collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções  (Lida 37105 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #15 em: 18 de Julho de 2013, 11:10 »
Tudo tão limpinho e arrumadinho... mas tu alguma vez usas isso :)?


As vezes vai-se usando, mostrar aqui isto a umas semanas atras antes do S. João, que tava eu em projectos e a minha maria a fazer bijuterias para o S.João... :D

Normalmente é este o aspecto  ;D ;D...


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #16 em: 18 de Julho de 2013, 12:06 »
Não precisavas de desarrumar tudo só para parecer que usas isso :P

Eu agora tenho andado mais de volta de php+sql mas partilho aqui os planos para os próximos tempos:
Sistema simples de tracking de sensores que permita observar os dados em ambiente web.

Base de dados simples que guardar valores absolutos dos sensores, sejam temperatura, consumos energéticos, estados de aberto ou fechado, timestamps, sensor ID (reverse-domain name style) e versão do firmware do mesmo.

Desta forma será simples criar views para cada tipo de sensor mas permitir analisar todo o tipo de dados sem estar preocupado com o seu significado.

Poderemos depois criar regras para lançar eventos mediante qual quer tipo de combinação de dados. (ex: se temperatura no exterior de um quarto maior que temperatura no interior do quarto e é inverno, abrir estores) ou coisas mais complexas que combinem diversos sensores para tomar uma decisão.

Relativamente aos sensores, estou a optar por PSoC + CyFi, pela facilidade de utilização e robustez dos mesmos, 250 nodes por hub, com diversas coisas boas como DSSS, bom range, baixos consumos podendo ficar a funcionar de uma coin cell.

Relativamente aos sensores ainda estou a idealizar as coisas, tal como algoritmos para não fazerem push continuo de dados, baseando-se nas alterações das últimas leituras para enviar dados (ex: se última medida foi à 10min e temperatura está igual, fazer próxima leitura só daqui a (x*1,5) 15min, contudo se numa leitura o valor for diferente, fazer leitura no próximo (x/10) 1min para confirmar se estabilizou e se estabilizar fazer próximas leituras em (x/2), caso contrário passar a ler a cada min até estabilizar).

A ideia é mesmo apostar no baixo consumo para ter sensores durante anos fora da janela sem preocupações, e se o objectivo é baixar consumos energéticos (para já, embora existam infinitas possibilidades) convém não gastar depois em pilhas.

O hub irá estar a fazer de bridge dos sensores para o webservice por RESTful, fazendo cache para o caso da ligação se perder, não se perder dados e só eliminando do buffer os dados com upload confirmados.

Cada vez que faz um push de informação, tem no acknowledge indicação se há dados para ele ir fazer fetch tal como instruções para actuadores, evitando ter que existir portas abertas para comunicação do server para o hub (plug and play em qualquer router) e evitando fetchs contínuos.

Assim que houver algo mais para mostrar, partilho todos os detalhes para começar a envolver mais gente, contudo já se aceitam voluntários assim como críticas e sugestões.

PS - desculpem qualquer coisinha do texto não estar muito bem estruturado, era só para poder dar-vos uma preview das coisas.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #17 em: 18 de Julho de 2013, 12:51 »
Muito concentrado aqui o TigPT.

Normalmente tenho 2.. 3 projectos em simultâneo, vou saltando entre eles até ter ideias de como resolver certos problemas que vão aparecendo, demoram o seu tempo a ficarem prontos, desde que goste do resultado acho que merecem o esforço.

Tenho como oficina um quarto aqui de casa que me "apoderei", a arrumação varia entre desarrumado e muito desarrumado, enquanto estou a fazer alguma coisa torna-se impossível manter apresentável; ferramentas pesadas na dispensa e para electrónica no quarto, optei por caixas A2 empoleiradas para a maioria das arrumações, prateleiras, mesas, gavetas, nunca é demais o espaço e este sempre falta independentemente das tralhas que tenho.

De momento estou concentrado no "Fluid clock" já aqui apresentado, aos poucos vão aparecendo novas ideias e soluções  :)

Também faço umas coisitas pela G7 mas aquilo parece estar numa espécie de metamorfose invertida e não sei bem qual a ideia, enfim...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #18 em: 18 de Julho de 2013, 13:56 »
Não precisavas de desarrumar tudo só para parecer que usas isso :P



Teve que ser . . . :P :P :P
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #19 em: 18 de Julho de 2013, 16:39 »
a minha bancada é em tudo parecida com a do NJay, infelizmente não tenho um osciloscopio e a manteiga mimosa é sem sal. :D

Em relação a projectos tenho varias coisas para partilhar da DT que vão para posts proprios mas deixo aqui alguns videos e imagens de introdução:

LegionFX -> Board de desenvolvimento com Motor driver baseada no Atmega328p



Amplius -> Add-on ou shield para a LegionFX



Hound MKII -> veiculo 4WD modular





BreadBoard Powersupply -> é um lm317 numa placa para alimentar breadboards 3.3v/5v (na foto esta um ferro no lugar de um diodo 1N4007)



DRV8833 -> mini motor driver 2amps por canal



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #20 em: 18 de Julho de 2013, 20:14 »
Grandas projects que vão para aqui...

