collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de Alimentação Caseira  (Lida 17538 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #15 em: 02 de Setembro de 2015, 18:02 »
A saída ajustável vou fazer com uma placa baseada num LM2596 com 2A máx.

EDIT: só agora é que reparei que mandei vir um step down e não um step up... tá certo  >:(
« Última modificação: 02 de Setembro de 2015, 18:08 por Sovietico »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #16 em: 02 de Setembro de 2015, 21:43 »
Yep, step down, agora só precisas de um step up para colocar antes deste.

Output: 1.2V to 37V
Ensured 3A Output Load Current
150 kHz Fixed Frequency Internal Oscillator

Pelos vistos é por comutação, tem de levar um filtro decente à saída e como tens caixa em madeira este comutador teria de ficar em caixa metálica, as EMIs são desgraçadas em muita coisa... principalmente à cabeça para tentar resolver bugs causados por estas.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #17 em: 03 de Setembro de 2015, 00:19 »
Eu fiz esta placa para usar as fontes ATX que tenho, basicamente pode-se arrumar os fios todos, ligar a ficha na placa e temos as saídas todas em forma de 'banana' ou através de terminal:



Vídeo:

Falta-me só fazer um módulo com um LM317 para ter ainda mais flexibilidade nas voltagens.. estou só à espera dos potenciómetros de 5k.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 00:24 por almamater »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #18 em: 03 de Setembro de 2015, 00:43 »
@Senso

Quanto ao modo passivo existe alguma temperatura abaixo da qual posso funcionar sem ventilação?
Posso ter um switch para a ventilação para ligar e desligar nesse caso?

@almamater

Tá muito porreira a placa. Já tinha visto uma solução semelhante mas não sei porquê decidi ir pela mais trabalhosa. Também é algo que vou fazendo aos bocadinhos e secalhar daqui a um mês a caixa já nem será em madeira.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #19 em: 03 de Setembro de 2015, 00:56 »
Eu fiz esta placa para usar as fontes ATX que tenho, basicamente pode-se arrumar os fios todos, ligar a ficha na placa e temos as saídas todas em forma de 'banana' ou através de terminal:

Como foi feita a camada com o logótipo?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #20 em: 03 de Setembro de 2015, 00:57 »
Desenhei no Eagle e mandei fazer lá fora, tenho aqui umas quantas agora :)
« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 10:57 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #21 em: 03 de Setembro de 2015, 11:52 »
Devias manter a placa da fonte dentro da caixa, existem fontes ATX com fan de grandes dimensões e o ruído é quase impercetível.

A fonte que estás a usar não tem escapatória sem ventilação forçada, basta ver os dissipadores de alumínio, à 1ª vista diria que dissipam no máximo 10W em modo passivo.

Claro que seria possível alterar para dissipadores decentes, o problema seria que o do primário não poderia estar fora da caixa por motivos de segurança, não à mica que isole isso ou qualquer tipo de fita, más experiências...
Em último caso os 2 dissipadores poderiam ficar fora da caixa mas com uma grelha ligada à terra, a dimensão deles ocupariam todo o espaço que tens atrás.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #22 em: 03 de Setembro de 2015, 19:58 »
Só estou a perguntar porque surgiu-me a ideia de ter um sensor a ler e a controlar a temperatura. Esta cena da fonte começou mais como uma brincadeira que propriamente uma coisa muito séria e quase profissional. O objectivo é praticar um bocado a soldadura, ligações e afins. Obvio que no fim é para ter algo minimamente funcional.

O topo da caixa vai ser em acrílico fosco com umas luzes por trás. A caixa irá ser toda pintada também.
A ventoinha que vem na fonte irá ser montada dentro da caixa e também vou acrescentar mais uma que tinha aqui.
Irei ter um switch só para as ventoinhas mas irei sempre ligá-lo sempre que usar a fonte. É rídiculo eu sei mas pronto é só para a brincadeira lol

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #23 em: 03 de Setembro de 2015, 21:09 »
Só estou a perguntar porque surgiu-me a ideia de ter um sensor a ler e a controlar a temperatura.
A minha vai ter uma ventoinha controlado por PID, modifica a velocidade conforme a temperatura, like a pc  ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de Alimentação Caseira
« Responder #24 em: 03 de Setembro de 2015, 22:18 »
Tb já pensei nisso tudo há uns tempos e sinceramente cheguei à conclusão que seria trabalho desnecessário quando a própria fonte já tem uma caixa e uma ventoinha (algumas delas até controlam a sua velocidade automaticamente).
Pois luzes e afins numa fonte de alimentação não vão fazer nada, a não ser que seja Modding e a fonte continuasse visível e dentro do pc.

Passado um tempo encontrei uma placa e desenhei aquela para mim e acho mais útil devido a:
  • Ter as saídas todas da fonte e de fácil contacto
  • Leds indicadores do estado da Fonte e da Placa em si (PowerOn, PowerOk..)
  • Basta juntar os fios todos e prendê-los com uma abraçadeira e aparafusar a placa ou deixá-la simplesmente ao lado e em cima da bancada
  • Se a fonte se estragar facilmente desligo o cabo desta placa e troco por uma nova

O objectivo é mesmo ter 3\5\12V de forma mais acessível e para os projectos 'homemade' que uma pessoa vai inventando.. por isso não quis inventar muito nem fazer uma caixa de raiz.