collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ignição de um carro  (Lida 5056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Ignição de um carro
« em: 02 de Maio de 2011, 18:59 »
boas,

devido a uma ideia que quero executar no meu carro onde quero por um botão para ligar o motor de arranque de um carro, so que a minha duvida esta na corrente máxima que o botão presisa para por o motor a trabalhar sem que ele queime, dai venho perguntar se me podem ajudar.

(um meu carro é um micra de 85 dai ter a parte eléctrica sem as tretas dos carros novos.)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ignição de um carro
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2011, 19:06 »
Deve ter um relé para o motor de arranque, por isso a corrente não é muita.

Aconselho-te a arranjar uma forma de saber se a transmissão está em ponto morto e só "dar à chave" nesse caso.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Ignição de um carro
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2011, 20:03 »
sim, terei de fazer isso ou por um botão, para que so ligue quando tem o pe na embraiagem, agora a minha duvida é sobre a quantidade de corrente que passa na ignição, eu tenho o manual do carro mas não é muito explicito, e la fala de ter um fusivel que vai de 10 a 20A será que me posso guiar por este valor?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ignição de um carro
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2011, 00:01 »
Isso parece-me um valor muito grande. Vê antes pela grossura do fio que vai para a ignição.

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Ignição de um carro
« Responder #4 em: 03 de Maio de 2011, 00:54 »
boas! se o valor do fusível for de 20A uma coisa é certa no máximo  precisas de um botão de 20A 12V.

a minha duvida é tu queres ter chaves na mesma?é que quando rodas a chaves no canhão o carro faz outras coisas, serve de segurança "é uma chaves", trava e destrava a direcção, liga a corrente,  puxa a mistura combustível/ar e também se o carro for a gasóleo liga as resistências.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ignição de um carro
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2011, 01:34 »
Custa-me a crer que passem 20A pela chave da ignição - o tal fusível de 20A deve estar a alimentar também outras coisas.

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Ignição de um carro
« Responder #6 em: 03 de Maio de 2011, 03:10 »
sim concordo, deve estar a alimentar o que disse no post anterior e se for a gasóleo acredito que não ande muito longe dos 20 quando inicia por causa das resistências (incandescentes de arranque).

se fosse eu prevenia e punha de 20A ;)


Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Ignição de um carro
« Responder #7 em: 03 de Maio de 2011, 18:34 »
o carro é a gasolina,eu irei ter sempre la a chave sendo que preciso dela para destrancar a direcção, e irei na mesma poder por o carro a trabalhar pela chave, mas terei um um interruptor para que possa por o carro a trabalhar pelo botão ou pela ignição, mas esta parte ja esta estudada, o que bloqueia o processo é a tal corrente na ignição, mas se calhar irei utilizar um rele que aguenta com 8A por patinha e uso as duas em paralelo e assim tenho um aumento para 16A para comutar o motor de arranque, mas irei optar pelo que disse, o que acham?


edit.: ou usar um destes http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/4739/Rele-de-carro-1-x-inversor, mas iri experimentar com o outro,


Isso parece-me um valor muito grande. Vê antes pela grossura do fio que vai para a ignição.


se não estou em erro eles são de 2.5 mm2
« Última modificação: 03 de Maio de 2011, 18:42 por andre_f_carvalho »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Ignição de um carro
« Responder #8 em: 03 de Maio de 2011, 20:16 »
Já a muitos anos que deixei de trabalhar com automóveis, mas na altura e o teu carro se inclui, a corrente do motor de arranque consome umas centenas de amperes, mas não passam pela chave mas sim por um sistema que está montado em cima do próprio motor de arranque e funciona como um rele e uma alavanca que ao ligares a chave mete corrente no motor e mete uma engrenagem que interliga os motores mecanicamente, é essa engrenagem que quando o motor está a trabalhar e te enganas e das ao motor de arranque ele faz aquele barulho estranho.
O fusível de 20A serve para vários equipamentos, mesmo tendo um fusível dedicado.
Uma foto de um motor para ficarem mais esclarecidos:

A engrenagem grande que vêem na figura é chamado de volante do motor onde é montada a embraiagem,.
Alfredo Garcia

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Ignição de um carro
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2011, 20:37 »
pois, vendo bemtem lógica não passar a corrente toda pela ignição, caso ouve-se um mau contacto podia-se apanhar um esticão, mas ja agora sabes mais ou menos quantos A passa la, tendo um rele que aguenta 8A (uníco que tenho para aqui) da para o serviço?

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Ignição de um carro
« Responder #10 em: 04 de Maio de 2011, 23:11 »
O melhor para não teres nenhuma surpresa desagradável é medires o consumo com um amperímetro e meteres um rele que suporte uma intensidade superior ao medido, para jogar pelo seguro e não estares a estragar reles.
Alfredo Garcia

Offline GrupoAPJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Ignição de um carro
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2011, 12:07 »
Bem, para começar qual é exactamente o propósito de se querer ter uma ignição por botão?
Mas já que quer fazer isto, a minha ideia é fazer como muitos fazem e adaptar um sistema proveniente de um carro moderno (digo eu).

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Ignição de um carro
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2011, 18:02 »
Bem, para começar qual é exactamente o propósito de se querer ter uma ignição por botão?
Mas já que quer fazer isto, a minha ideia é fazer como muitos fazem e adaptar um sistema proveniente de um carro moderno (digo eu).

não compensa comprar um sistema desses, a ideia que sempre tenho nestes projectos é aprender um pouco mais e fazer coisas que da gosto fazer, em principio para a semana vou começar a trabalhar na placa e na programação do picaxe, como axiliar para esta parte e outras coisas que presiso para um projecto futuro, ate la irei depois postar resultados