collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Um mar de CAM's, recomendações  (Lida 3928 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Um mar de CAM's, recomendações
« em: 07 de Março de 2015, 00:05 »
Boas noites, dada a quantidade de pessoas aqui com cnc's caseiras e não tão caseiras, precisava de umas ideias/sugestões sobre que CAM usar, pode ou não ser comercial, é para uma empresa, mas dava jeito ter algum funcionamento em modo trial para demonstração do sistema.

A máquina em si é uma CNC com 1300mm por perto de 1000mm por 300mm mais coisa menos coisa, hoje já deu o ar da sua graça com um lápis enfiado no spindle(que é um motor de 3 fases de 3Kw's), utilização será madeiras, plásticos e com alguma sorte aluminio, dado que a estrutura dança um bocadinho  ::)
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #1 em: 07 de Março de 2015, 08:42 »
Boas noites, dada a quantidade de pessoas aqui com cnc's caseiras e não tão caseiras, precisava de umas ideias/sugestões sobre que CAM usar, pode ou não ser comercial, é para uma empresa, mas dava jeito ter algum funcionamento em modo trial para demonstração do sistema.

A máquina em si é uma CNC com 1300mm por perto de 1000mm por 300mm mais coisa menos coisa, hoje já deu o ar da sua graça com um lápis enfiado no spindle(que é um motor de 3 fases de 3Kw's), utilização será madeiras, plásticos e com alguma sorte aluminio, dado que a estrutura dança um bocadinho  ::)
Boas, eu estou a desenhar no solidworks e utilizo o ArtCam para gerar o g.code.
Mas penso que para fazeres trial download tens de inserir dados no site.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #2 em: 07 de Março de 2015, 12:01 »
Se for usado solidworks podes tentar o "plugin" hsmworks da autodesk, a versão express dá para cnc's de 2 eixos ou 2,5 eixos e é gratuita para utilizadores de solidworks autenticados.
Curiosamente estes últimos 2 dias tenho pesquisado precisamente isso por causa de um projecto que quero maquinar no fablab da cova da beira...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #3 em: 07 de Março de 2015, 14:08 »
Se é para madeiras e plásticos, em principio calculo que seja para trabalhos mais artísticos, e pelo que tenho visto (e já os experimentei)), os mais recomendados são o Delcam Artcam e os da Vectric (V-carve, Aspire), que são soluções integrtadas CAD/CAM específicos para esse fim.

Para 2.5D depende do programa que usares para desenho. Eu gosto de usar o CamBam, parece mais complicado do que é, muito fácil de executar esse género de trabalhos, inclusive de desenhar peças mais simples.

Para peças 3D (no meu caso para fazer moldes de alumínio) ainda não encontrei um programa que diga "É mesmo isto". Acho que já os corri quase todos, mas ou tem uma curva de aprendizagem extrema (o pior deve ser o Mastercam), ou são limitados (hsmworks era fixe, mas usar o Solidworks complica-me muito a fase de desenho, quase tudo com superfícies curvas). Neste momento o que ando a experimentar é o GibbsCam, não gosto muito dele mas consigo os resultados que pretendo sem ter de perder semanas a aprender a utilizá-lo.

StarRider

  • Visitante
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #4 em: 07 de Março de 2015, 14:15 »
Boas noites, dada a quantidade de pessoas aqui com cnc's caseiras e não tão caseiras, precisava de umas ideias/sugestões sobre que CAM usar, pode ou não ser comercial, é para uma empresa, mas dava jeito ter algum funcionamento em modo trial para demonstração do sistema.

A máquina em si é uma CNC com 1300mm por perto de 1000mm por 300mm mais coisa menos coisa, hoje já deu o ar da sua graça com um lápis enfiado no spindle(que é um motor de 3 fases de 3Kw's), utilização será madeiras, plásticos e com alguma sorte aluminio, dado que a estrutura dança um bocadinho  ::)

Boas,

Pelo que descreves quer me parecer que se trata de um router, pelo que deve ir ter uma utilização mais
virada para o 2D ou no máximo 2.5D

Sendo assim, aconselho qualquer coisa deste género:
-  VCarve Pro
-  ArtCAM
-  CamBam
-  FeatureCAM

O VCarve e o ArtCAM são muito idênticos, basicamente permitem criar toolpaths 2D e 2,5D a partir
de  praticamente tudo, desde imagens até ficheiros de CAD de várias origem. Tem ainda muito boas
capacidades de CAD vectorial básico que faz deles uma boa solução CAD/CAM para routers 2D (ou
mesmo 2.5D)

O CamBam vem na mesma linha dos dois anteriores, mas é mais limitado no que toca a 2.5D, de
qualquer forma uma boa solução para criar toolpaths a partir de ficheiros externos e conta também
com capacidades de edição.

O FeatureCAM é uma solução complecta CAD/CAM 3D, muito potente, faz tudo o que os outros mais
conhecidos fazem (SolidWork, AutoCad, Aspire, CamWorks, etc) mas é bastante mas acessível a nível
de custo e de interface.

Não aconselho irem para as soluções como Soliwork+CamWorks ou no género, para uma router são
overkill, custam uma fortuna e tem uma longa curva de aprendizagem.

Pessoalmente uso o ArtCAM,  CamBam e o FeatureCAM para trabalhos mais complexos a nível de
desenho pois como disse é uma solução CAD/CAM complecta.

Procura na net, existem demos de todos eles. Se não encontrares diz qualquer coisa.

Abraços,
PA

StarRider

  • Visitante
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #5 em: 07 de Março de 2015, 14:22 »
Para peças 3D (no meu caso para fazer moldes de alumínio) ainda não encontrei um programa que diga "É mesmo isto". Acho que já os corri quase todos, mas ou tem uma curva de aprendizagem extrema (o pior deve ser o Mastercam), ou são limitados (hsmworks era fixe, mas usar o Solidworks complica-me muito a fase de desenho, quase tudo com superfícies curvas). Neste momento o que ando a experimentar é o GibbsCam, não gosto muito dele mas consigo os resultados que pretendo sem ter de perder semanas a aprender a utilizá-lo.

Boas,

Dá uma vista de olhos no FeatureCAM, é dos mesmos gajos do Artcam (Delcam).

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #6 em: 07 de Março de 2015, 14:57 »
Já o experimentei e esbarrei numas limitações que já não me lembro quais foram.
Mas com a tua recomendação volto a experimentar, pode-me ter escapado qualquer coisa.

StarRider

  • Visitante
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #7 em: 07 de Março de 2015, 15:09 »
Já o experimentei e esbarrei numas limitações que já não me lembro quais foram.
Mas com a tua recomendação volto a experimentar, pode-me ter escapado qualquer coisa.

Boas, como eu te compreendo ... um gajo anda sempre a experimentar, é como tu
dizes também ainda estou para encontrar o tal em que possa dizer "É mesmo isto" :)

De momento, e claro para as minhas necessidades, estou com o FeatureCAM ... mas
como ainda não conhecia o GibbsCam vou aproveitar para dar uma vista de olhos nesse
também.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #8 em: 07 de Março de 2015, 23:33 »
O FeatureCAM parece-me positicamente caro, na casa dos 4000$ segundo apanhei em posts de foruns, dado que não existe preço em lado nenhum no site..

De resto já tinha dado uma vista de olhos no CamBam, ArtCam e no MeshCam.

Sim, pode-se dizer que é mais router que CNC propriamente dita, a utilização, bem por enquanto é um case study sem aplicação especifica, basicamente, meter a funcionar e logo se vê o que se vai fazer, á partida é para continuar a testar, e pelo menos servirá para fazer umas face plates para uns sistemas que estou a desenvolver, e para maquinar peças para construir outras máquinas.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #9 em: 08 de Março de 2015, 11:20 »
Vivas,

Eu tenho usado Solidworks + Artcam para 2D.

Tenho um curso em Solidworks + HSMWorks e para mim é o melhor conjunto que anda por ai... acho muito simples de lidar. De qualquer forma só nao uso porque a versao express e limitada e a versão full nao se arranja por ai "ao pontapé"...


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Um mar de CAM's, recomendações
« Responder #10 em: 23 de Março de 2015, 11:14 »
Tive a oportunidade de experimentar o RhinoCAM para o Rhinoceros.

Bom 2D (incluindo fazer furos mais largos que a fresa (boring) sem canned cycles), bom 3D roughing (Z level) e excelente 3d finishing (constant step) com fácil definição de contornos limite. Intuitivo e perfeitamente integrado no Rhino, bom simulador (voxel e poligonal, muito mais preciso).

Para mim a procura está terminada, é exatamente o que queria.