collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?  (Lida 6962 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« em: 02 de Agosto de 2015, 10:54 »
Precisava de alguem Em Aveiro para me arranjar um portátil.
Tem problemas de aquecimento, Precisava q lhe limpasse o pó e meter pasta. Tem lá um pequeno arranjo a ver tb..

alguem aqui de Aveiro me podia fazer isto barato ou conhecem alguem de confianca?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2015, 11:24 »
Porque não tentas tu mesmo?
Tens sites e vídeos no youtube a explicar como se desmonta um portátil, e não sendo para fazer nenhuma reparação "a sério" é uma tarefa relativamente simples: Tirar todos os parafusos e periféricos que se tenha acesso por baixo (disco/leitor de DVD), retirar o teclado e todos os parafusos debaixo do mesmo, desligar todas as fichinhas e flat cables à vista e separar a metade superior da inferior do portátil com cuidado. Depois é só desmontar a ventoinha e limpar a mesma, sem retirar os heat-pipes que ligam o dissipador ao CPU e à gráfica, a menos que queiras trocar a pasta térmica dos mesmos.

Se tiveres medo de não seres capaz de voltar a montar, usa a técnica de ir tirando fotos durante o processo e arruma os parafusos num sitio que não lhes voltes a mexer, replicando a posição original.

Já fiz a limpeza a alguns portáteis meus e de amigos e nunca sobraram nem faltaram peças no fim :D

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2015, 11:57 »
Eu tambem ja fiz, mas nao estou em Aveiro :)
Nao 'e para mim.. alias.. 'e para mim, mas nao estou em Aveiro :/

Ja fiz a um portatil, mas o problema era mais grave, a grafica tinha de ser resoldada.
Este portatil, tenho medo que seja o mm problema e tenho q procurar alguem mais especializado.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #3 em: 02 de Agosto de 2015, 13:37 »
Modelo do portatil?
Se for uma ATI reballing é escusado, metade dos chips morre na hora, outra metade morre passados uns dias, se for uma Nvidia do tempo das 9600-9800 á partida vai lá com reball, mas nem sempre, e para ter uma gráfica dessas será mais peça de museu que mais nada.

Portateis é nem ligar á garantia e mal fazem um ano desmontar e trocar a massa térmica, a original é uma desgraça, deixar andar anos é pedir para matar o pc.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #4 em: 02 de Agosto de 2015, 14:41 »
Toshiba satellite L850 1HZ
Tem uma AMD, mas queria experimentar se melhorava algo so com limpeza e massa termica.

Senso, o que origina estes problemas? desgaste da massa termina e consequente aquecimento ou 'e algo mais (soldaduras dos chips? chips passam a aquecer por si mais? Condensadores?)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #5 em: 02 de Agosto de 2015, 14:46 »
Portateis é nem ligar á garantia e mal fazem um ano desmontar e trocar a massa térmica, a original é uma desgraça, deixar andar anos é pedir para matar o pc.
Sou mais da opinião dos 2 anos para fazer limpeza e trocar a massa térmica, mas isso também depende muito se está a aquecer demasiado por baixo ou se o ar sai quente.
Por precaução diria mais quase no limite da garantia para o fazer, se existem selos de garantia é removê-los e limpar com álcool de forma a não se notar que lá estiveram, de evitar também riscar os parafusos.

- Com o passar do tempo em aquecimentos e arrefecimentos sucessivos, a massa térmica acaba por se deteriorar, então se for de má qualidade, pior (vira areia e mesmo sem qualquer massa seria melhor).

- Os condensadores de portáteis não costumam dar problemas, normalmente...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2015, 14:47 »
Ele liga?
Se quando o ligas ligar led branco e laranja esquece, á partida é chipset/northbridge, mas nunca dei com o problema real dessas boards, é sucada da Quanta sem qualidade nenhuma.

Um portatil é uma armadilha de pó, as alheta são finas, o que é óptimo para se encherem de ainda mais pó, actualmente dissipadores é uma coisa que os fabricantes cortaram muito, ventoinhas de 6-7mm de espessura, um heatpipe de 6mm para o cpu e já vais com sorte, poucas alhetas, heatpipes mal soldados, á de tudo um pouco.
Depois a massa térmica original é uma pasta aplicada á bruta nos dissipadores, a qualidade é zero, seca muito depressa e depois o contacto é fraco.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #7 em: 02 de Agosto de 2015, 14:54 »
Nao o tenho comigo, tanto quanto sei, liga e depois tende a desligar-se passado um bocado.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #8 em: 02 de Agosto de 2015, 15:09 »
Nao o tenho comigo, tanto quanto sei, liga e depois tende a desligar-se passado um bocado.
Memória?
Têm um banho de ouro nos contactos mas nada garante que não vá ganhando sujidade com o tempo.
Para limpar deve-se usar uma borracha de tinta, depois limpar os resíduos da borracha com um pincel.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2015, 17:02 »
Se fosse RAM não ligava de todo, desligar passado algum tempo quase de certeza que é aquecimento, e é melhor não andar a arriscar muito, essas boards são muito sensiveis.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2015, 17:20 »
As memórias são DDR e um PC pode até arrancar mas chegar a uma posição da memória e bloquear.
Pode não arrancar de inicio como também pode bloquear a meio do arranque.
Posso colocar um exemplo, este PC em que estou agora, arrancava bem, abria alguns programas mas passado certo tempo bloqueava, ao trocar as memórias (duas) acontecia o mesmo mas mais depressa, depois de as limpar nunca mais deu problemas.

Evitar tocar em tudo o que é circuito, como sempre.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2015, 17:25 »
KammutierSpule: podes enviar o portatil pra mim, eu costumo limpar e mudar massas termicas em portateis de amigos e familiares.. agora se for preciso reballing nao faço e nem conheço ninguem que o faça por estes lados.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #12 em: 02 de Agosto de 2015, 22:20 »
Pois aveiro não sei tb, se fosse em Lisboa recomendava já um local.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2015, 22:34 »
Eu não ando por Aveiro actualmente, porque limpar um portatil e mudar massa térmica faço em meia hora, e tenho stock de massa térmica, pads térmicos de N espessuras, uns quantos Fujipoly Extreme, fitas e esponjas que á algumas ventoinhas que não encaixam lá muito bem e deixam folgas que diminuem a performance da coisa, só que estou bastante ao lado de Aveiro e realmente tambem não conheço nada dessas coisas, porque nunca recorri a tais serviços, e "confiança" em lojas só conheço de lá a F13PC mas não sei se fazem isso se não.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: arranjar Pc Em Aveiro, alguem?
« Responder #14 em: 03 de Agosto de 2015, 14:32 »
Precisava de alguem Em Aveiro para me arranjar um portátil.
Tem problemas de aquecimento, Precisava q lhe limpasse o pó e meter pasta. Tem lá um pequeno arranjo a ver tb..

alguem aqui de Aveiro me podia fazer isto barato ou conhecem alguem de confianca?
Sou do distrito de Aveiro, mas não sou propriamente de Aveiro senão fazia-te esse serviço.