collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor de distância, qual?  (Lida 3738 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Sensor de distância, qual?
« em: 15 de Novembro de 2010, 12:41 »
Hello,

Queria colocar no meu "carro robot" um sensor de distância para ele ter autonomia  :D

A loja tem estes todos:

SHARP GP2Y0A02YK0F - INFRARED PROXIMITY SENSOR LONG RANGE  (15cm to 150cm) 17,80 € c/ IVA
INFRARED PROXIMITY SENSOR - SHARP GP2Y0A21YK                            (10cm to 80cm) 13,46 € c/ IVA
INFRARED PROXIMITY SENSOR SHORT RANGE - SHARP GP2D120XJ00F (3cm to 40cm)   15,98 € c/ IVA

e este será o mais caro: ULTRASONIC RANGE FINDER - MAXBOTIX LV-EZ1 (0 to 6.45m) 28,99 € c/ IVA

Para ter uma precisão porreira o melhor será comprar 2 sensores destes Sharp? ou podemos colocar um servo sempre a andar dum lado para outro com o InfraRed no "braço" ?

Preciso de uma opinião acerca disto :)

O controlador é um Arduino  ;)

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: Sensor de distância, qual?
« Responder #1 em: 15 de Novembro de 2010, 16:23 »
2 sensores facilita sempre a programação, e em relação às distancias que suportam, depende muito do ambiente e a velocidade que o carro robot pode atingir!
Quanto maior a distância, maior terá de será a velocidade de detecção e mediante o meio em que se irá mover, o tipo de sensor.
O ideal, é sempre uma combinação de sonar, pois é isento à luz e o de infra-vermelhos que é mais preciso em determinados obstaculos e superficies!
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sensor de distância, qual?
« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2010, 16:44 »
Ena.. um sonar e um sensor IR, ainda são uns trocos valentes! mas sim.. deve ficar bem dessa forma!

gracias

Offline edybahia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 33
  • edy
Re: Sensor de distância, qual?
« Responder #3 em: 01 de Março de 2011, 13:59 »
Ena.. um sonar e um sensor IR, ainda são uns trocos valentes! mas sim.. deve ficar bem dessa forma!

gracias

Não teria um mode de fazer um, pois estou começando com aplicações simples como so detectar obstaculos, por exemplo
so que ver como o arduino se comporta e como e feita a programação do mesmo.

Estive vendo um esquema que conta com receptor de IR com um led comum ou de IR, me pareceu funcional
::: EDY ++

Offline Frainer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Sensor de distância, qual?
« Responder #4 em: 01 de Março de 2011, 18:08 »
Desculpe se eu estiver falando besteira, mas uma coisa que me preocupa em sensores assim é...

Se o obstaculo for um espelho inclinado? Terias uma perda no IR, nao? Isso nao poderia causar um erro de leitura?
E se o obstaculo for espuma anti-ondas? sim... é dificil acontecer algo assim, mas existe outros exemplos... isso nao causaria outro erro?
Outra coisa, se eles fosse usados na agua, IR nao seria uma boa escolha(mas nao vais por teu carro na agua, certo? =P).

Sei que sao casos bem especificos, e que ainda assim nao se teria uma perda de 100% do sinal... mas usar um de cada nao seria mais seguro?
Bem... se for pra começar, sugiro o IR. Nunca usei nenhum dos dois, é uma sugestao baseada nas leituras que fiz(tambem tenho planos para usar).

Peço que compartilhe teus testes depois, acho este um assunto muito bom de se discutir.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Sensor de distância, qual?
« Responder #5 em: 01 de Março de 2011, 20:30 »
Atenção almamater, o sonar ULTRASONIC RANGE FINDER - MAXBOTIX LV-EZ1 (0 to 6.45m) está mal no que toca à gama de distância! Se leres bem o datasheet dele, a distância é de 15cm a 6.45m..  "Objects from 0-
inches to 6-inches range as 6-inches."
normalmente nos ultrasons só consegues ter distâncias inferiores a 10/15cm quando tens o emissor e o receptor separados, tipo o SRF05
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein