collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fios recomendados  (Lida 23520 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Fios recomendados
« em: 30 de Novembro de 2013, 13:16 »
Olá, numa instalação eléctrica posso colocar por exemplo um fio de 1.5mm para ligar uma máquina de lavar louça por exemplo?

A minha dúvida é:

Para ligar lâmpadas max. ~500w e afins possivelmente cabos de 1.5 servem?

Para ligar outras coisas, tipo máquinas de lavar \ frigorificos etc. convém ser um fio de 2.5mm? (é que neste momento reparei que tenho numa tomada um fio de 1.5mm e é onde se liga uma máquina de lavar louça).


 


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2013, 14:09 »
Li num site o seguinte:

a) Circuitos de iluminação (pontos de luz); 1,5 mm2 (fio AWG 14)
b) Circuitos de alimentação (tomadas, eletrodomésticos fixos, etc): 2,5 mm2 (fio AWG 12)
c) Sinalização e controle: 0,5 mm2 (fio AWG 20)

Verifico numa instalação que tenho que de uma caixa de derivação já existente (com fios normais 'unifilares' azul, cast, terra) existe uma puxada com cabo de 1.5mm (acho) para uma outra caixa de derivação que alimenta várias tomadas (máquina lavar, frigorifico, iluminação).  Esta puxada não será melhor substituir por um cabo de 2.5mm?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Fios recomendados
« Responder #2 em: 30 de Novembro de 2013, 16:37 »
Não devo ser a pessoa mais indicada aqui no forum para falar disto mas vou dizer como é que tenho a instalação feita em minha casa. As tomadas estão todas a usar cabo unifilar de 2.5mm pois cada circuito tem cerca de 5 tomadas ligadas em paralelo ou seja o circuito tem que aguentar que eu as ligue todas. As luzes tenho num circuito diferente ligadas com cabo de 1,5mm e em cada circuito so estão ligadas no máximo 2 divisões pois tenho sitios como a sala com 6 spots de luz no tecto e mais duas fontes de luz na parede e este circuito esta independente. Cada circuito que eu chamo independente tem o seu disjuntor sendo usados disjuntores 10 Amp para a iluminação e de 16 Amp para as tomadas, tenho um quadro auxiliar em cada andar ligado por cabo de 4mm ao quadro principal onde esta o breaker da EDP que é um pouco overkill mas é melhor preveni, pois com 220v não se brinca. Espero ter ajudado. :)
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fios recomendados
« Responder #3 em: 30 de Novembro de 2013, 22:38 »
Li num site o seguinte:

a) Circuitos de iluminação (pontos de luz); 1,5 mm2 (fio AWG 14)
b) Circuitos de alimentação (tomadas, eletrodomésticos fixos, etc): 2,5 mm2 (fio AWG 12)
c) Sinalização e controle: 0,5 mm2 (fio AWG 20)

Verifico numa instalação que tenho que de uma caixa de derivação já existente (com fios normais 'unifilares' azul, cast, terra) existe uma puxada com cabo de 1.5mm (acho) para uma outra caixa de derivação que alimenta várias tomadas (máquina lavar, frigorifico, iluminação).  Esta puxada não será melhor substituir por um cabo de 2.5mm?

Sim é melhor substituir por 2,5 e seria ainda melhor se pudesses levar direto ao quadro elétrico e por um disjuntor independente e separar também a iluminação seria o ideal, em certas instalações de casas levam um circuito até a cozinha para duas maquinas mas tem um interruptor que seleciona se trabalha uma ou a outra e utilizam fios de 2,5 exclusivo para as maquinas.
PDI

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2013, 00:07 »
Pois colocar dijuntores seria se calhar o melhor (mas para mim deve ser algo mais complicado), terei de pedir a alguém. Mas basicamente aqui em casa existe um anexo ao lado, (casa apenas com TV\Frig.\Máq. Lavar\ Micro ondas, nada de muito mais ), entre este anexo e a casa não há nenhum quadro\dijuntor. Há sim uma caixa de derivação e a partir dessa é que seguem fios para a iluminação e tomadas do anexo. Vou trocar o fio de 1.5mm entre as 2 caixas de derivação para um de 2.5mm, e trocar o fio de 1.5mm que vai até à máq. de lavar por um tb de 2.5mm unifilar.

A partir dessa caixa de derivação segue tb um fio de 1.5mm que alimenta depois uma lâmpada e uma tomada onde está uma arca frigorifica e um frigorifico, mas pelas especificações de ambos não excedem os 250w de potência em conjunto. Mesmo que na loucura se ligar sei lá uma torradeira (~1000w) não acho que seja muito perigoso ou é? pelo que vi (não me lembro bem onde) um fio de 1.5m pode aguentar até 2800w ou estou errado? é que não apetecia nada mudar os fios todos  ::)
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2013, 00:09 por almamater »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fios recomendados
« Responder #5 em: 01 de Dezembro de 2013, 23:20 »
Como estas a pensar acho que esta bem, acho que o fio de 1,5 esta a vontade até 1800w, são coisas que não decoro, esta cabeça já não é o que era.
PDI

Offline Salvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Fios recomendados
« Responder #6 em: 02 de Dezembro de 2013, 22:57 »
Normalmente o circuito de iluminação deve ser com fio de 1.5mm e de tomadas 2.5mm, com um máximo de 8 tomadas, normalmente. É claro que um electricista tenta sempre poupar cabo. No caso da máquina de lavar deve estar directamente ligada ao quadro(ou seja um disjuntor para a máquina de lavar, outro para o forno...), ou então acontece-te o que me acontece na minha casa. O eletricista achou por bem ligar o circuito de tomadas da cozinha todo ao mesmo disjuntor e o resultado é: Se tiver o forno ligado não posso ligar a máquina e vice versa, por que se não o disjuntor dispara :s.

Cumprimentos

AS

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Fios recomendados
« Responder #7 em: 02 de Dezembro de 2013, 23:12 »
Por isso é que por vezes é melhor uma pessoa fazer o trabalho em vez de o dar a fazer. Eu ate deixei cabo de 3mm para um forno numa cozinha desequipada, e destribui na cozinha as tomadas de maneira a ficarem só duas em cada dijuntor, nas tomadas onde é previsto haver mais consumo
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fios recomendados
« Responder #8 em: 02 de Dezembro de 2013, 23:23 »
Se tiver o forno ligado não posso ligar a máquina e vice versa, por que se não o disjuntor dispara :s.

Cumprimentos

AS

Por isso que algumas cozinhas tem um interruptor para selecionar uma ou outra opção e não ter a mínima possibilidade de ligar os dois em simultâneo.
PDI

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2013, 12:37 »
Estive a pensar e o melhor é substituir tudo, deixar apenas os fios de 1.5 para as lâmpadas\iluminação e meter os das tomadas e os das caixas de derivação de 2.5mm.

Possivelmente falo com um electricista para lá ir dar a opinião, pois a melhor maneira seria separar de facto a parte de iluminação das tomadas colocando disjuntores para este 'anexo' da casa.

O meu grande problema é que os fios não estão por dentro das paredes, passam junto ao tecto (por cima das vigas de cimento), abaixo deles está um tecto falso que me impossibilita agora o seu acesso.  :-\
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, 12:39 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2014, 00:56 »
Hoje andei a fazer umas alterações na divisão onde tenho os pcs e na tomada onde liguei tudo tenho:

- 2 PC´s (e 2 monitores)
- 1 TV + Box
- 1 Aparelhagem pequena
- Colunas
- Impressora
- Candeeiro pequeno

A tomada está ligada à caixa com um fio pequeno (parece ser de iluminação), foi posta posteriormente. Como está um pouco sobrecarregada (não é que tenha tudo ligado ao mesmo tempo), troco o fio por um de 2.5mm?

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Fios recomendados
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2014, 03:45 »
Atenção que esse tipo de coisas tem normas e certas obrigações.
Mediante a potencia de cada circuito definido por ti que começam pelos dijuntores que tens no quadro electrico.
Se for para uma instalação de uma casa nova, a mesma vai sofrer uma vistoria, e um dos parametros que é analisado é precisamente isso. O meu pai trabalha para a certiel a fazer esse mesmo trabalho.

Se é meramente para substituir e por conhecimento:
A secção de um cabo electrico, tem um limite de carga para o qual é eficaz, até que pelo efeito de joule começa a "saturar" entre outros factores, o que leva aos incendios por exemplo. Estudei isso em materiais electricos e termodinamica mas acho que o teu objectivo nao é saberes as formulas.

Sem procurar muito tens ai uma tabela ;)
http://www.certiel.pt/c/document_library/get_file?uuid=d417a3ed-3519-45f3-bfd2-04a1482485f7&groupId=10100
Alguma duvida mais, diz!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2014, 00:46 »
Obrigado pela tabela.

Estive a medir +/- o consumo dos equipamentos nesta tomada (com um aparelho que comprei há uns tempos para medir consumos que se liga directamente nas tomadas), tudo anda à volta de uns ~2.4A   / ~500w. Vou comprar um fio de 2.5mm.

A casa não é nova é mesmo só para substituir este fio que liga a tomada à caixa, da caixa ao disjuntor já não mexo..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #13 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:03 »
Humm, comprei fio de 2.5mm para colocar das tomadas até à caixa de derivação. Reparei é que na caixa os fios não são de 2.5mm:



A instalação tem alguns anos.. o melhor era substituir todos os fios por uns novos mas para já fica assim.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 13:04 por almamater »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Fios recomendados
« Responder #14 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:19 »
As instalações antigas nao foram feitas para a quantidade de carga que agora muitos aparelhos exigem, contudo penso que o 1.5 sempre foi uma especie de standard.
Claro que se ate à caixa nao são de 2.5, nao tem grande efeito o que estas a fazer. Deverias substituir tudo