collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot Power  (Lida 5968 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Robot Power
« em: 23 de Outubro de 2014, 22:25 »
Boas:

  Tenho andado entretido a desenhar/montar um robot 4WD, o qual comando remotamente via 433Mhz, e até tudo bem.

 A questão tem a haver com o fornecimento de energia. Ora tenho andado a usar umas pilhas recarregáveis AA para alimentação dos motores (via alimentação independente através de um shield baseado em L298N) e uma pilha de 9V para a alimentação do Arduino Mini Pro, independente da alimentação dos motores.

Até aqui tudo bem, só as pilhas para os motores vão-se num instante, e como uso 8, demoro uma enternidade a recarrega-las para depois poder continuar a fazer alguma coisa.

Portanto pretendo passar para baterias de carros/drones telecomandados, mas precisava de alguma ajuda:

 - Pretendia comprar pelo menos uma bateria LiPo ou de tecnologia semelhante que fornecesse pelos menos 7,2V para os motores.
 
      O que é que aconselham?  E que tipo de carregador é que preciso?
      Em relação ao tamanho, o ideal era que fosse pequena, mas não obrigatório.

 - Para alimentação dos arduinos, precisava de uma que fornecesse à volta dos 5V (os Arduinos Mini Pro) que tenho são de 5V.
   Não encontro nada para essa tensão, pelo que presumo que preciso de um DC step-up.

   O que é que recomendam?
   O ideal aqui era que fossem o mais pequenas possíveis.

Obrigado pelas ideias :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Robot Power
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2014, 22:57 »
Boas:

  Tenho andado entretido a desenhar/montar um robot 4WD, o qual comando remotamente via 433Mhz, e até tudo bem.

 A questão tem a haver com o fornecimento de energia. Ora tenho andado a usar umas pilhas recarregáveis AA para alimentação dos motores (via alimentação independente através de um shield baseado em L298N) e uma pilha de 9V para a alimentação do Arduino Mini Pro, independente da alimentação dos motores.

Até aqui tudo bem, só as pilhas para os motores vão-se num instante, e como uso 8, demoro uma enternidade a recarrega-las para depois poder continuar a fazer alguma coisa.

Portanto pretendo passar para baterias de carros/drones telecomandados, mas precisava de alguma ajuda:

 - Pretendia comprar pelo menos uma bateria LiPo ou de tecnologia semelhante que fornecesse pelos menos 7,2V para os motores.
 
      O que é que aconselham?  E que tipo de carregador é que preciso?
      Em relação ao tamanho, o ideal era que fosse pequena, mas não obrigatório.
Baterias não conheço marcas, mas tens muita escolha. Vai ao site da hobbyking e dá uma vista de olhos às ofertas (é uma das lojas de RC online mais populares, se não a mais popular).
Carregador precisas de um específico, mas há baratuchos. Vê também no mesmo site.
Se quiseres um carregador melhorzinho a bom preço recomendo o "Turnigy Accucel-6 50W 6A". Carrega praticamente qualquer tipo de bateria ou pilha. Tenho um e estou muito satisfeito.

Citar
- Para alimentação dos arduinos, precisava de uma que fornecesse à volta dos 5V (os Arduinos Mini Pro) que tenho são de 5V.
   Não encontro nada para essa tensão, pelo que presumo que preciso de um DC step-up.

Se queres 5V a partir de 7.2V, dever querer um regulador step-down para chegar aos 5V ;).
Mas se o regulador do Arduino aguenta com 9v, não deve ter problemas com os 7.2V


Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robot Power
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2014, 09:11 »
Obrigado pelas dicas:

 A minha ideia de separar a alimentação do Arduino da alimentação dos motores, é que em determinadas situações de carga provoca reset ao Arduino, devido a flutuações de tensão.

 Com alimentações separadas não tenho esse problema.

 Em relação ao carregador, obrigado pelas dicas, e vou dar uma vista de olhos.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Robot Power
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2014, 09:48 »
alimentações separadas já tu tens.  tás a partilhar a GND das 8 pilhas com a pilha 9V.

No entanto como ainda está em fases de testes podes alimentar o arduino por usb do pc e pegar um carregador e alimentar o lm298. A pilhas está tramado.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Robot Power
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2014, 10:08 »
A minha ideia de separar a alimentação do Arduino da alimentação dos motores, é que em determinadas situações de carga provoca reset ao Arduino, devido a flutuações de tensão.

Mas com um step-down como dizes querer pôr também não ficas com as alimentações separadas :-\

E com um bateria Li-Po a probabilidade de aninhares tensão o suficiente para fazer reset é mínima: tem uma resistência interna muito baixa, aguenta grandes correntes sem que a voltagem baixe significativamente. Se o problema for ruído, nada que um indutor e uns condensadores não resolvam.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robot Power
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2014, 12:03 »
Bem já tive a ver o material na HobbyKing, e as baterias, assim como os "avisadores de baixa carga".

O carregador que sugeres, parece-me bom, e também vi um SkyRC na Banggood por 24€ com portes incluidos. Tem lá um Imax, mas cheira-me a clone, e nestas coisas dos LIPOS não vale a pena brincar com o fogo.... (literalmente).

Só não percebo é quanto é que fica os portes da HobbyKing para Portugal, tanto de NL como de HK.

