9 em: 15 de Agosto de 2010, 00:38 »
Ou arranjas uma fonte simétrica (uma fonte de PC tem tensões negativas), um circuito conversor DC-DC ou "charge pump" para converter uma tensão positiva numa negativa (fabricantes de semiconductores como a National, Maxim, etc. têm N chips para isto) ou então usas um segundo conjunto de pilhas para fazer a tensão negativa (se tiveres por exemplo 2 pilhas de 1.2V ligadas em série podes ligar-lhes 3 fios: ao meio das pilhas são os 0V, do lado negativo do conjunto são -1.2V e do lado positivo do conjunto são +1.2V; se usares 4 pilhas em série ficas com -2.4V, 0V e +2.4V, etc; e nada te impede de usar por exemplo 3 pilhas em série, fazendo -1.2V, 0V, +2.4V ou -2.4V, 0V, +1.2V).
« Última modificação: 15 de Agosto de 2010, 00:41 por Njay »

Offline pulsecloud

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Voltagem negativa
« Responder #10 em: 15 de Agosto de 2010, 00:45 »
Ou arranjas uma fonte simétrica (uma fonte de PC tem tensões negativas), um circuito conversor DC-DC ou "charge pump" para converter uma tensão positiva numa negativa (fabricantes de semiconductores como a National, Maxim, etc. têm N chips para isto) ou então usas um segundo conjunto de pilhas para fazer a tensão negativa (se tiveres por exemplo 2 pilhas de 1.2V ligadas em série podes ligar-lhes 3 fios: ao meio das pilhas são os 0V, do lado negativo do conjunto são -1.2V e do lado positivo do conjunto são +1.2V).

OK, obrigado! :)
Dúvida esclarecida na totalidade. :)

Uma boa noite.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Voltagem negativa
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2012, 23:00 »
Desenterrando o tópico, mas para não estar a abrir outro igual!

Preciso de um componente que me dê +12V e -12V a partir de 24V; esses +-12V irão apenas alimentar 3 ou 4 ampops, pelo que a corrente Iout pode ser muito baixa. Tendo em conta que é para implementar num sistema que será replicado em "massa", alguém conhece algum componente "vulgar" que me permita fazer isso? Isto é, sem fontes xpto e tal..

Obrigado! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltagem negativa
« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2012, 23:36 »
Barato e usado em todo o lado tens o mc34063, faz de step-up, step-down, inverter e mais umas coisas tens calculadoras pela net para esse integrado.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Voltagem negativa
« Responder #13 em: 07 de Setembro de 2012, 03:27 »
Vê as "charge pumps" da maxim.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Voltagem negativa
« Responder #14 em: 07 de Setembro de 2012, 20:22 »
Hum ok! Vou ver;) Thanks!

E também já há porradas de tempo que os reguladores 78xx e nem sabia que os 79xx são iguais mas com saída negativa! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein