collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mais um membro da lusorobótica  (Lida 23563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Mais um membro da lusorobótica
« em: 10 de Abril de 2009, 12:37 »
Bom dia,

Antes de mais vou-me apresentar. Chamo-me Miguel e tenho 16 anos e vivo em Oeiras. Sempre adorei abrir os meus brinquedos e construir aqueles kits electrónicos. Mas apenas ontem descobri este fórum e este tipo de robótica (Arduinos e assim).

Eu sempre quis montar um robot rc com um braço e com uma câmara (tipo o do american pie) mas nunca tive conhecimentos para tal e portanto achei que apenas quando fosse para a faculdade é que iria ter a oportunidade de construir um. Mas parece que não, ou pelo menos já vou poder construir um carrinho.  ;D

Pois bem, já tive a ver o fórum e parece que o melhor mesmo é começar com o Arduino e com programação básica e quando me sentir mais à vontade começo o um projecto a sério.

Agora tenho uma dúvida: O arduino pode ser tele-comandado ou é comandado apenas pelo computador, através da programação?

A minha ideia de projecto final é um robot com uma câmara e com um braço e que transmita em directo o que está a ver, mesmo como o do american pie e que eu possa utilizar o braço dele para pegar em coisas ou assim...

O que é que eu deva comprar para começar que sirva para depois poder avançar para esse projecto? Peço desculpa estar a perguntar isto, porque já muita gente perguntou, mas queria começar sem erros de compras e com tudo o que preciso. Também já vi uns kits na net que vêm com servos e led's para se fazer as 1ªs programações.

Antes de mais obrigado pela ajuda e parabéns pela excelente iniciativa que foi criar este fórum.

Cumps

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2009, 12:43 »
Bem vindo miguel.

bem o arduino pode ser telecomandado com modulos de comandar á distancia, os X-bee são os que mais houvi falar, mas há uns elementos do forum a tentar usar um comando kyosho(eu tmb)

eu fiz isso da  camera é engraçado mas a minha não é wireless  ::) por isso só podia andar 10 metros paqui e pa li :P mas cameras wireless arranjam-se na net facilmente.

O smalluino é bom para começar. e podes usar as coisas com as quais o fizeste para outros projectos no futuro...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2009, 12:53 »
Antes de mais bem-vindo e obrigado por todo o apoio,

Fizeste bem em perguntar, embora seja aconselhado começares a fazer umas pesquisas pelo fórum, colocamos-te aqui algumas dicas.

Smalluino V1.0, para começar fazer um robot mexer a baixo custo e materiais que são sempre utilizáveis no futuro.

A versão 2 deste robot à muito que é prometida, mas o tempo não tem sido muito e todos aqui fazemos disto um hoby, mas garanto-te que não falta muito até sair. (está quase todo montado aqui ao meu lado :P)

Quanto a controlar remotamente o Arduino, podes utilizar basicamente todas as tecnologias existentes (wifi fica caro) mas desde RF, Xbee, IR, Serial, Comando RC, e outras que te lembres :D

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2009, 13:26 »
Já dei uma olhada pelo fórum e já tinha visto esse tópico e é bastante útil. Estava a pensar começar por aquela programação dos led's e assim e depois construir o Smalluino. Mas tive a ver lojas na net (tanto as que estão no sub-fórum das lojas como as que estão no tópico do Smalluino) e os portes são sempre muito puxados. Qual será a melhor loja para mandar vir os componentes necessário para a construção do robot? Eu irei precisar de tudo. Das rodas, servos, do suporte das pilhas e claro do Arduino. Já agora, que modelo do arduino devo comprar?

Já agora o que é que é a placa branca onde estão ligados os led's neste topico: http://lusorobotica.com/index.php/topic,25.0.html
Também é preciso comprar isso ou ja vem com o Arduino.

No que toca ao controlo tele-comandado acho que me vou informar melhor sobre os tipos de controlos e depois de saber mexer bem na máquina é que avanço com isso.