Tenho também hipótese de encomendar no armazem de UK e depois trazem-me para Portugal.

Alguém tem ideia dos portes da HobbyKing?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Robot Power
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2014, 12:30 »
Bem já tive a ver o material na HobbyKing, e as baterias, assim como os "avisadores de baixa carga".

O carregador que sugeres, parece-me bom, e também vi um SkyRC na Banggood por 24€ com portes incluidos. Tem lá um Imax, mas cheira-me a clone, e nestas coisas dos LIPOS não vale a pena brincar com o fogo.... (literalmente).

Só não percebo é quanto é que fica os portes da HobbyKing para Portugal, tanto de NL como de HK.

Tenho também hipótese de encomendar no armazem de UK e depois trazem-me para Portugal.

Alguém tem ideia dos portes da HobbyKing?
Portes da hobbyking da Europa(UK e NL) são 10€, nem que seja para 20/100gr.

Os portes da hobbyking internacional, ex: (International (Registered) Air Mail 101-200g US$5.99 - valor da compra de 12€ ) ou (International (Registered) Air Mail 1.5kg US$23.59 - Valor da compra de 60€) tendo em conta os riscos depois da paragem na alfandega.

Ps: como anda isto das alfandegas, prefiro sinceramente gastar 10€ em portes ao comprar na Europa.

Agora já é possível encomendar directamente de UK para Portugal, mas não é possível adicionar produtos de ambos os armazéns como é lógico, aparece logo um aviso.

Eu tenho um Imax B6 clone, existe o clone e o genuíno que é mais caro.

Não é pelo facto de brincar com o fogo, o Imax B6 clone apenas poderá vir com resistências de balanceamento erradas, o que acontece como o meu, é que os valores de cada célula visualizados no lcd não estão correctos, mas está a carregar perfeitamente.
 

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Robot Power
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2014, 12:35 »
Baterias ficou-me em 10 euros da Holanda para cá, demorou cerca de uma semana

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robot Power
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2014, 13:58 »
Ok, então já se pode mandar vir de UK para Portugal, sendo que o armazem europeu é na Holanda.

Em ambos os casos os portes são 10€ para PT, correcto?

Agora, por exemplo, o carregador em UK custa cerca de 20€ e na Holanda 31€????

De certeza que posso mandar vir do UK para PT?  É são sempre menos 10€, e já dá para muita coisa :)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Robot Power
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2014, 18:10 »
Fiz uma simulação no armazém UK e deu-me isto de portes:  "ParcelForce Euro Priority to Portugal  EU23.47" para o Accucel 6.
Como não tenho comprado nada nos últimos tempos, deverão ter alterado o tarifário.
No armazém da Europa já têm mais uma opção, é nova, deu-me isto para o accucel 6 1ª opção " Registered (Tracking) Parcel - Netherlands to Portugal  EU11.01"
2ª opção "Standard (No Tracking) Mail - Netherlands to Portugal  EU3.00 " é sempre mais barato, poderá não haver problemas, há muito pessoal a comprar sem tracking e as coisas chegam a casa.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robot Power
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2014, 11:05 »
Ok. Eu ainda não abri conta, mas eles têm um express checkout com o PayPal, e o valor que pedem com express checkout não inclui portes nenhuns... Ou seja o valor a pagar pelo PayPal é somente o do artigo, variando somente devido à taxa de cambio.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Robot Power
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2014, 11:22 »
Ok. Eu ainda não abri conta, mas eles têm um express checkout com o PayPal, e o valor que pedem com express checkout não inclui portes nenhuns... Ou seja o valor a pagar pelo PayPal é somente o do artigo, variando somente devido à taxa de cambio.
Acho isso estranho, senão já se sabia na comunidade de aeromodelismo etc  :)
Estás a fazer os passos todos? é que ao 3º passo eles adicionam os portes. :)

StarRider

  • Visitante
Re: Robot Power
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2014, 11:44 »
Boas,

Estou para mandar vir material da HK Holanda ... se interessar podemos juntar tudo e dividir os 10 euros
dos portes.

A única questão é que depois de receber a encomenda em Portugal vou ter que enviar o material para
a vossa morada com os custos dos CTT, será que com isso não vai acabar por ficar um custo final igual ?

Abraços,
PA
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, 11:48 por StarRider »

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robot Power
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2014, 13:56 »
Ok. Eu ainda não abri conta, mas eles têm um express checkout com o PayPal, e o valor que pedem com express checkout não inclui portes nenhuns... Ou seja o valor a pagar pelo PayPal é somente o do artigo, variando somente devido à taxa de cambio.
Acho isso estranho, senão já se sabia na comunidade de aeromodelismo etc  :)
Estás a fazer os passos todos? é que ao 3º passo eles adicionam os portes. :)

Tenho a certeza... 

Fiz assim:

  - Entrei no site.
  - Escolhi um produto do site europeu e adicionei ao carrinho de compras
  - Fui ao carrinho de compras
  - Fiz Buy
  - Dá-me duas hipóteses: Fazer login ou express checkout com PayPal.
  - Fiz express checkout com PayPal (se houver artigos de UK, não funciona)
  - Aparece-me o ecrã do PayPal para fazer o pagamento, somente com o preço do produto, sem portes...

Agora, quanto muito podem posteriormente cancelar a transação...