Eu de projectos tenho uns poucos a meio e mais uns quantos pensados na cabeça... Mas ate agora nada de inovador...

Portanto tenho a minha CNC para acabar, que voces ja bem conhecem. Para a CNC desenhei uma pcb para um atmega168/328 e uma pcb para o stepper drivers. Ah, e uma pcb doble layer que o senso me desenhou, para os tais stepper drivers, que ocupa menos espaço.







Depois tenho este robot diferencial, ainda muito no inicio. Tinha desenhado uma PCB para uma ponte h mas ja nao vou usar aqueles componentes todos, vou usar antes um L298. O objectivo é usar vários modos associados a diferentes sensores. Sensores de luz, de linha, de distância e mais o que me vier à cabeça.





Tenho um projecto em Labview para um forno, controlado através de um relé. Tambem tinha o circuito montado mas ja desmontei e nao tenho fotos. O futuro é fazer-lhe um PID e usar tiristores.



Tenho idealizado uma fonte de bancada baseada numa ATX e noutra fonte que tirei de uma fotocopiadora (45V).

Estou a montar um gerador eolico, com magnetos e bobines montados por mim. Este ver se acabo até ao final de Setembro. Vai ser algo simples, com pratos em madeira, imanes de ferrite (que ja tenho) e bobines que depois vou construir.



Ah que tempos que ando para fazer um detector de metais, tipo aqueles para as praias. Tou a espera de componentes para a montar. Mas a board não é da minha autoria.



Tambem desenhei uma breakout board para uns encoders magneticos smd. Coisa muito simples.




Mas pronto, nada de importante está acabado até agora :P

Abraços
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 20:20 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #21 em: 18 de Julho de 2013, 23:25 »
Projectos de momento são muitos uns começados, outros por começar, outros a espera de peças,
resumindo-se a de momento um que apesar de faltar um sensor tenho de o acabar o mais rápido possível pois faz-me falta,
consiste num arduino pro mini, modulo de SD, RTC e sensor de vibrações, tudo isto vai ser alimentado por duas pilhas 18650,
serve para quando for detectado um toque num comedouro guardar no cartão de memória a data e hora,
ainda está em fase de aranhiço nas breadboards:




senso, deixo aqui uma foto da minha desarrumação para te dar umas ideias:



a iluminação da bancada de trabalho está entregue a tiras de leds daqueles rolos do ebay,
colados na prateleira:




Desculpem a qualidade das fotos, mas com o telemóvel de noite não há milagres! 
hamtronica.blogspot.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #22 em: 18 de Julho de 2013, 23:31 »
Citar
sensor de vibrações
Que sensor vais usar? com um acelerometro conseguirias fazer o mesmo efeito(na verdade suponho que seja um acelerometro que vais usar), mas algo tipo sensor de distancia ou de interrupção de um feixe por exemplo não seria melhor?
Explica o problema, se calhar não necessitas de um sensor todo xpto.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #23 em: 18 de Julho de 2013, 23:36 »

Tenho idealizado uma fonte de bancada baseada numa ATX e noutra fonte que tirei de uma fotocopiadora (45V).


Podes partilhar algo sobre isto? Tou a pensar fazer o mesmo com uma ATX que tenho ca. Tou a pensar fazer assim umas bancadas de trabalho como voces todos postam. Já comecei a cortar caixas de cartão, não há dinheiro para comprar caixas de arrumação :P
Tava a pensar usar uns reguladores buck e boost. Metia depois um MSP430 a fazer de voltímetro e talvez adicione um amperímetro (só para medir, nada de controlo de corrente).
Alguma sugestão? Talvez algo em vez dos buck e boost? Ou como fazer o amperímetro. E os display de voltagem e corrente? É melhor usar ecrãs de segmentos ou daqueles da nokia (SPI poupame pinos e tenho uma biblio para isso)?
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 23:38 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #24 em: 18 de Julho de 2013, 23:41 »
Citar
sensor de vibrações
Que sensor vais usar? com um acelerometro conseguirias fazer o mesmo efeito(na verdade suponho que seja um acelerometro que vais usar), mas algo tipo sensor de distancia ou de interrupção de um feixe por exemplo não seria melhor?
Explica o problema, se calhar não necessitas de um sensor todo xpto.

estou a pensar utilizar este http://www.ebay.com/itm/360673366369?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 ligado ao pino da interrupção para acordar o arduino.

inicialmente tinha pensado com um acelerometro(que também vem a caminho), mas depois achei que este sensor de vibração se adequava melhor.

a ideia é ter o arduino em sleep o tempo todo, depois quando for detectada actividade acorda, guarda as horas e data e volta a dormir.
não sei se com o acelerometro consigo fazer isto ou não.
uma das coisas que estou a detectar é o consumo apesar de ser baixo estar um pouco alto, 15mA em sleep, se retirar o cartão sd e desconectar a alimentação do modulo, baixa para os 6mA, mas se não retirar o cartão e apenas desligar a alimentação do modulo, o consumo mantém-se nos 15mA, isto é normal?


Tenho idealizado uma fonte de bancada baseada numa ATX e noutra fonte que tirei de uma fotocopiadora (45V).


Podes partilhar algo sobre isto? Tou a pensar fazer o mesmo com uma ATX que tenho ca. Tou a pensar fazer assim umas bancadas de trabalho como voces todos postam. Já comecei a cortar caixas de cartão, não há dinheiro para comprar caixas de arrumação :P
Tava a pensar usar uns reguladores buck e boost. Metia depois um MSP430 a fazer de voltímetro e talvez adicione um amperímetro (só para medir, nada de controlo de corrente).
Alguma sugestão? Talvez algo em vez dos buck e boost? Ou como fazer o amperímetro. E os display de voltagem e corrente? É melhor usar ecrãs de segmentos ou daqueles da nokia (SPI poupame pinos e tenho uma biblio para isso)?


um dos projectos que tenho a espera de peças é precisamente uma fonte regulável apartir de uma atx, vai levar um buck com regulação de corrente também um boost, um display com voltimetro e amperimetro, depois posto o projecto!

 
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 23:44 por rodriguesf »
hamtronica.blogspot.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #25 em: 18 de Julho de 2013, 23:52 »
Eu basicamente vou colocar a fonte atx e a de 45V dentro de uma caixa metalica. Vou colocar saidas directas de 12V, 5V, 3.3V e -12V da fonte atx. Depois coloco dois LM350T para regular duas saidas de 12V da ATX. Coloco mais um LM350T para regular os 45V da outra fonte e uma saida directa. Ainda estava a pensar colocar um IC para agarrar nos 5V da ATX e converte-los em -5V que as vezes dá jeito.

As saidas reguladas têm display's led associados, ou seja 3 displays.


Vou utilizar um sensor Hall que tenho para aqui e um micro para medir a corrente e mostrar num display. Este sensor pode ler as correntes de todas as saidas, escolhendo a saida num selector tipo potenciometro.


Depois vou ter saidas para a terra e tá feito. Eu depois faço um desenho...
Algum material:

http://www.ebay.com/itm/5PCS-Multimeter-instrument-4MM-Binding-Post-Banana-Socket-panel-mount-Test-Probe-/280886908680?pt=US_Audio_Cables_Adapters&hash=item41662a1708

http://www.ebay.com/itm/Mini-3-Digital-0-36-LED-DC-3-30V-Blue-Volt-Voltage-Meter-Voltmeter-Self-Power-/330958979845?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d0eb14305
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #26 em: 18 de Julho de 2013, 23:54 »
estou a pensar utilizar este http://www.ebay.com/itm/360673366369?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 ligado ao pino da interrupção para acordar o arduino.

Pelo preço não custa experimentar mas esse tipo de sensores acho que tem uma bola dentro que quando mexes isso fecha o circuito, só não sei quanto será necessário isso mexer.

Com o acelerometro terias que usar um saida analogica e um comparador a seguir que quando a tensão num dos eixos indicasse o que pretendes no comparador saia 1 caso contrário 0.

Quanto ao consumo não estou muito por dentro do que era suposto consumir mas segundo a datasheet de um atmega168:
Low power consumption
– Active mode:
250µA at 1MHz, 1.8V
15µA at 32kHz, 1.8V (including oscillator)
– Power-down mode:
0.1µA at 1.8V

O arduino pro mini tem um regulador linear que por incrivel que apareça não aparece no esquemático a sua referencia :/ talvez usando um regulador melhor consigas melhor ai algum consumo...

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #27 em: 18 de Julho de 2013, 23:58 »
estou a pensar utilizar este http://www.ebay.com/itm/360673366369?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 ligado ao pino da interrupção para acordar o arduino.

Pelo preço não custa experimentar mas esse tipo de sensores acho que tem uma bola dentro que quando mexes isso fecha o circuito, só não sei quanto será necessário isso mexer.

Com o acelerometro terias que usar um saida analogica e um comparador a seguir que quando a tensão num dos eixos indicasse o que pretendes no comparador saia 1 caso contrário 0.