Obrigado novamente  ;D
Estou ansioso por meter as mãos ao trabalho  :D
« Última modificação: 10 de Abril de 2009, 13:36 por miguelwind »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2009, 13:47 »
A versão do arduino que deves comprar é a Duemilanove com o ATmega328. É a ideal para o que queres. Se fosses da zona do Porto tinhas a vantagem de comprar o arduino na inmotion directamente sem ter que pagar portes, podes ver aqui neste tópico uma comparação que fiz de algumas lojas de Portugal ou perto, este post já tem uns meses por isso os preços podem estar desactualizados, http://lusorobotica.com/index.php/topic,421.msg2325.html#msg2325 (tenho lido muitas queixas em relação a gtronica ), no entanto da uma vista de olhos por lojas como a sparkfun, etc.

Quanto aos servos alguém postou há um tempo uma loja com bom preços, alias já alguma gente aqui do fórum mandou vir, já encontrei e tens aqui: http://lusorobotica.com/index.php/topic,87.0.html alias mais para baixo tens um post com os preços de um utilizador ( iCar ) que comprou lá.

Não te esqueças que não tens que comprar exactamente o material que o TigPT usa.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2009, 15:18 »
Acho que a melhor opção é a seguinte:
http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=666 - Arduino - €22.76

http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=8901 - Wheels 32x7mm - €5.28

http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=9065 - 2 x Small servo(indisponível de momento) - 2x€6.80

ou

http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=9064 - 2 x Large servo - 2x€9.84

Portes: apx: 8€ (sem seguro nem numero para seguir a encomenda)

TOTAL: apx 50€

Valerá a pena? Está tudo bem? Não haverá mais barato? E será seguro enviar sem seguro e numero para seguir a encomenda?

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2009, 15:51 »
 2 x Small servo não está disponivel de momento, são rotação continua?
rodas podes fazer, ou adaptar de um carro do chines ou daqueles de brincar, as minhas até ficaram engraçadas :P

os servos são rotação continua?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2009, 16:05 »
Excepto os servos que dava uma vista de olhos na hobbycity porque por exemplo, repara nesta compra:
Citar
Dear Daniel Barradas
Thanks for shopping at our store

Your order details are:
6x #HXT900/662 HXT900 9g / 1.6kg / .12sec Micro Servo variations = $21.60

Paypal or Credit Card  (Amex / Visa / Mastercard) $0.00 International Air Mail ($79 limit) 100 - 250gr $5.95
Taxes: $0.00
-------------------
Total:  $27.55

Os teus vão ficar por 20€ aqui por mais 5€ tens 6, por isso 2 deve ficar mais barato.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2009, 16:28 »
Atenção que isso são microservos e não são de rotação continua, tem depois que ser modificados para rotação continua, o que pelo que tenho visto por alguns membros, não é assim tão fácil, embora ainda não tenha tido problemas a fase-lo, pode ter sido sorte minha.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2009, 17:17 »
Então será melhor optar pela minha opção? aqueles são de rotação continua?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #10 em: 10 de Abril de 2009, 21:03 »
Não são de rotação continua.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #11 em: 10 de Abril de 2009, 21:22 »
Tens aqui a versão idêntica dos que queres comprar mas de uma marca mais barata: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2009, 21:34 »
Não são de rotação continua.
eish! Esse site até tinha os portes baratos  :-X
É que tar a mandar vir uma peça de cada lado fica muito mais caro...
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 12:11 por miguelwind »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #13 em: 11 de Abril de 2009, 01:48 »
Tens que fazer as contas e ver o que te compensa.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #14 em: 11 de Abril de 2009, 12:12 »
Tens aqui a versão idêntica dos que queres comprar mas de uma marca mais barata: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743
Mas estes já são de rotação continua ou tinha de fazer a ponte H?

Editado:
e já agora onde é que voces compram as breadboards? Pode ser esta?:http://cgi.ebay.co.uk/Prototype-Board-Breadboard_W0QQitemZ120344378713QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_3?hash=item120344378713&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=66%3A2%7C65%3A15%7C39%3A1%7C240%3A1318
Existem em portugal? Quanto custam +/-?

Obrigado e peço desculpa pela maré de dúvidas e perguntas   :-[
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 15:51 por miguelwind »