collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Desafio TV  (Lida 8382 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Desafio TV
« Responder #15 em: 27 de Dezembro de 2012, 01:26 »
qual é o probe mesmo? n entendi bem se o que se quer é qdo se ligam os fones, o som da tv desligue e só dê nos fones ou se é o facto de fazer um interruptor k permita comutar entre o som da tv e o som dos fones sem ter de andar a ligar e a desligar os fones à tv?

Pelo menos cmg, qdo ligo qq fones ao jack audio, o som da tv desliga e só dá nos headfones..acho k é o standard em todas as tvs.. agora fazer um comutador mecanico com comando à distancia, basta fazer uma board com relé e comando via IR, com o proprio comando da tv e dpx até poder fazer um transmissor audio sem fios (ha headfones sem fios RF, IR ou Bluetoothh!..)

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Desafio TV
« Responder #16 em: 27 de Dezembro de 2012, 01:34 »
O problema é mesmo esse, o facto do som passar a vir pelos phones. O que ele quer é que o som venha pelos phones quando estes estiverem ligados à tv, mas quer ligá-los à distância. Ou seja, ao extender o cabo até à cama, este tem de estar ligado na tv e assim não há som na tv, só nos phones, quer estejam eles ligados ou desligados.

Penso que é este o problema aqui, isto se percebi bem.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Desafio TV
« Responder #17 em: 27 de Dezembro de 2012, 02:11 »
Pois falando bem só vejo uma solução  ??? Era mesmo tirar o jack fêmea da tv puxar os fios necessários ate a cama e soldar o o jack fêmea nessa ponta. Penso que é a solução mais ousada e ao mesmo tempo mais simples.  :-\ Assim ao ligar os phones na cama desligava o som da tv e ao desligalos voltava a ter som na tv. Isto é a minha opinião ;).
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Desafio TV
« Responder #18 em: 27 de Dezembro de 2012, 02:41 »
Esse probe é uma situaçao que ocorre pk é mm o objectivo de ter só som nos headfones qdo estes estão conectados aos jack audio, pk a comutaçao do som da tv prós headfones é  mecanicamente pelo jackaudio qdo se conecta o jack macho.. para funcionar com os headfones passivos!..agora com os headfones automaticos que se podem desligar e ligar a anedota é outra!
Eu acho que é preciso usar uma jack de 4 zonas ou entao desmontar a tv e ir buscar os fios!..

vou tentar sacar umas imagens para explicar co fazer o "curto"..mas de qq maneira, vai ser preciso projectar uma relé pra activar e desactivar à distancia, pq senao mais vale plugar e des-plugar o jack da tv!..

Acho que houve aqui uma pessoa que tb keria resolver esse "probe" e acho que o resolveu!..só n me lembra quem foi ou qual era o user, mas ele k se acuse e partilhe a soluçao que ele usou!..


Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Desafio TV
« Responder #19 em: 27 de Dezembro de 2012, 02:52 »
* Hoje em dia há sistemas 2.1 super baratos com melhor som que a TV (só por isto já valia a apena);
* É mais fácil abrir um sistemas 2.1, do que toda uma TV;
* É mais fácil alterar a fixa, ou pelo menos mandar os cabos para fora, num sistema de som do que numa TV;
* Estando tudo cá fora a conversa era outra...

Sugestão?
1º comprar um sistema de som baratito e compatível com a TV;
2º abrir a caixa que contém o conector femea 3.3mm;
3º fazer um circuito que possa usar IR para ler um comando de TV;
4º aplicar esse circuito como comutador de áudio, usando por exemplo um relé;
5º esse circuito deverá ter a função de config. Essa função irá fazer com que o código recebido no sensor de IR seja usado daí para diante para comutar o audio;
6º escolher uma tecla do comando de TV sem aplicação útil e apontar para o circuito memorizar;
7º usar fio/wireless para fazer chegar o som a uns phones;
8º problema resolvido!
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Desafio TV
« Responder #20 em: 27 de Dezembro de 2012, 16:18 »
tive um flash, enqto pesquisava umas imagens!..

co qq tv, elas teem varias fichas output, e porque não ir buscar o som a outra fichas? tipo ficha scart? v-video? RCA?.. penso que pelo menos na ficha vermelha e branca do trio de fichas RCA,  o som da tv nao é cortado!..e sendo assim, em vez de ligar os headfones ao jack de audio, pk nao ligar às fichas RCA audio com um cabo destes? (acho que depois basta baixar o som da tv pelo comando e usar os headfones com o comando de volume proprio?!)


eu arranjo este tipo de cabos se alguem quiser!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Desafio TV
« Responder #21 em: 27 de Dezembro de 2012, 17:58 »
tive um flash, enqto pesquisava umas imagens!..

co qq tv, elas teem varias fichas output, e porque não ir buscar o som a outra fichas? tipo ficha scart? v-video? RCA?.. penso que pelo menos na ficha vermelha e branca do trio de fichas RCA,  o som da tv nao é cortado!..e sendo assim, em vez de ligar os headfones ao jack de audio, pk nao ligar às fichas RCA audio com um cabo destes? (acho que depois basta baixar o som da tv pelo comando e usar os headfones com o comando de volume proprio?!)


eu arranjo este tipo de cabos se alguem quiser!

Hugu penso que essas fichas servem apenas para input.. posso estar enganado é claro.
P.S. Não recebeste uma PM minha

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Desafio TV
« Responder #22 em: 27 de Dezembro de 2012, 18:02 »
Para mim como já disse numa resposta no inicio do tópico a solução passaria apenas pelo bypass à ficha dos fones da tv, a questão apresentada acima das colunas 2.1 externas é uma outra abordagem mas além de encarecer a "brincadeira" iria ser mais 3 "monos" junto à tv e a qualidade do som dúvido que fosse decente nas colunas pois este viria directamente da ficha de fones da tv, se não se quiser mesmo abrir a tv acho que só mesmo desenvolvendo um dispositivo automático para inserir a ficha dos fones na tv controlado por um comando remoto, se houver mesmo interesse nisso posso fazer um esboço ou dois da solução a usar...
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 18:23 por artur36 »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Desafio TV
« Responder #23 em: 27 de Dezembro de 2012, 18:07 »
a qualidade do som dúvido que fosse decente nas colunas pois este viria directamente da tv

Olá artur36,

Não entendi a frase em cima... importava-se de explicar?

Hoje em dia, qualquer TV tem uma boa "placa de som". Eu pelo menos já tive um 2.1 ligado a uma TV e não notava variações na qualidade de som...
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Desafio TV
« Responder #24 em: 27 de Dezembro de 2012, 18:24 »
a qualidade do som dúvido que fosse decente nas colunas pois este viria directamente da tv

Olá artur36,

Não entendi a frase em cima... importava-se de explicar?

Hoje em dia, qualquer TV tem uma boa "placa de som". Eu pelo menos já tive um 2.1 ligado a uma TV e não notava variações na qualidade de som...

Já editei, penso que a qualidade não será a melhor por vir da ficha de fones o som, pelo menos nas TV's mais "fracas"\antigas penso que possa ser um problema, ou se calhar não...

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Desafio TV
« Responder #25 em: 27 de Dezembro de 2012, 19:24 »
Pois... depende da televisão, mas é coisa que em principio está resolvido.

Mas não abrindo a TV nem comprando um sistema de som, só fazendo um sistema mecânico para lá pôr... mas tem tantas ou mais falhas que os outros...  :-\
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Desafio TV
« Responder #26 em: 27 de Dezembro de 2012, 19:40 »
Pois... depende da televisão, mas é coisa que em principio está resolvido.

Mas não abrindo a TV nem comprando um sistema de som, só fazendo um sistema mecânico para lá pôr... mas tem tantas ou mais falhas que os outros...  :-\
Ligado a robótica era o único sistema lol