Quanto ao consumo não estou muito por dentro do que era suposto consumir mas segundo a datasheet de um atmega168:
Low power consumption
– Active mode:
250µA at 1MHz, 1.8V
15µA at 32kHz, 1.8V (including oscillator)
– Power-down mode:
0.1µA at 1.8V

O arduino pro mini tem um regulador linear que por incrivel que apareça não aparece no esquemático a sua referencia :/ talvez usando um regulador melhor consigas melhor ai algum consumo...

para o que quero em principio deve de chegar, quanto ao consumo, eu conseguia mete-lo nos 6mA mas para isso tinha de remover fisicamente o cartão de memoria coisa que não dá muito jeito!! mesmo assim espero ter energia para no mínimo 1 semana, o que é para mim o limite do aceitável.


edit: o regulador pelo esquemático da sparkfun é este http://www.micrel.com/_PDF/mic5205.pdf,
se o meu também é não sei pois o meu é do ebay e tem a referencia raspada!
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 00:02 por rodriguesf »
hamtronica.blogspot.com

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #28 em: 19 de Julho de 2013, 00:00 »
Eu basicamente vou colocar a fonte atx e a de 45V dentro de uma caixa metalica. Vou colocar saidas directas de 12V, 5V, 3.3V e -12V da fonte atx. Depois coloco dois LM350T para regular duas saidas de 12V da ATX. Coloco mais um LM350T para regular os 45V da outra fonte e uma saida directa. Ainda estava a pensar colocar um IC para agarrar nos 5V da ATX e converte-los em -5V que as vezes dá jeito.

As saidas reguladas têm display's led associados, ou seja 3 displays.


Vou utilizar um sensor Hall que tenho para aqui e um micro para medir a corrente e mostrar num display. Este sensor pode ler as correntes de todas as saidas, escolhendo a saida num selector tipo potenciometro.


Depois vou ter saidas para a terra e tá feito. Eu depois faço um desenho...
Algum material:

http://www.ebay.com/itm/5PCS-Multimeter-instrument-4MM-Binding-Post-Banana-Socket-panel-mount-Test-Probe-/280886908680?pt=US_Audio_Cables_Adapters&hash=item41662a1708

http://www.ebay.com/itm/Mini-3-Digital-0-36-LED-DC-3-30V-Blue-Volt-Voltage-Meter-Voltmeter-Self-Power-/330958979845?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d0eb14305

Depois tenho de ver como se faz o amperimetro.

Acho que é melhor usar um ecrã destes: Nokia 5110 isto porque tenho a biblioteca e dá para ter lá todos os valores só com 1

Para regular uso este Regulador buck. Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.
Agora se quiser mais de 12V é chato
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 00:02 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #29 em: 19 de Julho de 2013, 00:06 »
Eu basicamente vou colocar a fonte atx e a de 45V dentro de uma caixa metalica. Vou colocar saidas directas de 12V, 5V, 3.3V e -12V da fonte atx. Depois coloco dois LM350T para regular duas saidas de 12V da ATX. Coloco mais um LM350T para regular os 45V da outra fonte e uma saida directa. Ainda estava a pensar colocar um IC para agarrar nos 5V da ATX e converte-los em -5V que as vezes dá jeito.

As saidas reguladas têm display's led associados, ou seja 3 displays.


Vou utilizar um sensor Hall que tenho para aqui e um micro para medir a corrente e mostrar num display. Este sensor pode ler as correntes de todas as saidas, escolhendo a saida num selector tipo potenciometro.


Depois vou ter saidas para a terra e tá feito. Eu depois faço um desenho...
Algum material:

http://www.ebay.com/itm/5PCS-Multimeter-instrument-4MM-Binding-Post-Banana-Socket-panel-mount-Test-Probe-/280886908680?pt=US_Audio_Cables_Adapters&hash=item41662a1708

http://www.ebay.com/itm/Mini-3-Digital-0-36-LED-DC-3-30V-Blue-Volt-Voltage-Meter-Voltmeter-Self-Power-/330958979845?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d0eb14305

Depois tenho de ver como se faz o amperimetro.

Acho que é melhor usar um ecrã destes: Nokia 5110 isto porque tenho a biblioteca e dá para ter lá todos os valores só com 1

Para regular uso este Regulador buck. Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.
Agora se quiser mais de 12V é chato

O amperimetro é simples. O sensor tem uma saide linear de 0 a 5V e basta ligar a uma analogica.

Ja pensei usar esse ecrâ que ate tenho por ca, mas gosto mas do aspecto com os display's. O ecra fica para o robot diferencial :D

Os LM350T so suportam é 3A mas penso que chega, alem disso é so nas linhas regulaveis.

Gostaria de usar um limitador de corrente mas ainda nao perdi tempo a ler sobre isso. Contudo vou deixar um lugar guardado para o limitador, para colocar no futuro.

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke