collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 2 Arduinos + 2 RFM12 + LCD + Sensores  (Lida 4177 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
2 Arduinos + 2 RFM12 + LCD + Sensores
« em: 04 de Setembro de 2009, 10:17 »
Tenho andado de volta de uma projecto de preparação para voos mais altos.
Passo a explicar.
Comprei 2 módulos RF emissor/receptor RFM12 da Hoperf (www.hoperf.com/pro/RFM12.html) que ficaram encostados por não saber como os usar.
De seguida entrei na compra colectiva do LCD 2x16 e comecei a fazer uns teste e ... funcionou :)
Depois de alguns de vocês aqui no LR terem comprado e testado os RFM12, decidi deitar mãos à obra e liga-los aos Arduinos e pôr-los a falar ... funcionou :) (pelo menos às vezes funciona)
Neste momento já liguei a um dos Arduinos o LCD e consigo enviar mensagens do PC para o LCD via Wireless.

O próximo passo é criar e implementar uma série de comandos para enviar através dos RFM12 de forma a controlar o Arduino com o LCD.
Comandos do tipo:
    Escreve no LCD
    Limpa o LCD
    Lê sensor X
    Acende o Led y

Tenho tido bastantes problemas com as ligações dos fios ao Arduino e aos RFM12 que teimam em fazer mau contacto.
Outro problema que tenho tido é de vez em quando o Arduino ficar fazer reset em ciclo. Ainda não descobri a causa mas penso que possa ter a ver com os drivers do PC.
Algumas vezes o pino de Interrupt do RFM12 "cola" aos 5V e o Arduino deixa de responder. Também ainda não descobri a causa mas penso que são interferências ou mau contacto.

Como tenho um Asus WL-500GP (já kitado com o Firmware Oleg) queria passar o Arduino que neste momento esta ligado ao PC para uma porta USB do router e assim conseguir controla-lo a partir da net.

Eu sei que este não é nenhum projecto concreto, mas vai servir para aprender a trabalhar com cada uma das tecnologias.

Assim que puder coloco aqui o código e as fotos.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2009, 11:25 por Rebel »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:2 Arduinos + 2 RFM12 + LCD + Sensores
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2009, 14:12 »
Citar
Algumas vezes o pino de Interrupt do RFM12 "cola" aos 5V e o Arduino deixa de responder. Também ainda não descobri a causa mas penso que são interferências ou mau contacto.

Isto também me acontece às vezes tenho que dedicar um tempo a isto para tentar perceber o problema.

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re:2 Arduinos + 2 RFM12 + LCD + Sensores
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2009, 14:20 »
Isto também me acontece às vezes tenho que dedicar um tempo a isto para tentar perceber o problema.
O problema é que a maior parte das vezes um reset não resolve o problema e normalmente quando se usa Wireless é porque um dos circuitos não está facilmente acessível.
vou ver se faço uma placa com tudo soldado para tirar o mau contacto das variáveis.

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re:2 Arduinos + 2 RFM12 + LCD + Sensores
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2009, 11:27 »
Tenho andado às voltas com um problema na comparação de Strings.
Descobri que estava a importar a biblioteca errada pois tinha a "String.h" e devia ser a "WString.h".
O código passou a funcionar mas o Arduino comportava-se de forma estranha e fazia inúmeros resets.
Decidi experimentar uns exemplos desta biblioteca que vêm com o Arduino-0017 e descobri que têm o mesmo problema.
Ao procurar na Net encontrei outras pessoas com o mesmo problema e uma possível solução: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1241618944/11

Alguém já teve algum problema destes?